1 Kia Rio 1.1 CRDi EX - Em busca do consumo anunciado Qua 14 Set 2016, 12:19
Quico
Membro
Decidi começar com este Diário de Bordo para deixar de contaminar o DB do joao_css com as minhas questões.
Antes de mais uma apresentação rápida (ou nem por isso):
Venho de uma experiência de muitos anos com um Seat Leon 1.9 TDI (110 CV) que comprei novo em 2000 e que se portou muito bem ao longo de mais de 400 000 km.
O principal defeito do carro era ter uma frente muito baixa para um motor relativamente grande. Por isso, algumas vezes bati com o carter em baixo quando me metia por "maus caminhos", o que acabou por vir a ser "a morte do artista". Na última dessas ocasiões em que perdeu o óleo, as mazelas fizeram mais tarde gripar uma válvula o que partiu o motor.
Seguiram-se dois anos com uma carrinha Ford Focus Diesel em terceira ou quarta mão, de que prefiro nem falar...
Vai daí, quando coloquei a hipótese de trocar de carro, estava decidido que teria que ser novo, a diesel ou com despesa equivalente (em média, faço por dia 80 km). Punha a hipótese de ir para um Toyota dada a minha saudosa e excelente experiência anterior aos Seat (o meu primeiro carro foi Starlet; depois Corolla, seguido de Ibiza comercial, e o Leon - Pois é! Estou a ficar velho!...), e a experiência do carro da minha mulher (um Starlet de 1996 que continua quase impecável). Mas francamente, de há uns anos para cá, o design dos Toyota é tudo menos entusiasmante (opinião pessoal), para além de ter detestado o test drive de um Yaris Hibrido .
Andava eu nisto quando um amigo comprou um Kia Soul. Até aí, para mim Kia era uma marca que pouco me dizia: tinha uma vaga ideia de ser fiável aliada à de serem os campeões dos carros mais feios do mercado. Como pelas minhas bandas via poucos Kias recentes, essa imagem mantinha-se, até porque o Soul do meu amigo não ajudava a mudar essa opinião (desculpem os proprietários... ). No entanto, notei que "a coisa" tinha inegável qualidade - para além da garantia de 7 anos - o que me despertou a curiosidade por ir ver os restantes modelos. Na realidade, fiquei deveras surpreendido como o design da marca tinha levado uma refrescadela tão grande nos últimos tempos...
Tendo como limitação um orçamento que que deveria andar entre os 15000€ e os 20000€ para um carro a Diesel, as duas hipóteses que se afiguravam era o Rio e o Cee'd. Vindo eu de um Leon, o que pareceria mais lógico seria optar pelo Cee'd. No entanto, a versão que se encaixava no orçamento era a que, em termos de equipamento, estava mais "despida".
Por outro lado, sempre me irritou fazer uma utilização de carros relativamente grandes e "musculados" em deslocações que apenas eu ia dentro do carro - é o que sucede em 80 a 90% dos casos, sem exagero, com as respectivas consequências em termos de consumos e outras despesas. Por isso, muitas vezes comentava com a minha mulher que o meu próximo carro seria um Smart ForTwo ou um Toyota IQ (não fosse a utilização familiar que também tinha que considerar e poderia ser isso mesmo).
No final disto tudo, o Kia Rio 1.1 CRDi EX acabou por ser a escolha: motor e carro pequeno, mas que não sacrifica comodidades em termos de equipamento e de utilização familiar quando necessário (na realidade, acaba por ser espaçoso, e só é 10cm mais curto que o Leon).
Percebem agora esta minha obsessão inicial com o consumo (com que enxameei o DB do joao_css): se é para ter o mesmo consumo que já tinha (ou lá perto) para quê sacrificar a potência?
Aqui ficam umas imagens do bicho (Obrigado, hertz):
Última edição por Quico em Qua 14 Set 2016, 14:00, editado 2 vez(es)