Mcst97 escreveu:Aqui vai:
Eleito, recentemente, Carro Europeu do Ano 2014, o Peugeot 308 viu completada a sua gama com o novo motor a gasolina de três cilindros turbo PureTech (130 cv), propulsor que permitiu alcançar, associado a uma caixa manual de seis velocidades, novo recorde no capítulo de consumo: 2,85 litros de combustível aos 100 km,
Para alcançar aquele valor, uma berlina de série percorreu 1 810 quilómetros com um só depósito, rodou mais de 32 horas e consumiu 51,4 litros no total.
Esta proeza teve como palco Almeria (Espanha) e a ação decorreu sob o controlo da UTAC (Union Technique de l’Automobile, du Motocycle et du Cycle).
A histórica performance foi alcançada com um modelo de série, permitindo ao Peugeot 308 1.2 e-THP 130 tornar-se referência em matéria de consumos, como automóvel de produção em massa, equipado com um motor a gasolina.
Este motor turbo, compacto e potente, é um concentrado de eficiência e de tecnologia avançada. Dotado de injeção direta de alta pressão (200 bar) e de um turbo de alta performance de nova geração (operando a 240.000 rpm), representa verdadeira rutura tecnológica e está associado ao modelo mais compacto e leve do seu segmento.
O Peugeot 308 já era considerado referência no seu segmento na versão diesel BlueHDi 120 cv, com um consumo médio de combustível de 3,1 l/100 km e 82 g/km de emissões de CO2.
Com a introdução no mercado, no final de março, da versão 1.2 e-THP 130, homologado com um consumo misto de 4,6 l/100 km e com emissões de CO2 de 107 g/km, o Peugeot 308 alarga a oferta, que inclui três motores a gasolina (de 82 a 156 cv) e quatro motorizações diesel (de 92 a 150 cv).
O novo motor a gasolina turbo PureTech vai equipar, igualmente, os modelos 208 e 2008 ao longo das próximas semanas, com uma versão de 110 cv.
Atenção eu com estas palavras não quero lançar a confusão, mas...
Este tipo de motores a gasolina é o grande futuro da combustão para os motores deste tipo de combustível.
Este tipo de tecnologia, independentemente deste teste ser ou não "in"dependente, é a grande arma das marcas para conseguir ultrapassar o problema do consumo elevado e o preço galopante do petroleo.
É sabido que a tecnologia diesel está no limite do desenvolvimento e que as soluções conseguidas para cumprir com os tectos impostos a nível de poluição nãosão de todo as mais viáveis em termos de custos para o consumidor.
Quem é que aqui já trocou uma FAP? O preço é de doidos...
Esta marca não é a única a inovar neste tipo de motores, há mais que estão no seguimento ou eventualmente mais avançadas, leiam sobre o motor 1 Litro ecoboost da Ford e vão perceber o que se consegue fazer com tão pouca cilindrada...maravilhas sem fim
Isto é apenas um começo e não tenho duvidas que a gasolina voltará de novo a dar cartas, face aos motores diesel que quanto a mim pararam na evolução, muito por força dos limites imposto de poluição e pelos custos de manutenção que daí advém.
Eu sou suspeito pq tenho um diesel e sempre conduzi diesel atmosférico, mas considero que o futuro é sem duvida os novos motores a gasolina nesta vertente que se está a desenvolver a passos largos
Com isto mais uma vez é pena a Kia estar a ficar ao lado deste tema, pelo menos nos motores que tem apresentado na europa...mas a seu tempo lá chegará forçosamente.
Esta é a minha opinião...e poderei ter dito uma autêntica barbaridade, mas é o que tenho absorvido do que leio...ou então estou na lua
Kia Rules