Boa Tarde,
Finalmente consegui um tempo para deixar aqui algumas novidades com a máquina.
10 anos é muito tempo no mundo dos automóveis, e passar de um carro de 2008 para um de 2018 é um salto bem interessante.
Apesar de ter estado dentro da carrinha anteriormente e ter feito diversos test drive, só na Sexta-Feira quando finalmente peguei a sério nela pude fazer algumas comparações.
Onde notei maior evolução foi claro nos interiores... Muito mais modernos e bem acabados... Material em praticamente tudo onde tocamos... Seja nas portas ou no tablier, o material é envolvente.
Depois temos os acabamentos das portas em pele e plástico tipo preto piano que lhe dá muita classe...
Os bancos são de tecido e pele em apontamentos (parte cinzenta). São mais firmes que os meus antigos de Alcântara, mas permitem todas as regulações e têm regulação lombar eléctrica nos dois bancos da frente.
Essa regulação é bastante boa e o apoio lateral e lombar é bastante bom.
Outra coisa que eu achei bastante boa foi a insonorização do carro. Até 120km/h praticamente não se sente grande intrusão para dentro da cabine. A partir dai começamos a ouvir algum barulho do vento e algum barulho do rolamento dos pneus.
Achei a carrinha um pouco mais firme que o C4, a diferença não é muita mas existe... Poderá ser dos bancos ou até pela afinação do carro. No entanto notei melhor comportamento em estrada sem aquele efeito gelatina que tinha com o antigo.
Nota menos positiva é as luzes de noite... Achei as luzes menos eficientes que o Bi-Xenon que tinha no C4 e a cor em si é ligeiramente amarelada... Será algo para trocar por umas NightBreaker ou Laser sejam elas da Osram ou da Phillps.
O sistema infotaiment é bastante bom... Começando pelo som, o mesmo é completo e com boas respostas nas diversas gamas. Apenas acho que estão mais optimizadas para mais "Bass". No entanto é facilmente resolvível acertando no equalizador as gamas a serem optimizadas.
Em termos de funcionalidades, tem o normal... Rádio, Media (ou seja acede por pen usb ou através de BT ao telemóvel), Navegação, tem o Tom Tom (Sendo que a Kia assegura 6 anos de actualizações) e depois temos o Android Auto e Apple Car Play, que no meu caso dá jeito para ouvir musicas e meter o Waze no carro.
O Espaço Interior é um misto de situações.... Penso que á frente o espaço seja menor que no C4, pelo menos está tudo mais "proximo" de nós, do que estava no C4... O porta-luvas engana e parece pequeno á primeira vista, mas na verdade levou tudo o que o do C4 (aparentemente muito maior) levava e ainda sobrou espaço.
Os porta-copos/garrafas dá sempre jeito e os espaços nas portas são bons sem serem excelentes.
Este carro já tem os novos travões de mão eléctricos que pessoalmente não sou grande fan...
Atrás o espaço é já maior que no C4 (dado que também é uma carrinha). Pude constatar nas viagens que fiz, que o pessoal atrás ia mais confortável e achou boa ideia ter a climatização também a sair por detrás do encosto de braço.
Por falar em encosto de braço, o mesmo é de dimensões generosas e permite ajustar para a frente e para trás. Abrindo o mesmo, reserva-nos um "buraco" bastante grande e com uma base anti-barulhos (alias praticamente todos os buracos têm bases de borracha para evitar os barulhos das coisas andarem para um lado e para o outro.
Outro extra que eu gosto e a pequenada também é o tecto panorâmico! O carro é forrado a preto no topo do carro o que permite dar uma dimensão ainda maior ao topo em vidro.
Falando de espaço, uma das vantagens de uma carrinha é a bagageira... E esta a par da carrinha Fiat TIPO, tem uma das malas mais generosas do segmento... Trás um pneu completo (o que começa a ser raro nos dias de hoje) e vem com imenso espaço para arrumação. Com muitos compartimentos úteis (usei-os todos!).
Depois tudo é tapado com a base que é grossa e de boa qualidade. O espaço que existe em si é bem mais do que o que eu tinha no meu C4, pelo que agora o problema de falta de espaço encontra-se resolvido. Tenho que no entanto comprar uma rede para a mala, pois com tanto espaço vejo por vezes as coisas a dançar de um lado para o outro.
Por fim vamos ao que eu deixei para último e que é o que muitos preferem saber... O seu comportamento em termos de motorização e funcionalidades do Quadrante.
O Quadrante é um misto de digital e analógico. É constituído por dois mostradores laterais analógicos com a indicação á esquerda da rotação e á direita do combustível. A o centro encontra-se o mostrador totalmente digital que imita o design dos analógicos.
O mesmo consegue apresentar ao centro do ecran diversa informação, sendo que a mesma roda (acedendo pelos comandos do volante), entre:
- Consumos em tempo real (numa pequena barra amarela), com a média que se está a ter (e 2 controlos diferentes de médias de km´s e consumo)
- Caso estejamos a usar a navegação do TomTom a mesma irá aparecer de forma simplificada no quadrante digital (com os desenhos dos sinais e distancias para os mesmos)
- Temperatura do motor
- Estação de rádio ou conteúdo multimédia que esteja a tocar (podendo mudar nos comandos do volante)
- Opções variadas de configuração do painel que são acedidas através dos comandos do volante.
Estranhei não ter a opção para apresentar a velocidade instantânea em formato digital como acontece com tantos outros carros... Dava-me jeito isso e um Cruise Control que me dissesse no SET qual a velocidade programada, já que quando o metemos apenas podemos controlar isso através do que vemos na velocidade apresentada pelo esquema analógico.
Essa falha e o facto de não ter um indicador numérico do consumo instantâneo do carro, são para mim as 2 maiores falhas do quadrante digital.
De resto a apresentação da informação é clara e rápida. O funcionamento do mesmo é suave e imita correctamente um mostrador analógico.
Em termos de motorização tinha grandes curiosidades sobre este 1.0T GDI.
O bloco é pequeno, mas não é tão pequeno como os PureTech os FireFly ou até os EcoBoost. Ocupa praticamente todo o interior do cofre do motor.
Em termos de funcionamento é a par do Puretech 1.2, dos motores mais silenciosos dos Tricilindricos. Sendo praticamente inaudível de dentro do carro. Cá fora o barulho com o capot para baixo é muito baixo, só fazendo a sua presença aparecer quando levantamos o capot.
Praticamente não vibra nada mesmo em ponto morto... Fez-me lembrar o meu Fire 1200 de 80cv que tinha no Fiat Punto... Muito calmo e nem parece que tem 3 cilindros (e com natureza para ser descompensado em ciclo).
Trabalhar com este motor e com a caixa de velocidades foi uma agradável surpresa. (bem não tanto pois já a conhecia do CEED do test drive!!).
A caixa é muito precisa e sem folgas, as mudanças entram muito bem graças a uma embraiagem sem grandes resistências. O click que as mudanças fazem quando as metemos é muito agradável e fornece a exacta resistência para percebemos que entrou sem ser verdadeiramente difícil de meter ou tirar as mesmas.
Melhor que esta só a super precisa caixa de velocidades do 3008 no puretech, que era fantástica mesmo! A mesma caixa já tinha menos refinação no C4 GrandSpaceTourer que testei, mas mesmo assim muito boa!
Para comparar a caixa de velocidades do novo Ford Focus, não é tão precisa como esta e a resistência a meter as mudanças é superior... Não gostei da combinação da caixa com o ecoboost por exemplo... Nunca senti que o carro estivesse a 100% em sintonia com a caixa. Mas adiante.
Eu uso sempre o AC em automático nos meus carros. E neste não é excepção. Assim que liga está o bi-zona programado para 19c para mim e 20c para o passageiro.
Existe quem diga que o AC "rouba" força ao carro. Na verdade nunca senti falta de força (este até tem mais 10cv que o meu anterior C4). O carro é um pouco mais lento a acelerar que subimos nas mudanças, em especial nas recuperações a baixa rotação, no entanto é possível evitar essas situações se anteciparmos as reduções e jogarmos com o escalonamento da caixa. Fiz diversos percursos de cidade, onde tive que trabalhar com a caixa, e mesmo com o carro com 4 pessoas (3 adultos pesados e uma criança), não senti que o carro estivesse a morrer e que estivesse que estar sempre a recorrer ás reduções para resolver os problemas.
O motor sempre se manteve á altura e por vezes até me surpreendeu por mesmo a puxar por ele, não fazer grande barulho... Alias se existe algo que me queixo é pelo facto do mostrador digital me indicar a altura correcta para meter a próxima mudança, mas não me avisar quando é necessário reduzir a mudança...
Isto porque ao não conseguir ouvir o motor, por vezes dei por mim com o carro a precisar de reduzir (ou seja estar a morrer) e eu não me aperceber disso antecipadamente.
Em auto-estrada o carro para mim é fantástico (ainda mais comparado com o C4). O motor entra ali em velocidade de cruzeiro e parece que não se passa nada... Fiz perto de 500 km´s em AE de Lisboa para o Alentejo e volta e cheguei a ir a 160 e parecia que ia ali a 120... O carro não vibrava nada, não perdia qualquer estabilidade e quando perguntei aos restantes passageiros a que velocidade achavam que iam, todos me disseram que pensavam que iam a 120!
Recuperações e ultrapassagens não foram problema nem nunca foi preciso retirar a 6ª mudança para qualquer subida maior... o carro de facto perdeu velocidade a subir de 160 para 140, mas nunca achei que fosse necessário fazer a troca.
Para cá fiz o caminho a 120 o que permitiu melhores consumos médios.
E vamos terminar falando dos consumos. Sou sincero... esperava PIOR consumos do que na verdade tive... Mesmo o próprio vendedor da Kia me havia alertado para consumos maiores nos primeiros 3000 km´s.
No entanto as médias foram bastante boas para um motor desta natureza. No 250km´s que eu fiz de cá para lá estava com pressa e pisei o acelerador em 2/3 do percurso, andando entre os 120 e 140 km/h (tendo por uns 10 km´s andado a 160km/h para testar o motor).
O consumo geral quando cheguei ao destino andava á volta dos 8L/100. 1.5L acima do que eu fazia no meu HDI.
Para cá já vi com mais calma tendo ido sempre nos 115 a 120km/h. Ai consegui uma poupança de 0.5L passando para 7.5L aos 100. 1L acima do que o meu C4 consumia para o mesmo percurso.
Achei a média bastante boa, tendo em conta que nem vinha sozinho. Portanto e para já só posso estar satisfeito com a aquisição... Superou as minhas expectativas...
Cumprimentos,
LPC