Boas malta,
Sou novo aqui, mas já passei pelo post das Apresentações..
Eu adquiri recentemente uma Kia Optima SW TX e pelo que percebi devo ter sido o primeiro aqui no forum.
Quero só para esclarecer aqui algumas duvidas, muitas delas eu também tinha e levei dias e dias a ler ensaios, reviews, mails com o importador e concessionários portugueses, e também concessionários espanhóis.
Quanto ao tamanho da mala, são de facto 552L, mas com os bancos traseiros rebatidos passam a 1686L. É de facto uma carrinha com muito espaço, principalmente no espaço entre bancos atrás e na mala, nota-se imenso.
Quanto às diferenças de equipamento entre a versão TX e GTLine, além de algumas interiores, há também a questão da caixa, que por (péssima) opção do importador nacional, a GTLine só vem com caixa automatica.. são 2600€ que não dão para retirar. Depois ainda na GTLine, há também cerca de 3400€ em equipamento a mais, que passo a citar:
- BSD (Blind Spot Detection) - Detector de Ângulo Morto
- AEB (Assist Emergency Braking System) - Assistente de Travagem em Cidade/Peões
- FCWS (Front Collision Warning System) - Aviso de Colisão Frontal
- ASCC (Advanced Smart Cruise Control) - Cruise control adaptativo
- SPAS (Smart Park Assist System) - Sistema de estacionamento automático
- Câmara de auxílio ao estacionamento 360º
- Carregador wireless para smartphone
- Sistema de Navegação iAVN1.0 - 8''
- Sistema de som Premium "Harman/Kardon" c/ 8 colunas de som
- Bancos desportivos em pele
- Banco do passageiro com ajuste eléctrico, aquecido e ventilado
- Banco do condutor aquecido e ventilado
- Volante desportivo "D Shape" GT Line
- Modos de condução Normal, Confort e Sport
- Farois Bi-LED
- Láva-farois
- HBA (High Beam Assist) - Faróis máximos automáticos
- Dupla ponteira de escape com acabamento cromado
- Jantes Especiais 18" GTLine
Tudo isto não temos na versao TX. Apenas as Jantes tb sao 18", mas ligeiramente diferentes da versao GTLine, e ainda o ecrã que é de 7" em vez de 8" como na GTLine. Na versão TX a regulação do banco do condutor tb é électrico e com duas memórias, mas não ventilado nem aquecido; e o banco do passageiro é regulado manualmente, e claro não ventilado nem aquecido. Curiosamente na versão TX existe farois dianteiros LED de nevoeiro, na versão GTLine não, pelo que percebi tem a ver com a dinâmica do para choques dianteiro.. coisa estranha. Mas tb com aqueles farois Bi-Led não me parece que sejam necessários os farois de nevoeiro dianteiros..

Na versão TX e na GTLine existe a função de manutenção de estrada, mas não se atrevam a tirar muito tempo as mãos do volante.. porque vão levar com um alerta sonoro ! ahha
Em breve publicarei fotos da minha Optima SW.
Um abraço a todos !