Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Kia Optima PHEV é uma boa opção? Empty Kia Optima PHEV é uma boa opção? Sáb 06 maio 2017, 12:58

EuMesmo

EuMesmo
Membro VIP
Ontem estive em casa de um amigo que comprou um carro híbrido a um outro amigo.
Somos os 3 amigos de longa data, estudamos vários anos juntos no secundário.
Um optou pelo ramo automóvel e consegue importar carros a preços muito bons e arranjou um DS5 Hybrid4.
Ainda fizemos uns kms no carro ontem e eu não fiquei propriamente "impressionado" com aquilo... hoje (até porque ontem foi tema de conversa o Optima PHEV) lembrei-me de ver como funciona o Optima.



Parece-me muito boa opção para mim.
Acho que facilmente consigo fazer semanas inteiras sem gastar uma gota de gasolina.
A autonomia de 1 carga é mais que suficiente para a minha utilização diária.
Com uns painéis solares no telhado, após a viagem matinal metia a carregar, e à tarde estava "full charged" novamente para a viagem da tarde...

Nas viagens mais longas para visitar a família lá irá gastar uns litros de gasolina nas AE, o 2.0 GDi não é dos mais gulosos e os 156 cv até me parecem porreiros para a AE.  Cool

Mas não consigo é fazer as contas à electricidade gasta...
Nem sei que potência teria de ter em painéis solares para conseguir carregar as baterias a custo zero...
Assim é difícil saber se realmente compensa ou não comprar um híbrido e pagar mais umas "milenas" do que comprar um diesel... ou quanto tempo/kms preciso para passar a compensar...

Kia Optima PHEV

Resumo do sistema de propulsão: 205cv às 6.000rpm (acho que raramente usa os 2 motores em simultâneo )
Motor de combustão: gasolina, dianteiro transversal, alumínio, 4 cil. em linha, 16 válvulas, injecção directa, sistema start/stop
Cilindrada: 1.999cc
Potência: 156cv às 6.000rpm (deve ser engraçado  Cool )
Binário: 189Nm às 5.000rpm
Motor eléctrico: dianteiro transversal, 360V, 68cv, 205Nm
Bateria: iões de lítio, 9,8kWh
Velocidade máxima: 192km/h
Aceleração 0-100km/h: 9,4s
Autonomia em modo eléctrico: 54km a velocidades até 120km/h (mais que suficiente para o meu dia a dia)
Tracção: dianteira
Transmissão: automática 6 veloc.
Consumo médio: 1,6/100km ( no vídeo que coloquei acabou com 2.7 l/100)
Emissões de CO2: 37gr/km ( este valor e o facto de ser um plug-in são estupendos para as importações... menos de 1000 € de impostos... Shocked  )

(ficha retirada daqui: http://www.jornaldenegocios.pt/weekend/automoveis/detalhe/kia_optima_phev_hibrido_recarregavel )

2Kia Optima PHEV é uma boa opção? Empty Re: Kia Optima PHEV é uma boa opção? Sáb 06 maio 2017, 13:11

QMaia

QMaia
Administrador
Sei que o Prius PHEV é feio como tudo, mas creio que ia compensar mais que o Optima, pois possivelmente vai ser MUITO caro e demorar imenso a vir Rolling Eyes

Segundo li na autohoje, o mesmo consegue fazer 50km em modo apenas eléctrico e tem um painel solar no tecto para carregar as baterias enquanto tens o carro estacionado.

Outra opção é o Niro PHEV...
Se ao menos na europa vendem-se o Kia Ray... se calhar ainda faziam alguns negócios...

3Kia Optima PHEV é uma boa opção? Empty Re: Kia Optima PHEV é uma boa opção? Sáb 06 maio 2017, 13:28

Pipobia

Pipobia
Membro
Membro
Não te esqueças do desgaste das baterias, quando ciclos aguentam? ao fim de quanto tempo têm de ser trocadas? o preço das mesmas?

4Kia Optima PHEV é uma boa opção? Empty Re: Kia Optima PHEV é uma boa opção? Sáb 06 maio 2017, 14:22

EuMesmo

EuMesmo
Membro VIP
QMaia escreveu:Sei que o Prius PHEV é feio como tudo, mas creio que ia compensar mais que o Optima, pois possivelmente vai ser MUITO caro e demorar imenso a vir Rolling Eyes

Segundo li na autohoje, o mesmo consegue fazer 50km em modo apenas eléctrico e tem um painel solar no tecto para carregar as baterias enquanto tens o carro estacionado.

Outra opção é o Niro PHEV...
Se ao menos na europa vendem-se o Kia Ray... se calhar ainda faziam alguns negócios...

Metade da potencia, o dobro das emissões, menos autonomia em modo eléctrico, menos espaço... não me parece que o Prius possa sequer ser considerado concorrente do Optima...
Os painéis solares no tejadilho... a minha ideia é por no telhado de casa ainda este ano... a EDP aconselhou 2, talvez com 3 ou 4 possa recarregar as baterias do carro sem custos...

5Kia Optima PHEV é uma boa opção? Empty Re: Kia Optima PHEV é uma boa opção? Sáb 06 maio 2017, 14:31

EuMesmo

EuMesmo
Membro VIP
Pipobia escreveu:Não te esqueças do desgaste das baterias, quando ciclos aguentam? ao fim de quanto tempo têm de ser trocadas? o preço das mesmas?

"A marca assume sete anos de garantia para as baterias, mas garante que ao fim de 15 anos devem manter ainda 70 por cento de capacidade."

Entretanto já começaram a surgir empresas que fazem reparações e substituições de baterias fora das concessões, (ex: http://electriczentrum.com/pt_PT/ ), isso não me assusta... mas tem sido usado por muita gente como argumento, da mesma forma que fizeram com os FAP ao início...

6Kia Optima PHEV é uma boa opção? Empty Re: Kia Optima PHEV é uma boa opção? Dom 07 maio 2017, 02:43

bnunow


Membro
Membro
EuMesmo escreveu:

Mas não consigo é fazer as contas à electricidade gasta...
Nem sei que potência teria de ter em painéis solares para conseguir carregar as baterias a custo zero...
Assim é difícil saber se realmente compensa ou não comprar um híbrido e pagar mais umas "milenas" do que comprar um diesel... ou quanto tempo/kms preciso para passar a compensar...

As contas serão algo deste genero.

Não sei o teu tipo de percurso mas vamos contar 16 kwh aos 100 km, que da os tais 50 e poucos km de autonomia.

se tiveres bi horario tens um custo de uns 11 centimos por kwh se não tiveres cerca de 19 centimos.

Ou seja terias um custo de 1,75 euros para 100 km com bi horario, e cerca de 3 euros se não tiveres bi horario para os mesmos 100 km.

O carregar a custo 0 não é bem assim porque tens que amortizar o custo do painel, e no final de contas não vais carregar diretamente de lá porque compensa mais fazer isso durante a noite.

Acho que comprar novo nunca vai compensar, importar usado pode ser um bom negocio, depende dos preços.



7Kia Optima PHEV é uma boa opção? Empty Re: Kia Optima PHEV é uma boa opção? Dom 07 maio 2017, 14:48

EuMesmo

EuMesmo
Membro VIP
bnunow escreveu:

As contas serão algo deste genero.

Não sei o teu tipo de percurso mas vamos contar 16 kwh aos 100 km, que da os tais 50 e poucos km de autonomia.

se tiveres bi horario tens um custo de uns 11 centimos por kwh se não tiveres cerca de 19 centimos.

Ou seja terias um custo de 1,75 euros para 100 km com bi horario, e cerca de 3 euros se não tiveres bi horario para os mesmos 100 km.

O carregar a custo 0 não é bem assim porque tens que amortizar o custo do painel, e no final de contas não vais carregar diretamente de lá porque compensa mais fazer isso durante a noite.

Acho que comprar novo nunca vai compensar, importar usado pode ser um bom negocio, depende dos preços.




Obrigado.
A opção de carregar a custo zero é porque vou montar em breve painéis solares, para já a EDP aconselhou 2 ou 3, mas tenho espaço para 10...
Carregar de noite está fora de questão, de dia, mesmo que seja consumida alguma energia da rede aproveito os painéis ao máximo.
O meu dia a dia é de manha ir levar a miunha filha á escola e à tarde ir lá buscá-la, 10 km cada viagem, 40 por dia.
Chegar a casa às 08:30, ligar à tomada, À tarde está full charge e dá para o dia seguinte de manhã também.
A EDP tem uns preços "porreiros" para os painéis e ainda tem uma modalidade "porreira" para o carregador para o carro... oferece 40€ mensais de energia...

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos