Boas!
Venho aqui contar a minha aventura com o meu ceed pela Europa. Estive de férias, e decidi que a melhor maneira de as passar seria ao volante do meu ceed, a conduzir por paisagens deslumbrante e a experimentar estradas paradisíacas. Fiz então um plano de uma road trip. Foram 5000km, numa semana e meia, que me iria levar a mim e ao meu fiel companheiro por 5 paises europeus: Espanha, Andorra, França, Suíça e Itália. Infelizmente este ultimo não consegui visitar por problemas na máquina (já lá vamos).
Iniciei então a viagem em Lisboa, numa primeira tirada que me levou directo a Andorra. Foram cerca de 1200km feitos sobre muita chuva, mas que acabaram no destino sem grandes problemas. Nevou bastante nessa noite, e o carro ficou coberto de branco, infelizmente sem fotos desse momento.
No segundo dia, apesar da baixa temperatura, -3ºC, o carro pegou como se nada fosse. Um pouco de fumo, mas nada de mais. Infelizmente nesse dia começaram os problemas. Numa subida notei o carro a responder pouco (mais tarde vim a saber que estava em safe mode) e numa ultrapassagem a um carro parado, quando carrego no acelerador o carro perde força e... desliga! Volto a ligar e continuo a subir até ao cimo do monte. Quando estou a descer, vai-se outra vez abaixo. Quando o ligo, luz de check engine. Carro em safe mode. Continuo a conduzir, com o carro em safe mode. No fim do dia, apesar da luz ligada o carro já não está em safe mode. Tenho de prolongar por mais um dia a estadia, para levar o carro a uma oficina Kia (fim de semana).
No dia seguinte, a luz apagada, o carro funcionou bem, mas voltou a entrar em safe mode.
Na segunda, lá levei bem cedo o carro á Kia, ligaram á maquina viram o erro. Apagaram o erro e fizeram um teste. Tudo normal. O erro era nada mais que pouca pressão no combustível, dizem eles que podia ser de gasóleo com ma qualidade ou bolhas de ar no circuito. Decidi então continuar a viagem, desta vez com destino a Lucerne, na Suíça. A viagem correu sem problema nenhum, até estar a cerca de 150km do destino, quando em pleno coração da Suiça o carro volta a entrar em Safe mode. Durante uns quilómetros, consegue manter 120km/h, até que sem aviso perde a força toda e quando o encosto na berma e carrego na embraiagem ele desliga. Volto a ligar e la sigo viagem, até que uns minutos depois, o mesmo. Luz de check engine ligada novamente. Consigo chegar ao destino, com o carro a desligar-se várias vezes pelo caminho.
No dia a seguir, lá volto a ir á KIA, desta vez na Suíça. Ligaram o carro á máquina mas desta vez decidiram investigar bem e chegaram á conclusão que é um problema já identificado neste modelo.
Então o que acontece é que com a temperatura baixa, o gasóleo fica mais espesso ou denso, e quando entra no filtro, pode criar um género de "cavitação" e começa a formar bolhas de ar. Isto vai fazer com que o carro detecta que tem menos pressão de combustível disponível e debita menos (entra em Safe mode). Quando a pressão baixa de um certo nivel, a bomba de combustível desliga, para evitar trabalhar em seco, e o carro deixa de ter combustível e desliga. Basicamente o problema fica resolvido com uma simples troca de filtro. 160 francos suíços depois, já tinha o carro a funcionar novamente bem.
Depois de alguma investigação, descobri que é um problema bastante comum nos 1.6 e 1.7 CRDI. Há vários reportes de pessoal no UK a quem acontecia isto.
De resto, os restantes dias foram passados a passear por estradas de montanha nos Alpes, que o CEED claramente adorava! Aquela suspensão adora aquelas estradas e deixou-me com muitos sorrisos estúpidos na cara eheh.
Depois, mais 2000 e tal km para regressar a Portugal, e aqui mais uma pequena surpresa, um ruído na suspensão sempre que faço curvas para a esquerda. Um problema a observar com tempo.
De resto, foram 5000km com uma média de consumos bastante interessante, sempre na casa dos 6l/100km, nenhum consumo de óleo, muito sal na carroçaria e o carro a pedir uma limpeza urgente para tirar aquele sal corrosivo todo de lá. Apenas nota menos positiva para os bancos, que são bastante rijos e, ao fim de umas horas de viagem, se tornam desconfortáveis.
Já vou ver se arranjo umas fotos para colocar por aqui.
Abraços