Renting: Modo de financiamento normalmente utilizado para empresas que não têm tempo para gerir frotas automóveis e que podem dispender de muitos euros para que estes serviços sejam feitos por terceiros...e que por outro lado, não têm interesse em ficar com as viaturas no fim dos contratos.
Em regra o Renting tem associado todos os serviços de manutenção, seguros e IUC, sendo que é também acompanhado por comissões muito peculiares por parte das locadoras e nada interessantes de se pagar.
Por outro lado é preciso ter em conta (pelo menos estas duas situações) denominadas por:
- Recondicionamento, e:
- Km's extra.
O recondicionamento é nada mais nada menos que o taxar pela menos correcta utilização da viatura no fim do contrato. O locatário fica sugeito às regras das oficinas associadas às locadoras que avaliam o estado da viatura em fim de contrato e "carregam a bom carregar" nos euros por cada dano encontrado.
No caso dos Km's extra é preciso ter MUITO EM CONSIDERAÇÃO que o renting têm o preço das rendas influenciado pelo nº de km's que se contratam para o período do contrato, pelo que, em caso de se ultrapassar os km's estabeleciados irá ser aplicada uma taxa no fim por cada km a mais...e o valor por km a mais não é nada simpático.
Em suma o renting NUNCA deveria ser utilizado por PARTICULARES porque tem um cento número de custos associados para os quais o benefício é nulo.
É muito simples de fazer as contas, basta ver quanto se paga por prestação+comissões+seguros+IUC+comissões de IUC+etc...para perceber que este dito financiamento não é nada agradável no fim das contas.
Dito isto é pesquisares melhor sobre o RENTING e perceberes que um qq empréstimo pessoal com uma TAEG que fique até 5% é muito mais interessante para adquirir uma viatura.
Mas há sempre quem não se importe de pagar, e possa pagar, para não ter de gerir as tais burocracias...por isto este produto ainda vende a esses PARTICULARES.
Em jeito de brincadeira não tenho experiência no ramo, mas sim na árvore toda