Nova resposta da KIA
"Exmo. Senhor Ivo Ferreira,
No seguimento do seu e-mail, o qual coloca várias questões, vimos por este meio esclarecer o modo de funcionamento do sistema de travagem da sua viatura.
A sua viatura está equipada com um sistema de travagem de última geração, o qual é controlado electronicamente por vários sistemas, os quais potenciam a segurança, o comportamento dinâmico e o conforto de utilização da sua viatura, situação amplamente reconhecida, tanto pelos meios de comunicação da especialidade, como por todos aqueles que já tiveram o prazer de conduzir uma viatura igual à que possui. Estes sistemas são complementares e podemos destacar os seguintes: VSM (gestão de estabilidade do veículo), HAC (ajuda no arranque em subidas), ABS (sistema anti-bloqueio de travagem) e ESC (controlo electrónico de estabilidade). O funcionamento simultâneo destes sistemas permite controlar a velocidade de cada roda de forma individual, ajustando-a às necessidades momentâneas, chegando a efetuar diversas correções individualmente por roda, em apenas 1 segundo. O sistema de travagem possui tal evolução, que no caso de uma travagem, inicia a sua força no eixo traseiro em primeiro lugar, para milissegundos depois juntar o poder de travagem do eixo dianteiro. Este comportamento permite evitar o afundamento da frente da viatura, proporcionando um maior conforto de condução e permitindo um maior equilíbrio na distribuição de massas na travagem. Obviamente, a situação atrás descrita é apenas uma das funções desta nova geração de sistemas de travagem que estão disponíveis no sector automóvel. Com esta panóplia de sistemas são evidentes as diferenças de segurança e condução face às viaturas do passado.
Pelo que atrás foi mencionado, o desgaste evidenciado pelas pastilhas de travão é também diferente, quando comparado com as viaturas do passado, fruto dos avanços tecnológicos e forma de atuação do sistema. Em face desta nova realidade, consideramos que a sua viatura está dentro do intervalo normal de desgaste dos travões. Na análise efectuada à mesma, não foi detetado qualquer sintoma mecânico ou electrónico de anomalia, e deste modo encontra-se de acordo com as especificações do fabricante.
Aproveitamos ainda para referir, que o travão eléctrico que a sua viatura possui, atua unicamente para efectuar a função de Parque (estacionamento). Todas as outras operações de travagem durante a condução são asseguradas pelo sistema hidráulico em ambos os eixos da viatura.
Deste modo estamos em crer que respondemos às suas dúvidas sobre o sistema de travagem,
Sem outro assunto de momento, enviamos os nosso melhores cumprimentos
Apoio ao Cliente
Kia Portugal"