1 Kia ProCeed 1.6 CRDi GT-Line Qua 21 Ago 2024, 19:05
Mike
Membro
Boa tarde a todos,
Começo o DB da Kia ProCeed, adquirida usada em 2022 com 39.000 kms na altura.
Depois de alguma procura no mercado 2ª mão, motor diesel e caixa manual.
Kia ProCeed 1.6 CRDi GT-Line
ano: 2019
motor: 136 cv / 4.000 rpm , 280 Nm / 1.500 rpm
caixa: 6 MT
diversos: sensores estacionamento, camera traseira, hill assist, lane assist, aviso de mudança de faixa, aviso de aproximação frontal, cruise control, etc
cor: cinzento claro em tom "tal e qual" - aquele que se vê mais em Portugal
Exterior:
Tendo em conta que não ligava muito a carrinhas, o que me fez reparar na ProCeed foi provavelmente o seu look desportivo com o design "shooting brake".
A estética é sempre um gosto e portanto é subjectiva, no geral adoro a carrinha mas gostava de ver a frente dos vários modelos Kia mais diversificada - parece-me tudo muito semelhante (grelha, faróis, capot).
Apreciei bastante o design das jantes também.
Interior:
Os interiores têm um look bastante moderno, os materiais parecem ser de boa qualidade (o tempo o dirá) e apreciei bastante o design e decoração do volante.
... quando se vem de carros mais antigos, é fácil ficar surpreendido pela positiva.
Gostei da organização dos botões na consola, AC, rádio, GPS, etc.
No fundo em baixo da consola central : "carregador de telemóvel por indução" ... ai zé ... para que preciso eu destes gadgets ?
Demasiada modernice para mim, a minha prioridade TOP num veículo é que o motor seja durável.
( Embora isso não signifique que eu queira um Mercedes 190D. )
Os interiores são essencialmente em preto, preferia um beige ou qualquer coisa mais clara, mas é o que há.
Condução:
Suspensão rija/desportiva, direcção muito precisa, sensação de muito boa aderência em estrada.
Mudanças entram sem força, 5 estrelas, mas talvez por vezes seja necessário engrenar novamente a 1ª para a seguir a marcha-atrás entrar.
Travões talvez um pouco bruscos inicialmente, ou então questão de falta de hábito meu.
Motor:
O motor 1.6 CRDi satisfaz-me plenamente, viagens em A.E. sem 'esforço'.
E eu queria especificamente a diesel, pois só tive atmosféricos a gasolina e já estava farto.
... mas agora que tomei o gosto aos carros com TURBO, reconheço que actualmente tenho pensado no que será conduzir a 1.6 T-GDi com 204 cv...
O meu anterior veículo (atmosférico a gasolina) até tinha mais uns cavalinhos que a ProCeed e se em velocidade de ponta dava um pouco mais, em aceleração acho que a ProCeed ganha ligeiramente - a 'magia' do turbo.
( Fui ver e os tempos dos 0-100 km/h afinal até são muito semelhantes, mas o meu carro já estava mais velhote. )
Não é que eu ligue muito a acelerações, mas a velocidade de ponta já ligo um pouco.
Embora já fosse fixado no diesel, antes de comprar informei-me noutro forum com mais malta que já tinha ProCeed sobre as diferentes motorizações.
Fiquei com a impressão que o 1.0 T-GDi nesta carroceria e carregado, poderia tornar-se aborrecido (para mim) em viagens grandes em A.E.
O 1.6 T-GDi com 204 cv... já é outra fruta, mas também um pouco mais caro que a minha e eu estava inclinado para o diesel por N razões.
Mas tenho curiosidade sobre qual dos 2 motores 1.6 será o mais durável (a mecânica aguentar mais kms), diesel ou gasolina ?
Outros:
Provavelmente não seria impedimento a adquirir a carrinha, mas só depois de a ter comprado me apercebi que, suspensões e chassis mais rijos contribuem um pouco para uma criança mais nova ficar indisposta em estradas com muitas curvas / lombas.
Revisões anteriores, traz o livro carimbado pela Kia, mas na revisão seguinte comigo saltou logo para o meu mecânico pessoal... pois a garantia eu sei.
Sou picuinhas, desconfiado e mesmo sendo "na marca" não me satisfaz muito entregar o carro a um tipo na recepção, para depois ser intervencionado por outos 2 ou 3 desconhecidos com quem eu nunca chego a falar nem tenho relacionamento.
(É um risquinho no tablier aqui, ou outro no forro do pilar ali, peças plásticas manuseadas com força, tretas de provável falta de cuidado... e eu não tenho paciência para isso.)
O manual de instruções é extenso e parece-me um pouco generalista para vários modelos em certas secções.
Concluindo
Já sei que faltam as fotos têm razão, mas estou na aldeia uns dias.
Assim que possível tentarei colocar aqui algo.
Digam de vossa opinião se quiserem e o que acham sobre o que pergunto acerca das 2 mecânicas 1.6.
Cumprimentos!
Começo o DB da Kia ProCeed, adquirida usada em 2022 com 39.000 kms na altura.
Depois de alguma procura no mercado 2ª mão, motor diesel e caixa manual.
Kia ProCeed 1.6 CRDi GT-Line
ano: 2019
motor: 136 cv / 4.000 rpm , 280 Nm / 1.500 rpm
caixa: 6 MT
diversos: sensores estacionamento, camera traseira, hill assist, lane assist, aviso de mudança de faixa, aviso de aproximação frontal, cruise control, etc
cor: cinzento claro em tom "tal e qual" - aquele que se vê mais em Portugal
Exterior:
Tendo em conta que não ligava muito a carrinhas, o que me fez reparar na ProCeed foi provavelmente o seu look desportivo com o design "shooting brake".
A estética é sempre um gosto e portanto é subjectiva, no geral adoro a carrinha mas gostava de ver a frente dos vários modelos Kia mais diversificada - parece-me tudo muito semelhante (grelha, faróis, capot).
Apreciei bastante o design das jantes também.
Interior:
Os interiores têm um look bastante moderno, os materiais parecem ser de boa qualidade (o tempo o dirá) e apreciei bastante o design e decoração do volante.
... quando se vem de carros mais antigos, é fácil ficar surpreendido pela positiva.
Gostei da organização dos botões na consola, AC, rádio, GPS, etc.
No fundo em baixo da consola central : "carregador de telemóvel por indução" ... ai zé ... para que preciso eu destes gadgets ?
Demasiada modernice para mim, a minha prioridade TOP num veículo é que o motor seja durável.
( Embora isso não signifique que eu queira um Mercedes 190D. )
Os interiores são essencialmente em preto, preferia um beige ou qualquer coisa mais clara, mas é o que há.
Condução:
Suspensão rija/desportiva, direcção muito precisa, sensação de muito boa aderência em estrada.
Mudanças entram sem força, 5 estrelas, mas talvez por vezes seja necessário engrenar novamente a 1ª para a seguir a marcha-atrás entrar.
Travões talvez um pouco bruscos inicialmente, ou então questão de falta de hábito meu.
Motor:
O motor 1.6 CRDi satisfaz-me plenamente, viagens em A.E. sem 'esforço'.
E eu queria especificamente a diesel, pois só tive atmosféricos a gasolina e já estava farto.
... mas agora que tomei o gosto aos carros com TURBO, reconheço que actualmente tenho pensado no que será conduzir a 1.6 T-GDi com 204 cv...
O meu anterior veículo (atmosférico a gasolina) até tinha mais uns cavalinhos que a ProCeed e se em velocidade de ponta dava um pouco mais, em aceleração acho que a ProCeed ganha ligeiramente - a 'magia' do turbo.
( Fui ver e os tempos dos 0-100 km/h afinal até são muito semelhantes, mas o meu carro já estava mais velhote. )
Não é que eu ligue muito a acelerações, mas a velocidade de ponta já ligo um pouco.
Embora já fosse fixado no diesel, antes de comprar informei-me noutro forum com mais malta que já tinha ProCeed sobre as diferentes motorizações.
Fiquei com a impressão que o 1.0 T-GDi nesta carroceria e carregado, poderia tornar-se aborrecido (para mim) em viagens grandes em A.E.
O 1.6 T-GDi com 204 cv... já é outra fruta, mas também um pouco mais caro que a minha e eu estava inclinado para o diesel por N razões.
Mas tenho curiosidade sobre qual dos 2 motores 1.6 será o mais durável (a mecânica aguentar mais kms), diesel ou gasolina ?
Outros:
Provavelmente não seria impedimento a adquirir a carrinha, mas só depois de a ter comprado me apercebi que, suspensões e chassis mais rijos contribuem um pouco para uma criança mais nova ficar indisposta em estradas com muitas curvas / lombas.
Revisões anteriores, traz o livro carimbado pela Kia, mas na revisão seguinte comigo saltou logo para o meu mecânico pessoal... pois a garantia eu sei.
Sou picuinhas, desconfiado e mesmo sendo "na marca" não me satisfaz muito entregar o carro a um tipo na recepção, para depois ser intervencionado por outos 2 ou 3 desconhecidos com quem eu nunca chego a falar nem tenho relacionamento.
(É um risquinho no tablier aqui, ou outro no forro do pilar ali, peças plásticas manuseadas com força, tretas de provável falta de cuidado... e eu não tenho paciência para isso.)
O manual de instruções é extenso e parece-me um pouco generalista para vários modelos em certas secções.
Concluindo
Já sei que faltam as fotos têm razão, mas estou na aldeia uns dias.
Assim que possível tentarei colocar aqui algo.
Digam de vossa opinião se quiserem e o que acham sobre o que pergunto acerca das 2 mecânicas 1.6.
Cumprimentos!