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251 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Qui 23 Nov 2017, 14:38

EuMesmo

EuMesmo
Membro VIP
FrEaKZoIdE escreveu:...

Dá uma vista de olhos no video do S7, um carro que dá 300 com a facilidade que um Ceed dá 120.

...

Fraquito... (para carro alugado de emigra) devia ter mais uns 300 cv.

O desmaiado quase que "apagava" no arranque... até ficou sem ar... Razz

252 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Ter 19 Dez 2017, 09:11

Ceed72

Ceed72
Administrador
Feliz Aniversário cherry bom
(como é que vai o Cee'd chipado e o Subaru trabalhado ?)



http://kiaclube.forumeiros.com/forum

253 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Sex 19 Jan 2018, 00:58

FrEaKZoIdE


Membro
Membro
Bem.... já se pode começar a partilhar umas coisas do FrankesCeed.
Recordando que está a ser aplicado um motor dum I30 2015, com 20mil km, num Ceed de 2008.





Problemas, obstáculos e conquistas:
- motor de arranque - versão 15 é diferente de 08.
- Turbo de geometria controlada por electronica convertido em vácuo
- Downpipe feito em inox
- falanges novas cortada a laser
- Tubo de admissão feito em silicone
- filtro de oleo incompativel, teve de ser adaptado o original
- colector de admissão original (08) em vez dos de plastico (15)
- injectores programados na centralina
- tampa de distribuição teve de ser a 08 em vez da 15 porque o carro dador tinha batido e tinham cortados os apoios de motor
- eliminado fisicamente tudo o que é da EGR (se virem na foto nem está lá nada relacionado com EGR)
- Caixa de 5v teve de ter 1 perno adaptado (tem 9, até podia ficar sem 1). Mas este motor só saiu com caixa de 6.

Não me lembro de mais nada de repente.

Ainda é um work in progress, o mecanico começou só 1 mes depois de ter entregue o motor, porque só tem 1 funcionário que teve de baixa.

254 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Sex 19 Jan 2018, 11:59

Ceed72

Ceed72
Administrador
Tasse a compor Twisted Evil
Que turbo tem esse I30 ?

Boa sorte



http://kiaclube.forumeiros.com/forum

255 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Sex 19 Jan 2018, 14:27

Wared

Wared
Moderador global
Moderador global
Boa sorte com isso. Que fique a andar rápido.

256 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Dom 21 Jan 2018, 18:42

FrEaKZoIdE


Membro
Membro
Ceed72 escreveu:Que turbo tem esse I30 ?
É um BorgWarner BV35. Nem conhecia esta marca! VAmos lá ver o que consegue fazer.

É da versão de 110cv, não consigo perceber se o 128 trás o mesmo, mas parece-me que só os i30 têm este turbo, não os Ceed. Posso estar enganado.
O turbo vem incorporado com o colector... mas se for mt foleiro, eu tenho ums colectores U2 encostados e arranjo turbo dum Ceed U2 por pco mais de 100€. Smile

Entretanto, aqui ficam imagens do novo downpipe:


257 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Dom 21 Jan 2018, 19:35

QMaia

QMaia
Administrador
Os novos 1.6 de 136cv é um borgwarner bv38 senão estou em erro.

258 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Dom 21 Jan 2018, 20:56

Ceed72

Ceed72
Administrador
Os ceeds 136 também usam BorgWarner, são um pouco mais evoluídos ao nível do desenho das pás. Belo downpipe caseiro, e o controlo de emissões, vais tirar tudo?



http://kiaclube.forumeiros.com/forum

259 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Seg 22 Jan 2018, 00:53

FrEaKZoIdE


Membro
Membro
Já não tinha nada.... ou melhor, o meu carro mesmo de origem só tinha catalizador, a seguir do downpipe e já foi retirado há muito anos. Posso coloca-lo qd quiser, está com falanges.

260 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Sex 26 Jan 2018, 09:29

FrEaKZoIdE


Membro
Membro
Update:
It's alive!!!!!

Ainda faltam mtos pormenores, mas já pega e aguenta-se sozinho, ainda tinha a MAF e o MAP desligado por isso o relenti está a oscilar. Pode ser disso, ou do volante de motor ter a largura dos dentes diferente e a leitura ser diferente... vamos ver, mas tb tem solução. Smile
Mas o carro estava sem injecção, só pegava "de sprays", dizia que tinha um problema que que o sensor de posição de cams estava avariado. Depois de se testar 2, e sempre com o mesmo erro, verificou-se que as cams são diferentes, tem as ranhuras que indicam a posição em sitios diferentes, daí não ter leitura e a centralina "achar" que o motor estava descomandado.

Então está:
Bloco armado, cabeça, injectores, motor de arranque e turbo - 2015
Bomba, cams, colector de admissão, - 2008
Tubo de admissão, downpipe e tubo que sai do turbo para o IC - à medida

261 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Sex 26 Jan 2018, 10:08

Ceed72

Ceed72
Administrador
FrEaKZoIdE escreveu:Update:
It's alive!!!!!

Ainda faltam mtos pormenores, mas já pega e aguenta-se sozinho, ainda tinha a MAF e o MAP desligado por isso o relenti está a oscilar. Pode ser disso, ou do volante de motor ter a largura dos dentes diferente e a leitura ser diferente... vamos ver, mas tb tem solução. Smile
Mas o carro estava sem injecção, só pegava "de sprays", dizia que tinha um problema que que o sensor de posição de cams estava avariado. Depois de se testar 2, e sempre com o mesmo erro, verificou-se que as cams são diferentes, tem as ranhuras que indicam a posição em sitios diferentes, daí não ter leitura e a centralina "achar" que o motor estava descomandado.

Então está:
Bloco armado, cabeça, injectores, motor de arranque e turbo - 2015
Bomba, cams, colector de admissão, - 2008
Tubo de admissão, downpipe e tubo que sai do turbo para o IC - à medida

Quando esse Cee'd começar a rolar...passas a ser o FrAnKenZoIdE Wink
Bom resto de trabalho



http://kiaclube.forumeiros.com/forum

262 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Sex 26 Jan 2018, 11:01

QMaia

QMaia
Administrador
FrEaKZoIdE escreveu:Update:
It's alive!!!!!

Ainda faltam mtos pormenores, mas já pega e aguenta-se sozinho, ainda tinha a MAF e o MAP desligado por isso o relenti está a oscilar. Pode ser disso, ou do volante de motor ter a largura dos dentes diferente e a leitura ser diferente... vamos ver, mas tb tem solução. Smile
Mas o carro estava sem injecção, só pegava "de sprays", dizia que tinha um problema que que o sensor de posição de cams estava avariado. Depois de se testar 2, e sempre com o mesmo erro, verificou-se que as cams são diferentes, tem as ranhuras que indicam a posição em sitios diferentes, daí não ter leitura e a centralina "achar" que o motor estava descomandado.

Então está:
Bloco armado, cabeça, injectores, motor de arranque e turbo - 2015
Bomba, cams, colector de admissão, - 2008
Tubo de admissão, downpipe e tubo que sai do turbo para o IC - à medida

Isso vai sair dai um bicho do caraças lol!

263 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Sex 26 Jan 2018, 11:30

Ceed_Fan

Ceed_Fan
Moderador global
Moderador global
brevemente....pronto para mais uns Trackday, para testar o material #vol #group



264 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Sex 26 Jan 2018, 12:38

aclab

aclab
Moderador global
Moderador global
Com quantos cavalitos é que vai ficar Very Happy

265 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Sex 26 Jan 2018, 21:58

FrEaKZoIdE


Membro
Membro
Nao deve ficar com muitos. A olhometro diria a rondar os 150..
É o q der com 1.5bar e combustível a acompanhar sem fumo.
Para andar e desbundar já tenho o SóBarulho. Acho q nunca cheguei a por aqui o video do trackdaybde agosto.
https://youtu.be/nbEwTSZpv_k
Aconselho a ver os 1min20... e o resultado de pneus slick frios, faz mta diferença.

266 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Sex 26 Jan 2018, 23:44

Ceed72

Ceed72
Administrador
FrEaKZoIdE escreveu:Nao deve ficar com muitos. A olhometro diria a rondar os 150..
É o q der com 1.5bar e combustível a acompanhar sem fumo.
Para andar e desbundar já tenho o SóBarulho. Acho q nunca cheguei a por aqui o video do trackdaybde agosto.
https://youtu.be/nbEwTSZpv_k
Aconselho a ver os 1min20... e o resultado de pneus slick frios, faz mta diferença.

Ja tinha visto



http://kiaclube.forumeiros.com/forum

267 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Seg 29 Jan 2018, 10:37

aclab

aclab
Moderador global
Moderador global
5*

268 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Qui 22 Fev 2018, 23:02

FrEaKZoIdE


Membro
Membro
Bem... primeira centena de Km feitos.

Primeiras impressões
-  este motor tem um trabalhar muito mais refinado/silencioso. A puxar tem um barulho rouco, pelos vistos caracteristica dos motores CRDi actuais (na empresa temos vários 1.4 em I30) e em aceleração tem um barulho rouco, quase bonito do ponto de vista "piconaite".
- Tenho de ajustar a eletrónica, o carro está mais morto em baixas e médias, alta não sei, ainda não puxei a sério.
- O barulho do motor de arranque é bem mais agradavel.
- Não tenho velas de aquecimento, já não tenho há algum tempo, como suspeitava e creio que foi na JOP. Resultado: De manhã qdo se liga o carro, durante os primeiros segundos fica instavel e a c*gar alta fumarada.
- Se repararem o respiro do motor não está ligado à admissão, isso faz com que se sintam alguns cheiros a gases dentro do carro qdo se anda devagar, tenho de instalar um catch can.

Houve alterações no setup, voltou-se à injeção 2008, bomba e injectores. Com os injectores 2015 o carro ficava todo maluco, estão guardados para os analisar se têm maior débito, ou não, mas parecem funcionar com voltagens completamente diferentes.
Volante de motor 2008, com anel de motor de arranque 2015... ah grande torneiro!

A primeira vez que o carro entrou em AE, acelerei ligeira mas continuamente até os 140, qdo olhei para trás... não havia estrada, tudo AZUL! Por acaso não me assustei, lembrei-me logo que fosse a limpar o escape. De vez em qdo em acelerações mais forte lá ficava a nuvem de fumo azul.
Ao final do dia, lá fui ao autódromo do Porto, AKA VRI, nas calmas... 150 para lá, a meio gás, 170 para cá, a meio gás, com cada vez menos fumo a sair. Contudo, na viagem de regresso, começo a ver a traseira a ficar vermelha, só posso conluir que tivessem a sair faulhas e pedaços de interior de escape, provavelmente com os restos de oleo.
Hoje em dia... fumo 0, parece que o andamento está melhor, mas ainda "morto" em baixas e médias e continuo sem puxar verdadeiramente.
Para colocar a injeção 2008, tive de comprar 1 injector, recondicionado, para subsituir o que causou todo o problea e veio a um excelente preço. O mestre Abilio nem se acreditava que era usado! Em principio vou comprar mais 3 para ficar "tudo novo".
Ainda aproveitei para mudar um apoio de motor (o da caixa), na Kia eram 200 e tal € + IVA, mandei vir um do ebay por 20£ duma carrinha. Azar! O Pro_Ceed gasta um apoio diferente... Lá foi o mestre Abilio fazer, de 2 apoios 1, melhor que novo!
E provavelmente, vou mesmo na loucura completa e colocar a caixa de 6. O problema é que me parece que é pouco mais longa, gostava que fosse como a 5, mas depois com uma 6ª. Dos videos que vejo, a 6ª, pouco mais longa é que a 5ª.

Imagens, tenho poucas...

Visão geral da cofre:



Tubo de admissão e downpipe costumizado:


A (falta de) EGR:

O sitio para o corpo da ficha agarrado ao turbo, se não o carro faz safe mode, parece que nasceu ali! Very Happy


A EGR...


Peças, pecinhas, parafusos, cabeças, cams, volante de motor, turbo, injectores, sensores, fiarada....



Média em modo passeio domingueiro de agora:



Metia-me nisto outra vez?
Provavelmente não. A Kia/Hyundai, apesar do código de motor ser o mesmo (D4FB), mudou praticamente TUDO desde 08 até 15. O motor devia de se chamar D4FC ou D4FB2.
Não, porque nunca ninguém fez isto e como consequência demorou MUITO tempo.

- Eh pah, tanta coisa, deves ter gasto uma fortuna!
O motor completo foi 1000€, com factura e 20mil km. Tinha 1 tampa cortada e colector de admissão partido, foi GRANDE negócio! Servcarros é brutal!
O Mestre Abilio, teve alguns gastos de torneiro, 1 sensor que estragou mas paguei, oleo, filtros... não vos vou dizer quanto gastei, mas pensem num valor realista e MUITO barato... paguei menos que isso! Wink
Em qualquer outro sitio, me tinham mandado f*d.... ele tirou motor, pôs, trocou isto, aquilo, tirou motor, fez um downpipe, fez tubo de admissão, converteu turbo de geometria eletronica para vácuo, fez um apoio de motor, que trabalho BRUTAL, que foi feito.
Se há 1 coisa de mal a dizer.. é que o carro veio de lá com a pintura pior que um chapéu dum pobre, ainda bem que conheço um "iutubér" detailer! Very Happy

Depois desta... é voltar a ajustar umas coisas, afinar outras e continuar com a trocar de algumas peças de desgaste que o carro já tem.

269 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Qui 22 Fev 2018, 23:29

Ceed72

Ceed72
Administrador
Chapéu de um pobre Very Happy , o Milton resolve...
Então o Sr. Abílio trabalha de graça coitado Laughing scratch

Só faltava mesmo um desenho com setas e círculos, porque visto daqui parece tudo igual...o D4FB entenda-se Razz de 2008 para 2015 mudou alguma coisita pois claro e estava montado num I30

Grande trabalho rapaz, keep going agora não voltas atrás



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270 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Qui 22 Fev 2018, 23:33

EuMesmo

EuMesmo
Membro VIP
Já tinha ouvido contar algumas peripécias de "enchertos" idênticos.
Por isso é que, para mim, a fazer este tipo de trabalhos tem de ser com "dador compatível a 100%".
Mas isso vai ficar muito melhor do que estava, como seria de esperar com mecânica mais avançada/recente.

Também já cheguei a equacionar caixa de 6 velocidades para o meu, mas depois de andar num com caixa de 6 ficquei com a sensação que a diferença das "nossas " 5.ª para as 6.ª dos outros é minima.
Não é mesmo uma caixa de 5+1... parece uma caixa de 5+0.20...



KiaClube

271 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Qui 22 Fev 2018, 23:58

FrEaKZoIdE


Membro
Membro
EuMesmo escreveu:
Por isso é que, para mim, a fazer este tipo de trabalhos tem de ser com "dador compatível a 100%".
Mas isso vai ficar muito melhor do que estava, como seria de esperar com mecânica mais avançada/recente.

O doador tinha tudo para ser compativel, afinal de contas, o código de motor é o mesmo.
Imagina que tens um problema de motor e vais ao mecanico, ele vai olhar e pedir um "D4FB", ou "PD130", um "EJ205",..., e os blocos são todos compativeis. A KIA tem exatamente o mesmo código nos 2 blocos e são muio diferentes.
A caixa, se trocar... é pelo preço. Com 150€ tenho uma caixa de 6, com cerca de 70mil.

Ceed72 escreveu:
Só faltava mesmo um desenho com setas e círculos, porque visto daqui parece tudo igual...o D4FB entenda-se Razz de 2008 para 2015 mudou alguma coisita pois claro e estava montado num I30

O que salta mais à vista, para quem conhece:
Tampa de válvulas é preta
Tampa de oleo é diferente
Posição do turbo - Alias, nem consigo usar a tampa de motor. Tenho de ver se arranjo uma recente que é mais pequena.
E efectivamente o trabalhar é mais silencioso, mesmo assim sem tampa.

272 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Sex 23 Fev 2018, 00:05

EuMesmo

EuMesmo
Membro VIP
FrEaKZoIdE escreveu:
EuMesmo escreveu:
Por isso é que, para mim, a fazer este tipo de trabalhos tem de ser com "dador compatível a 100%".
Mas isso vai ficar muito melhor do que estava, como seria de esperar com mecânica mais avançada/recente.

O doador tinha tudo para ser compativel, afinal de contas, o código de motor é o mesmo.
Imagina que tens um problema de motor e vais ao mecanico, ele vai olhar e pedir um "D4FB", ou "PD130", um "EJ205",..., e os blocos são todos compativeis. A KIA tem exatamente o mesmo código nos 2 blocos e são muio diferentes.

Eu percebo.
Ainda bem que o "cirurgião" conseguiu ligar as "artérias" todas...
Eu, só a olhar para o motor do meu e para o motor do ceed do Jhonny vejo logo ali umas quantas diferenças, imagino as diferenças de um ceed para um i30 e com diferença de idades...

273 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Sex 23 Fev 2018, 10:41

aclab

aclab
Moderador global
Moderador global
Grande trabalho e paciencia Very Happy

274 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Seg 05 Mar 2018, 21:13

Jh0nny

Jh0nny
Membro VIP
5*

275 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Dom 15 Abr 2018, 16:04

bnunow


Membro
Membro
FrEaKZoIdE escreveu:E provavelmente, vou mesmo na loucura completa e colocar a caixa de 6. O problema é que me parece que é pouco mais longa, gostava que fosse como a 5, mas depois com uma 6ª. Dos videos que vejo, a 6ª, pouco mais longa é que a 5ª.

A 6ª faz 52 km/h por cada 1000 rpms com a jante 17, 120 km/h vais a 2300 rpms.

No teu acho que a 5 faz 47 km/h por cada 1000 rpms com jante 17, 120 km/h vais a 2550 rpms.

Esta caixa de 6 era usada no 90 cv e para esse acho que encaixava bem em AE, para o de 128cv é boa para aproveitar bem o motor mas para consumos não é vantajosa.

Em resumo acho que não ganhas grande coisa com a troca.

276 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Seg 16 Abr 2018, 19:57

FrEaKZoIdE


Membro
Membro
Excelente informação. Obrigado!

277 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Qua 19 Dez 2018, 11:48

Ceed72

Ceed72
Administrador
Parabéns Pedro
Então já temos Hyundai? Very Happy



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278 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Qua 19 Dez 2018, 16:37

QMaia

QMaia
Administrador
Parabens!

Isto anda morto por estes lados Rolling Eyes

279 Re: Kia Ceed ED 1.6 CRDI - FF - Ceed Scoupe em Ter 25 Dez 2018, 19:11

FrEaKZoIdE


Membro
Membro
Obrigado malta.

Naaa... O Ceed continua por cá! Sou um desleixado do caraças e tem várias coisas a fazer. Qq dia faço... :p
A partir desta semana acompanhado por um Rio 1.0T (TX). Vamos lá ver qto é que o Rio vai dar na VRi! Very Happy

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