KiaRunner escreveu:...
Para mim isto têm muito a ver com o modo como se fazem os testes...
Eu cheguei a ver no passado testes destes feitos sem "humanos" no carro.
Era instalada uma máquina que fazia os movimentos do guiador e do pedal de travão, iguais para todos os carros, e estudavam a reacção de cada carro.
Nesses testes a força exercida no guiador ou no travão era exactamente igual, os movimentoseram exactamente iguais.
Nestes testes nada é igual, porque ninguem consegue fazer 2 vezes seguidas exactamente o mesmo movimento, pode ser muito idêntico, mas nunca exactamente igual, daí que estes testes valem o que valem...
Depois vem a parte "racional" do teste.
Não me lembra nunca de fazer ma manobra evasiva sem usar o travão de imediato.
Émuito mais frequente eu tentar travar a fundo sem mexer o guiador que eu tentar desviar-me sem tocar no travão. Varia de pessoa para pessoa, mas aquela velocidade uma travagem "a fundo" com os actuais sistemas de segurança, duvido que atingisse o obostáculo a mais de 40/45 km/h, o que normalmente não traz danos físicos nos carros actuais.
Já se a manobra de desviar correr mal e for bater de frente com outro carro em sentido contrário ou se capotar o carro poderá não ser a mesma coisa a nível de ferimentos.
Mas é só a minha opinião.