Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ir à página : Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 2]

tjr_ceed

tjr_ceed
Membro
Membro
Passado muito tempo depois da minha última aparição por estas paragens, aqui fica a continuação do historial de bordo do meu cee'd (já não se pode chamar "diário" a uma publicação tão poucas vezes actualizada).

No momento em que escrevo estas linhas, o meu cee'd conta com pouco mais de 20.000 km e 2 anos. Fez recentemente a revisão correspondente à sua idade e não acusou qualquer anomalia, apenas tendo substituído óleos de motor (Galp Fórmula LS FE 5W30, produto que estranhamente não aparece no site da Galp... Apenas no tipo 0W30.) e de travões, filtros de ar, de óleo e de habitáculo, conforme consta do plano de manutenção.

Adicionalmente, levou uma actualização de software na ECU - ref. KCE17-14-E820-QLE JD YN - (já tinha levado uma, um ano antes... esta foi a segunda) e actualização de mapas e software do sistema multimédia, embora esta última só tenha sido feita quando já me estavam a entregar o carro de volta e porque eu insisti que nunca tinha levado uma actualização, sendo o software e mapas os mesmos de origem. Perante a minha insistência em que verificassem se haviam actualizações, lá me confirmaram...

- Olhe, isto leva cerca de 2 horas e o carro tem de ficar imobilizado...
- Eu espero. Quero é que seja feita a actualização.

No fim de contas, levou menos. Talvez 30 minutos. Tudo junto, cerca de 2h30 de estadia na oficina e um custo de cerca de 225€ (com 20% de desconto no óleo de motor e 15% nos filtros e óleo de travões). 1 hora de mão de obra cobrada e ainda me lavaram a sujidade toda que o carro tinha por fora e aspiraram os tapetes.

Pontos negativos: o pedal da embraiagem chia ao subir. É um ruído leve, mas facilmente perceptível quando não se anda de rádio ligado. O ruído não foi corrigido. E já tinha falado nisso quando andei a tentar resolver a situação dos faróis com um "halo" que se assemelha a embaciado. Na altura, foi-me dito para não me preocupar, que isso podia ser alguma mola mas não afectava o funcionamento do carro. Acontece que o manual prevê um teste a este componente, em estrada, e isso não foi feito. E refiro-me ao teste de estrada em si. O carro não saiu da oficina, a não ser para me o entregarem. E eu tenho a certeza disto porque os kms à entrada eram os mesmos à saída...

Não tenho por hábito ensinar profissionais de áreas que não são a minha a trabalhar, até porque isso roça a falta de educação. Mas sou exigente e espero profissionalismo do outro lado. Não sei se é o concessionário onde fiz a assistência que facilita ou se são todos (ou muitos outros) no que está preconizado no check-list de manutenção, mas não gostei desta falha do serviço. Assim como isto que acabo de relatar, também não recebi qualquer feedback do "programado" teste de bateria... E é sabida, no que toca ao ISG, a vulnerabilidade deste componente. Por falar em ISG, cheguei à oficina com ele a funcionar e saí de lá com ele "morto"... Mas já me habituei ao funcionamento intermitente do mesmo. O preocupante é saber (ou suspeitar) onde é que o check-list foi cumprido ou não. Isto é inadmissível em assistência da marca, sinceramente.

Sobre a questão do "halo" nos faróis, que falei anteriormente, depois de meses a aguardar resposta da KIA, a que chegou diz que é normal. Para tirar as dúvidas, pedi para me ligarem os faróis de outros cee'd GT Line e, em mais 2 modelos posteriores ao meu (um deles muito recente) constatei que o efeito, mais ou menos semelhante, também era visível. Conclusão: tive de engolir o sapo, embora tenha dito ao chefe da oficina que é o primeiro carro que via com aquela característica nos faróis e isso deixava-me descontente porque se um dia quisesse vender o carro, se o mostrasse a um potencial interessado à noite, iria logo dar com aquele defeito que afinal é feitio...

Apesar de já estar aqui um testamento, acrescento ainda a única peripécia grave que me aconteceu, mas devido a factores externos...

Há cerca de 2 meses e menos 4.000 km, o pneu dianteiro do lado direito foi vítima de vandalismo, durante a madrugada, à porta da minha casa, tendo sido assassinado com pelo menos 2 golpes de um objecto perfurante na parede lateral, resultando numa despesa inopinada de cerca de 240€ em 2 pneus (Michelin Pilot Sport 4) e respectiva montagem e alinhamento. Pelos pneus de origem (Hankook Ventus Prime 2) - dado que não tenho particular interesse em acumular stock de borracha - ofereceram-me 50€ numa casa de pneus que os revenderia depois de reparar o pneu danificado. Eu não optei por essa solução porque faço viagens em AE e não quis arriscar andar com um pneu restaurado.

De resto, tirando os ruídos parasitas e os consumos elevados (principalmente a frio), continuo satisfeito com o carro. É meter gasóleo e andar.

aclab

aclab
Moderador global
Moderador global
Bela descrição Wink

Ceed72

Ceed72
Administrador
Obrigado tjr , pela descrição e objectividade Twisted Evil



KIA cee'd 1.6 crdi GT Line (04/2016) - Página 2 VERS_O_1_400

Garagem de Imagens
https://kiaclube.forumeiros.com/forum

Ceed_Fan

Ceed_Fan
Moderador global
Moderador global
grande descrição! Wink

essa revisão foi barata, a minha dos 2 anos ficou por 280€ já com um desconto.
Fizeste na AutoJúlio na Golegã?

Quanto ao rádio vou pedir para não me actualizarem o SW, para manter o Tucsy activo, se actualizarem fico sem ele LOL

Quanto às ópticas, já me trocaram uma (estava queimada) e na nova acontece o mesmo "embaciamento", que não ocorre noutras marcas.

Quanto ao resto, parece que o teu Ceed continua bem estimado Very Happy



KIA cee'd 1.6 crdi GT Line (04/2016) - Página 2 Ev4sG9J

EuMesmo

EuMesmo
Membro VIP
tjr_ceed escreveu:... Há cerca de 2 meses e menos 4.000 km, o pneu dianteiro do lado direito foi vítima de vandalismo, durante a madrugada, à porta da minha casa, tendo sido assassinado com pelo menos 2 golpes de um objecto perfurante na parede lateral, resultando numa despesa inopinada de cerca de 240€ em 2 pneus (Michelin Pilot Sport 4) e respectiva montagem e alinhamento. Pelos pneus de origem (Hankook Ventus Prime 2) - dado que não tenho particular interesse em acumular stock de borracha - ofereceram-me 50€ numa casa de pneus que os revenderia depois de reparar o pneu danificado. Eu não optei por essa solução porque faço viagens em AE e não quis arriscar andar com um pneu restaurado.

...

Acho que foi boa opção não reparar esse pneu, para uso citadino e/ou pequenos percursos a baixas velocidades até nem seria mau de todo, mas para usar em AE é sempre muito perigoso.
Mas também depende muito do tamanho do furo/rasgo e da forma como é reparado depois.

E que tal esses novos Pilot Sport 4?

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 2]

Ir à página : Anterior  1, 2

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos