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Quico


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Bom dia!

Decidi começar com este Diário de Bordo para deixar de contaminar o DB do joao_css com as minhas questões.

Antes de mais uma apresentação rápida (ou nem por isso):

Venho de uma experiência de muitos anos com um Seat Leon 1.9 TDI (110 CV) que comprei novo em 2000 e que se portou muito bem ao longo de mais de 400 000 km.
O principal defeito do carro era ter uma frente muito baixa para um motor relativamente grande. Por isso, algumas vezes bati com o carter em baixo quando me metia por "maus caminhos", o que acabou por vir a ser "a morte do artista". Na última dessas ocasiões em que perdeu o óleo, as mazelas fizeram mais tarde gripar uma válvula o que partiu o motor. Rolling Eyes
Seguiram-se dois anos com uma carrinha Ford Focus Diesel em terceira ou quarta mão, de que prefiro nem falar... silent
Vai daí, quando coloquei a hipótese de trocar de carro, estava decidido que teria que ser novo, a diesel ou com despesa equivalente (em média, faço por dia 80 km). Punha a hipótese de ir para um Toyota dada a minha saudosa e excelente experiência anterior aos Seat (o meu primeiro carro foi Starlet; depois Corolla, seguido de Ibiza comercial, e o Leon - Pois é! Estou a ficar velho!...), e a experiência do carro da minha mulher (um Starlet de 1996 que continua quase impecável). Mas francamente, de há uns anos para cá, o design dos Toyota é tudo menos entusiasmante (opinião pessoal), para além de ter detestado o test drive de um Yaris Hibrido Razz.
Andava eu nisto quando um amigo comprou um Kia Soul. Até aí, para mim Kia era uma marca que pouco me dizia: tinha uma vaga ideia de ser fiável aliada à de serem os campeões dos carros mais feios do mercado. Como pelas minhas bandas via poucos Kias recentes, essa imagem mantinha-se, até porque o Soul do meu amigo não ajudava a mudar essa opinião (desculpem os proprietários... Laughing ). No entanto, notei que "a coisa" tinha inegável qualidade - para além da garantia de 7 anos - o que me despertou a curiosidade por ir ver os restantes modelos. Na realidade, fiquei deveras surpreendido como o design da marca tinha levado uma refrescadela tão grande nos últimos tempos... Shocked
Tendo como limitação um orçamento que que deveria andar entre os 15000€ e os 20000€ para um carro a Diesel, as duas hipóteses que se afiguravam era o Rio e o Cee'd. Vindo eu de um Leon, o que pareceria mais lógico seria optar pelo Cee'd. No entanto, a versão que se encaixava no orçamento era a que, em termos de equipamento, estava mais "despida".
Por outro lado, sempre me irritou fazer uma utilização de carros relativamente grandes e "musculados" em deslocações que apenas eu ia dentro do carro - é o que sucede em 80 a 90% dos casos, sem exagero, com as respectivas consequências em termos de consumos e outras despesas. Por isso, muitas vezes comentava com a minha mulher que o meu próximo carro seria um Smart ForTwo ou um Toyota IQ (não fosse a utilização familiar que também tinha que considerar e poderia ser isso mesmo).

No final disto tudo, o Kia Rio 1.1 CRDi EX acabou por ser a escolha: motor e carro pequeno, mas que não sacrifica comodidades em termos de equipamento e de utilização familiar quando necessário (na realidade, acaba por ser espaçoso, e só é 10cm mais curto que o Leon).

Percebem agora esta minha obsessão inicial com o consumo (com que enxameei o  DB do joao_css): se é para ter o mesmo consumo que já tinha (ou lá perto) para quê sacrificar a potência?

Aqui ficam umas imagens do bicho (Obrigado, hertz):

Kia Rio 1.1 CRDi EX - Em busca do consumo anunciado Ee4c1b773cf0f66624000318cf0e5f42

Kia Rio 1.1 CRDi EX - Em busca do consumo anunciado 51ca419cd31266341ae30cc76592437d

Kia Rio 1.1 CRDi EX - Em busca do consumo anunciado 866ab938c554fce55dfe094aad530c93



Última edição por Quico em Qua 14 Set 2016, 14:00, editado 2 vez(es)

Quico


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Ponto da situação neste momento:

1º Depósito: BP Ultimate - A média inicial não saia dos 6 l/100km, mas foi paulatinamente baixando e terminou o depósito nos 5,6 l/100km.

2º depósito: Galp Evologic - Até ao momento, está nos 5,3 l/100km.
Desisti de monitorizar a média do consumo constantemente (mudei o display para mostrar a temperatura exterior Laughing ). Só verificarei a média quando atingir a reserva.

Kia Rio 1.1 CRDi EX - Em busca do consumo anunciado 59f35af0b1738e981aa47612644c319d



Última edição por Quico em Qua 14 Set 2016, 14:04, editado 1 vez(es)

hertz

hertz
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Para fazer upload das fotos usa o imgur.com, quanto aos depósitos no meu ceed também andam sempre nos 5.6 5.7, isto só com kms em cima, acima de tudo o que interessa é que ande bem e puxe bem, de resto é gastar mais 5 euros ou não.. 
Mas por falar na BP os depósitos que fiz andava a gastar mais, desde que pus na galp consigo fazer médias de 4 e tal com cuidado, agora sem cuidados é 6 ou 5 L. No entanto o teu é 1.1 por isso devia gastar um pouco menos, mas isso depende muito do teu percurso e das temperaturas. 
Por agora não te preocupes muito com isso.

Mcst97

Mcst97
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Deixa o carro fazer a rodagem ou a primeira revisão e vais sentir a diferença Wink

Parabens pela aquisição

Quico


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É! É como o pessoal diz e confirmei noutro fóruns em inglês: não faz sentido falar em consumos a sério sem antes o carro ter uns 5000 a 10000 km. Esta obsessão até estava a "fazer mal" à minha condução, sempre de olho na média indicada no painel e tal... Embarassed
Por isso é que já mudei no display para a temperatura exterior. Laughing
De qualquer forma, vou procurar monitorar aqui os consumos que for fazendo.

QMaia escreveu:Anda a PneuRubras... é onde meto pneus e o pessoal é 5*...
Já lá fui! Obrigado.
Foram 5* mesmo. Sempre a conversar e a discutir comigo o que se poderia e não se poderia passar, e a explicar tudo o que estavam a fazer, etc. Enfim, muito atenciosos! Meteram o carro na máquina e concluíram que o carro estava alinhadinho e não havia nada de anormal no carro. O camber era de facto negativo, mas dentro dos parâmetros do modelo. Provavelmente na outra oficina usaram parâmetros desactualizados ou houve alguma falha.
Como não mexeram em nada, no final não cobraram nada (apesar de terem perdido comigo uns 15min.).
É assim que se ganha clientes!

bnunow


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Pelo que percebo fazes nacional e AE e acho que se estás a espera de consumos muito mais baixos dos que tinhas vais ter uma desilusão porque o 1.9 tdi era um motor que em estrada fazia consumos muito bons. Em cidade é que irias notar grandes diferenças.

Depois há que ter em conta os percursos das pessoas e a maneira como conduzem é diferente por isso comparar os consumos da pessoa A com a pessoa B é complicado.

podes dar uma olhada aos consumos medidos
http://www.autohoje.com/testes/testes-auto/item/80160-kia-rio-1-1-crdi-75-cv-ex

Se quiseres comparar.
http://www.fiches-auto.fr/essai-kia/moteur-essai-344-3-kia-rio-_-1l1-crdi-_-75.php
http://www.fiches-auto.fr/essai-seat/moteur-essai-89-8-seat-leon-_-1l9-tdi-_-110.php

Para os trajectos que fazes o sacrifico de potencia pode não se traduzir em grandes poupança se compares com as referencias do segmento.

Em todo o caso a primeira medida é passares do Ultimat para o jumbo, tens logo grande poupança.



QMaia

QMaia
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Quico escreveu:É! É como o pessoal diz e confirmei noutro fóruns em inglês: não faz sentido falar em consumos a sério sem antes o carro ter uns 5000 a 10000 km. Esta obsessão até estava a "fazer mal" à minha condução, sempre de olho na média indicada no painel e tal... Embarassed
Por isso é que já mudei no display para a temperatura exterior. Laughing
De qualquer forma, vou procurar monitorar aqui os consumos que for fazendo.

QMaia escreveu:Anda a PneuRubras... é onde meto pneus e o pessoal é 5*...
Já lá fui! Obrigado.
Foram 5* mesmo. Sempre a conversar e a discutir comigo o que se poderia e não se poderia passar, e a explicar tudo o que estavam a fazer, etc. Enfim, muito atenciosos! Meteram o carro na máquina e concluíram que o carro estava alinhadinho e não havia nada de anormal no carro. O camber era de facto negativo, mas dentro dos parâmetros do modelo. Provavelmente na outra oficina usaram parâmetros desactualizados ou houve alguma falha.
Como não mexeram em nada, no final não cobraram nada (apesar de terem perdido comigo uns 15min.).
É assim que se ganha clientes!

Quando precisares de alguma cena aqui na "zona" já sabes a quem perguntar Wink

Sinceramente não sei como não ves muitos Kias na N13 Rolling Eyes , ainda hoje passei por 2 Picantos, um deles em azul bebé... modelos dos novos.

Eles andam ai, mas se calhar nunca imaginas-te que eram Kias lol! Rolling Eyes

Quico


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bnunow escreveu:Pelo que percebo fazes nacional e AE e acho que se estás a espera de consumos muito mais baixos dos que tinhas vais ter uma desilusão porque o 1.9 tdi era um motor que em estrada fazia consumos muito bons. Em cidade é que irias notar grandes diferenças.

(...)

Para os trajectos que fazes o sacrifico de potencia pode não se traduzir em grandes poupança se compares com as referencias do segmento.

Em todo o caso a primeira medida é passares do Ultimat para o jumbo, tens logo grande poupança.

Pá!... Eu não diria que faço E.Nacionais-AE. Eu é mais estradas de aldeia, em paralelo e cheias de cruzamentos, misturadas com a N13, que quem conhece, sabe que está cheia de rotundas e semáforos. Por isso, eu diria que é um trajecto mais para o rural-"citadino".  Razz  Auto-estrada acaba por ser os escassos 4 ou 5 km da Via Norte, muitas vezes engarrafados. A28 evito (embora faça às vezes quando estou com pressa ou tenho que ir de Vila do Conde ou da Póvoa de Varzim ao Porto rapidamente, e vice versa).
Por isso acho que a escolha não está má.

Quanto ao combustível, para já, enquanto está novinho, ainda vou usando o gasóleo "kitado" (sem ser simples). Lá mais para a frente, irei alternar com o do Jumbo (2 ou 3 x Jumbo para cada Repsol Diesel 10e+).

QMaia escreveu:
Quando precisares de alguma cena aqui na "zona" já sabes a quem perguntar Wink

Sinceramente não sei como não ves muitos Kias na N13  Rolling Eyes , ainda hoje passei por 2 Picantos, um deles em azul bebé... modelos dos novos.

Eles andam ai, mas se calhar nunca imaginas-te que eram Kias lol! Rolling Eyes

É um bocado isso: eu nem imaginava que eram Kias... Rolling Eyes
Mas também porque em Vila do Conde-Póvoa de Varzim (por onde andei mais durante as férias) há poucos. Por exemplo: quando quis mostrar à patroa o que era um Rio andei dias sem os ver até que, numa ocasião em que fomos ao Porto, lá apareceram vários. Por cá é só malta com a mania que é rica. É só Mercedes e BMW's. Cruzas-te com 5 Mercedes classe A por cada Clio que passa por ti. Laughing

Abraço e obrigado pela ajuda.

QMaia

QMaia
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Um conselho... usa Repsol Diesel 10 Wink
O Diesel 10 é o aditivado e ao fim de semana fica ao preço do gasóleo "normal" nas outras bombas.

Quico


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QMaia escreveu:Um conselho... usa Repsol Diesel 10 Wink
O Diesel 10 é o aditivado e ao fim de semana fica ao preço do gasóleo "normal" nas outras bombas.

Por acaso, tenho cartão do seguro Direct que dá desconto de 5cents/litro nos postos Repsol, e nem preciso de esperar pelo fim de semana. Mas se calhar, ainda dá para acumular... bounce

Ceed72

Ceed72
Administrador
Quico escreveu:

Kia Rio 1.1 CRDi EX - Em busca do consumo anunciado 51ca419cd31266341ae30cc76592437d

:FUN1 :LIKE:



Kia Rio 1.1 CRDi EX - Em busca do consumo anunciado VERS_O_1_400

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https://kiaclube.forumeiros.com/forum

bnunow


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[quote="Quico"]
bnunow escreveu:

Pá!... Eu não diria que faço E.Nacionais-AE. Eu é mais estradas de aldeia, em paralelo e cheias de cruzamentos, misturadas com a N13, que quem conhece, sabe que está cheia de rotundas e semáforos. Por isso, eu diria que é um trajecto mais para o rural-"citadino".  Razz  Auto-estrada acaba por ser os escassos 4 ou 5 km da Via Norte, muitas vezes engarrafados. A28 evito (embora faça às vezes quando estou com pressa ou tenho que ir de Vila do Conde ou da Póvoa de Varzim ao Porto rapidamente, e vice versa).
Por isso acho que a escolha não está má.

Quanto ao combustível, para já, enquanto está novinho, ainda vou usando o gasóleo "kitado" (sem ser simples). Lá mais para a frente, irei alternar com o do Jumbo (2 ou 3 x Jumbo para cada Repsol Diesel 10e+).
.

Acho que a relação qualidade preço é boa, o carro parece-me muito bem construído e o espaço interior é do melhor, fizeste um bom negocio. A única coisa que aponto é o facto o motor ser um bocado curto.


Acho que o combustivel premium é só deitar dinheiro a rua só markting, mas pronto.

QMaia

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Quico escreveu:
QMaia escreveu:Um conselho... usa Repsol Diesel 10 Wink
O Diesel 10 é o aditivado e ao fim de semana fica ao preço do gasóleo "normal" nas outras bombas.

Por acaso, tenho cartão do seguro Direct que dá desconto de 5cents/litro nos postos Repsol, e nem preciso de esperar pelo fim de semana. Mas se calhar, ainda dá para acumular... bounce

E se tiveres Cartão Norauto é so somar descontos lol!
Tipo vais a uma loja Norauto, compras uma cena qualquer e pedes o cartão... é grátis... até o podes associar ao cartão Repsol...

Quico


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bnunow escreveu:
Acho que a relação qualidade preço é boa, o carro parece-me muito bem construído e o espaço interior é do melhor,  fizeste um bom negocio. A única coisa que aponto é o facto o motor ser um bocado curto.


Sim, o motor, se não partes para a compra disposto a fazer concessões, desilude. E imagina eu, que vinha habituado a outras cilindradas! Rolling Eyes
Mas já cheguei a uma idade em que já não valorizo grandes "picanços" e prefiro conduções mais sossegadas.
Se no futuro me fartar, a patroa - que já anda a namorar o Rio Laughing - fica com ele, e vejo outras possibilidades. Kia, muito possivelmente!

bnunow escreveu:
Acho que o combustivel premium é só deitar dinheiro a rua só markting, mas pronto.


Sem entrar em detalhes, estou razoavelmente bem por dentro do assunto.
Tens uma certa razão: posso te garantir que os combustíveis aditivados têm componentes que são benéficos para os motores - sobretudo para os sistemas de injecção. Agora se me perguntares: é necessário utilizar SEMPRE este tipo de combustíveis? A resposta é não; longe disso. Diria que atestar com gasóleo "premium" uma vez em cada 4 ou 5 depósitos de gasóleo simples será suficiente. Até será mais interessante usar combustíveis aditivados em viagens longas, quando se prevê que o motor esteja um longo período em carga.
Há também o mito que certas marcas vendem gasóleo de baixa qualidade. Não posso garantir que isso é mentira ou não para todas as marcas mais esquisitas, mas relativamente aos conhecidos postos do Jumbo, posso te garantir que muitas vezes (para não dizer sempre) são abastecidos pela BP ou pela a Galp (versões dos combustíveis "simples" - nã0 aditivados, claro).

FM

FM
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Serem abastecidas pela BP ou GALP não quer dizer mesmo nada, o importante é o que vem lá dentro, agora uma coisa será certa, se aditivada é cara por algum motivo será.

joao_css


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Bem eu ja te disse tudo o que tinha a dizer no meu por isso não digo mais nada ahahahah tou a brincar, como ja disse neste e noutros foruns, e ja falei com malta amiga incluindo quem faz analises a combustiveis (nada de analises deco e merdas assim) analises a serio cientificas para teses de doutoramentos e mestrados... o combustível importa sim... e cada vez mais com motores de baixa cilindrada e super maricas... os aditivos vão desde simples inibidores de espuma a partículas mais avançadas como ajuda a queima nas DPF lubrificação de partes mecânicas e inibidores de humidades/secantes entre elas tambem estão algumas que tem por fim aumento da expansão de gases. isto varia de marca para marca. o que eles me dizem é que não se deve meter so destes combustiveis porque devido a certos aditivos tambem pode dar bronca no que toca a parte da alimentação, tubagens etc... mas sim influenciam nos consumos e na performance de alguns veiculos. e não os combustiveis das bombas do jumbo tecnicamente não são diferentes... o que ja se notou em estudos é o grau de "impuresas" destes combustiveis, eles vem dos mesmos sitios dos outros mas são mais baratos não porque compram em grande quantidade mas sim porque geralmente são os resticios dos depositos, mas calma esses combustiveis não vão so pro jumbo e pro pingo etc... vão pra mais bombas ate de marcas normais... so pra dar um exemplo sei duma da BP que montes de malta teve queixas que o gasoleo atrofiou os injectores dos seus veiculos e ganharam o caso em tribunal... o que o jumbo faz é ter menos margem de lucro e são transparentes dizem logo que os seus combustiveis são simples e sem aditivos...

joao_css


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ah e como ja te disse com essa sapata e normal fazeres mais consumos que eu. voute dar o exemplo pratico, tive 2 grande puntos os 2 com motor 1.3mtj de 90 cavalos, o ultimo era o sport com pneu 205 45 17 0o outro era versão normal com pneu 185 55 15. num fazia 4.7 no outro 5.3, maneira de conduizir igual, percursos iguais etc...

FM

FM
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João-css obrigado pela informação dá para entender que és entendido no assunto-mas quero-te dizer uma coisa, espero que o não leves a mal, mas nem tudo o que reluz é oiro.

Quico


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Depende tudo do sistema de injecção.

Por exemplo: o meu antigo Leon (com o "velho" motor 1.9 diesel da VW, com sistema de injecção "à moda antiga") bebia de tudo sem se queixar. Até óleo de fritar batatas, se eu quisesse. Laughing (Ainda por cima sem filtro de partículas...)

Agora os sistemas de injecção mais modernos, dos que são aplicados nos actuais motores Diesel pequenos, são ultra sensíveis. A título de exemplo: os furos dos injectores, por onde sai o combustível, são tão finos (capilares) que não se consegue ver a olho nu. Aí, acredito que seja útil a utilização periódica de combustível aditivado.



Última edição por Quico em Qui 15 Set 2016, 17:01, editado 1 vez(es)

joao_css


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FM não sou entendido, tenho e malta amiga entendida e que trabalha na area e mesmo na fonte... Sines... eu sei que nem tudo o que reluz é oiro, e posso te dizer que ja reclamei numa das bombas repsol aqui em setubal porque ao meter repsol 10+ fez espuma pra cacete e disparou cedo de mais... quando comecei a argumentar com o senhor dono ou gerente ou o que era, foi ver o que se passava, e o que se passava era que tinham enchido aquele deposito com gasóleo normal... quem não sabe é comido, quem sabe so é comido quando quer...

os common rail de baixa cilindrada são muito picuinhas

ja agora mais uma informação que muitos ja devem de saber, neste momento quando metem gasoleo este ja tem uma percentagem do chamado bio diesel, e no caso da gasolina, etanol... percentagens e que ja não me lembro bem mas penso que sejam 10% num e 6% noutro.

joao_css


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e eu tambem aqui por setubal, vou continar a por repsol porque com os descontos que tenho o gasoleo normal fica 3ct mais barato que no jumbo e o 10+ fica ou ao mesmo preço ou 1 ct mais caro... que nas do jumbo

Quico


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Ponto da situação (uns dias atrasado):

No último depósito os consumos encaminhavam-se para ser na casa dos 5,2-5,3L/100km (recordando que com o primeiro depósito fez um consumo médio de 5,6L/100km). No entanto, surgiram dois problemas:

- Algum dia ia acontecer: surgiu-me uma situação pessoal em que tive que fazer uma viagem (40km), digamos... "a abrir", sem olhar a consumos. (Diga-se de passagem que, ao contrário do que esperava, o carro portou-se muito bem; mesmo o motor, sendo "fraquinho", quando bem puxado e usando toda a amplitude que uma caixa de 6 velocidades permite, acabou por me surpreender. Muito bem! Very Happy  Mas, convenhamos: o carro tem "estrutura" para um motor bem mais potente! Wink  ).
- Tive que fazer umas viagem com o carro cheio de gente (mas isto faz parte de uma utilização "normal", certo? Wink ).

Daí que no final, o mostrador indicou 5,4L/100km. Feitas as contas à quantidade de combustivel colocado (Galp Evologic) o consumo foi 5,468L/100km. Este acerto entre os dois valores tem-me impressionado: em experiências anteriores, não era raro o computador de bordo ser 2, 3 ou até 4 décimas de L/100km mais optimista que o consumo que na realidade se verificava. Mais um ponto a favor da Kia. Wink

Entretanto, voltei a atestar o carro, mas desta vez... tcham! tcham! ...com Prio Top Diesel! Embarassed  (Foi o primeiro posto que me apareceu. Atenção: não é diesel simples; é o aditivado da marca).

Primeiras impressões: Para já, e embora o consumo médio tivesse disparado no início para 6,4L/100km (o que me assustou mas deveu-se a mais uma das tais situações com carro cheio de malta) ele tem vindo a baixar muito, estando neste momento nos 5,1L/100km (!) - consumo médio deste depósito. No entanto, (chamem-me cismático ou picuinhas, mas...) parece-me que o motor ficou mais ruidoso; sobretudo a frio. Tenho a impressão que ouço com mais intensidade aquele "taka-taka-taka-taka" a baixa rotação dos motores diesel, coisa que no início quase nem notei. Mas pode ser cisma minha... Embarassed ... a ver vamos.

Ceed72

Ceed72
Administrador
Quico escreveu: tive que fazer uma viagem (40km), digamos... "a abrir", sem olhar a consumos. (Diga-se de passagem que, ao contrário do que esperava, o carro portou-se muito bem; mesmo o motor, sendo "fraquinho", quando bem puxado...

No entanto, (chamem-me cismático ou picuinhas, mas...) parece-me que o motor ficou mais ruidoso; sobretudo a frio. Tenho a impressão que ouço com mais intensidade aquele "taka-taka-taka-taka" a baixa rotação dos motores diesel, coisa que no início quase nem notei. Mas pode ser cisma minha... Embarassed ... a ver vamos.

Está a soltar-se Very Happy e tu podes estar agora mais atento ao motor e estranhas, a frio o carro faz sempre mais "taka taka" a lubrificação ainda não está consistente em todas as partes do motor e o óleo não atingiu a temperatura ideal de funcionamento.

Picuices Very Happy



Kia Rio 1.1 CRDi EX - Em busca do consumo anunciado VERS_O_1_400

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QMaia

QMaia
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Acabas-te de fazer a maior asneira de todas... meter Prio...
Não te metas em atalhos... mete combustível de jeito (Repsol Diesel 10), porque o que vais poupar com combustível barato vais depois gastar muito mais no arranjo do motor...
Depois ve os consumo que fazes com o Diesel 10  Wink

Um colega meu na Megáne dele por causa da Prio teve uma boa despesa e a carrinha nunca mais foi a mesma pale

Aproveito para dizer... sábado a noite, 22h, vai haver um encontro de carros em Leça no parque subterrâneo do Marshopping, queres aparecer? Até aproveitas para tirar duvidas e assim lol.



Última edição por QMaia em Sáb 24 Set 2016, 14:58, editado 1 vez(es)

Wared

Wared
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QMaia escreveu:Acabas-te de fazer a maior asneira de todas... meter Prio...
Não te metas em atalhos... mete combustível de jeito (Repsol Diesel 10), porque o que vais poupar com combustível barato vais depois gastar muito mais no arranjo do motor...
Depois ve os consumo que fazes com o Diesel 10  Wink

Um colega meu na Megáne dele por causa da Prio teve uma boa despesa e a carrinha nunca mais foi a mesma pale


Não vás por aí. Há cerca de 2 anos que meto 99% de gasóleo prio num 1.6tdci e nunca tive problema nenhum, estive 4 anos a por depósito sim, depósito não, de gasóleo do Jumbo num 1.4 tdi e nunca tive problemas também. Já para não falar que esse tdi tinha mais 70% de potência e andava sempre a fundo, o que é certo é que ainda hoje aí anda a rolar com 2xxk km.

O ceed tem umas semanas e também só mete prio. (apenas meti um depósito numa espanhola um meio depósito na galp.)

Já para não falar que há uns meses atrás apareceram alguns carros com problemas de injecção depois de meterem gasóleo numa galp de braga.

Quanto aos "top diesel", realmente são melhores, isso não há dúvida mas será que compensam a diferença de 12 ou mais cêntimos para um low cost? (para quem não tem qualquer desconto, como é óbvio.)

Wared

Wared
Moderador global
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QMaia escreveu:Acabas-te de fazer a maior asneira de todas... meter Prio...
Não te metas em atalhos... mete combustível de jeito (Repsol Diesel 10), porque o que vais poupar com combustível barato vais depois gastar muito mais no arranjo do motor...
Depois ve os consumo que fazes com o Diesel 10  Wink

Um colega meu na Megáne dele por causa da Prio teve uma boa despesa e a carrinha nunca mais foi a mesma pale


Não vás por aí. Há cerca de 2 anos que meto 99% de gasóleo prio num 1.6tdci e nunca tive problema nenhum, estive 4 anos a por depósito sim, depósito não, de gasóleo do Jumbo num 1.4 tdi e nunca tive problemas também. Já para não falar que esse tdi tinha mais 70% de potência e andava sempre a fundo, o que é certo é que ainda hoje aí anda a rolar com 2xxk km.

O ceed tem umas semanas e também só mete prio. (apenas meti um depósito numa espanhola um meio depósito na galp.)

Já para não falar que há uns meses atrás apareceram alguns carros com problemas de injecção depois de meterem gasóleo numa galp de braga.

Quanto aos "top diesel", realmente são melhores, isso não há dúvida mas será que compensam a diferença de 12 ou mais cêntimos para um low cost? (para quem não tem qualquer desconto, como é óbvio.)

hertz

hertz
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Wared escreveu:
QMaia escreveu:Acabas-te de fazer a maior asneira de todas... meter Prio...
Não te metas em atalhos... mete combustível de jeito (Repsol Diesel 10), porque o que vais poupar com combustível barato vais depois gastar muito mais no arranjo do motor...
Depois ve os consumo que fazes com o Diesel 10  Wink

Um colega meu na Megáne dele por causa da Prio teve uma boa despesa e a carrinha nunca mais foi a mesma pale


Não vás por aí. Há cerca de 2 anos que meto 99% de gasóleo prio num 1.6tdci e nunca tive problema nenhum, estive 4 anos a por depósito sim, depósito não, de gasóleo do Jumbo num 1.4 tdi e nunca tive problemas também. Já para não falar que esse tdi tinha mais 70% de potência e andava sempre a fundo, o que é certo é que ainda hoje aí anda a rolar com 2xxk km.

O ceed tem umas semanas e também só mete prio. (apenas meti um depósito numa espanhola um meio depósito na galp.)

Já para não falar que há uns meses atrás apareceram alguns carros com problemas de injecção depois de meterem gasóleo numa galp de braga.

Quanto aos "top diesel", realmente são melhores, isso não há dúvida mas será que compensam a diferença de 12 ou mais cêntimos para um low cost? (para quem não tem qualquer desconto, como é óbvio.)
Metes aquele da Prio que vitaminado por eles?

Wared

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Exactamente. É o mais barato.

QMaia

QMaia
Administrador
Aqui na zona norte, tanto a Prio como a Galp não são aconselháveis... e o Jumbo também já deu uns problemas...

Eu metia BP, mas desde que começou a treta dos simples e aditivados, já nem sabia se metia o antigo normal ou o simples...Agora prefiro meter o Diesel 10 da Repsol ao fim de semana... fica ao preço do gasóleo normal...

Wared

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Pois assim vale a pena.

QMaia

QMaia
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Ah e ainda tenho desconto do cartão Norauto (basta comprar uma coisita e aderir, não tem custos)...

aclab

aclab
Moderador global
Moderador global
meto gasoleo do que tiver mais a mao e nunca tive problemas. e tive carros que foram vendidos comais de 400k

FrEaKZoIdE


Veterano
Alterno entre Repsol 10+ e Alves Bandeira Adiesel.

Quico


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Pronto! 3º deposito gasto: indicador assinalou uma média 4,9 L/100km Shocked . Ou seja, sempre a baixar. Se repararem, no último post assinalava 5,1! No entanto, continuou a cair e já nem contava que entrasse na casa dos 4,... mas já nos últimos quilómetros, lá apareceu o 4,9! Very Happy

Portanto Ceed72, é como dizes: cada vez o sinto mais solto.

Fazendo a contagem à mão, fez 690km com 35L, o que corresponde na realidade a 5,07 L/100km*. Praticamente o mesmo; nada mau.


Portanto, caro QMaia, se o Prio é mau, não se fez sentir no consumo. Mas, não te apoquentes: acabei de atestar com Repsol especial.  Wink  (Como só meto depois do carro entrar na reserva, é difícil apanhar o fim de semana. Só fui buscar 1,5€ de desconto do seguro Direct).

Um dia destes deixo-me de mariquices e experimento o do Jumbo...  What a Face ... e depois relato aqui.

Já agora: a reserva deste carro pareceu-me muito escassa. O indicador dizia que dava para 50 a 60 km (foi variando, penso que com o histórico do consumo), o que me parece muito pouco. Estava habituado a 80-100km. Mas... enfim!

P.S. - Esqueci-me de indicar uma coisa que pode ser importante para o consumo: grande parte do depósito foi consumido com o ar condicionado desligado!

________________________
* - Para quem não perceber como faço esta contagem, é assim: mal acende a luz da reserva, ponho um dos contadores de kms a 0, (assim como o medidor de consumo médio). Procuro depois anotar a quantidade de combustível que meti; geralmente 35L que é a capacidade nominal deste depósito. Desta forma, quando a luz da reserva voltar a acender, tomo nota do número de kms percorrido. Temos assim a "garantia" que foram consumidos para o número de kms contados os tais 35 L (ou o valor introduzido). Isto, claro, admitindo que a reserva acende no mesmo nível do depósito, com uma precisão que seja aceitável.



Última edição por Quico em Qui 29 Set 2016, 10:09, editado 1 vez(es)

joao_css


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bem quanto aos consumos ta a ficar pelos que te disse, eu estes ultimos dias tenho apertado com o meu e apareceu 4.6, ao chegar a casa hoje cai pros 4.5 lolol.
quanto ao consumo pelo menos pela logica pra mim é mais chegas a bomba, atestas, ves litros que entrou, que por vezes pode variar de deposito pra deposito. depois vais ao odometro e ves os km percorridos e voila, tipo geralmente eu faço 840-870km e meto 37-38l. depois faço 37/840 ou 38/860 que da qualquer coisa como 0,044... o que da 4.4l/100

quanto ao deposito acho que no manual diz que é 37 uteis mais 4 de reserva, se não estou em erro.

Quico


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joao_css escreveu:bem quanto aos consumos ta a ficar pelos que te disse, eu estes ultimos dias tenho apertado com o meu e apareceu 4.6, ao chegar a casa hoje cai pros 4.5 lolol.
quanto ao consumo pelo menos pela logica pra mim é mais chegas a bomba, atestas, ves litros que entrou, que por vezes pode variar de deposito pra deposito. depois vais ao odometro e ves os km percorridos e voila, tipo geralmente eu faço 840-870km e meto 37-38l. depois faço 37/840 ou 38/860 que da qualquer coisa como 0,044... o que da 4.4l/100

quanto ao deposito acho que no manual diz que é 37 uteis mais 4 de reserva, se não estou em erro.

:LIKE:

...sim! até porque, repara, se quando o depósito ia a meio marcava uma média de 5,1-5,2 e depois ainda desceu mais é porque o segundo meio depósito foi feito na casa dos 4,7-4,8, no máximo.

Wared

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Quico escreveu:
________________________
* - Para quem não perceber como faço esta contagem, é assim: mal acende a luz da reserva, ponho um dos contadores de kms a 0, (assim como o medidor de consumo médio). Procuro depois anotar a quantidade de combustível que meti; geralmente 35L que é a capacidade nominal deste depósito. Desta forma, quando a luz da reserva voltar a acender, tomo nota do número de kms percorrido. Temos assim a "garantia" que foram consumidos para o número de kms contados os tais 35 L (ou o valor introduzido). Isto, claro, admitindo que a reserva acende no mesmo nível do depósito, com uma precisão que seja aceitável.

Também faço as contas assim.

Mcst97

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Usem a aplicação Drivvo. É muito completa e escusam de andar com contas Wink

Quico


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Não há para iPhone...

Mcst97

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Quico escreveu:Não há para iPhone...

Deve haver algo do género Rolling Eyes

Quico


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Finalmente descobri como as marcas conseguem os consumos que anunciam! Very Happy

OK! Estou a brincar... mas eu explico: respondendo ao desafio da KIA...



...resolvi ir dar uma volta para o Alto Minho com a familia no feriado.

Acabei por terminar o depósito durante esse passeio. Como não tive grande preocupação com consumos tinha o consumo na casa dos 5,0 L/100km, mas na fase final subiu e acabei por terminar o depósito na média de 5,1 L/100km.
Isto porque o carro estava a portar-se muito bem e entusiasmei-me na auto-estrada. Está cada vez mais solto e subidas em que dantes aninhava, agora mantém-se firme em 6ª (claro que em subidas de grande declive, não há hipótese e tem que se reduzir para 5ª; ou até 4ª). Portanto, puxando forte pelo carro à medida que ia subindo para o Alto Minho (quem conhece a A28 ou a A3 lá para cima, sabe do que estou a falar) o consumo tinha de subir.

Portanto cheguei a Paredes de Coura com o depósito a entrar na reserva. Como descrevi há uns dias, coloquei a contagem a zero (kms e média de consumo) para depois atestar. E então, é aqui que a coisa se torna interessante: de Paredes de Coura, sigo em direcção a Moledo, passando por Covas e Vilar de Mouros (cerca de 40kms, apanhando a antiga classificativa de Vilar de Mouros). A estrada, apesar de sinuosa é, em grande parte, a descer!!! (~600m para 0 - nível do mar). Por isso, resolvi fazer a experiência: ir com cuidado e suavidade a ver até onde aguentava o consumo médio... Resultado!....Cham, cham, cham!!!!

3,3 L/100km!!!! ao chegar a Moledo! Shocked Shocked Shocked

Ou seja: digam em quanto querem o consumo, que eu arranjo um percurso para o obter Laughing

Enfim!... Eu sei que há normas, claro! mas de qualquer forma fiquei com uma percepção muito clara da "relatividade" destes valores.

Prosseguindo: claro que depois continuei viagem, e quando cheguei a casa consumo médio já estava nos 4,3 L/100km. Tudo bem!

Desde esse dia, tenho usado o carro no meu dia a dia e já fiz mais de 200kms desde Paredes de Coura. Neste momento, a média já vai nos 4,5 L/100km, e é provável que continue a subir até ao final do depósito, mas espero que seja abaixo dos 5 L/100km.
Uma coisa que reparei é que o meu percurso de dia a dia, em comparação com um percurso de viagem ou passeio como o deste feriado, envolve imensos "pára-arranca" (semáforos, rotundas, engarrafamentos, etc...) o que é demolidor para os consumos. Por isso, se calhar, ter consumos nos 4,9-5,2 L/100km já será excelente. Mas vou continuar a ir registando aqui a evolução da coisa.

Até breve!

P.S. - Continuo a ouvir, talvez com mais intensidade, o "takatakataka" típico do motor diesel a baixa rotação, quando o carro está frio. Será que é normal e eu é que sou paranoico? Ou deveria levar à oficina para perguntar? Embarassed

QMaia

QMaia
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Quico escreveu:[size=18][b]

P.S. - Continuo a ouvir, talvez com mais intensidade, o "takatakataka" típico do motor diesel a baixa rotação, quando o carro está frio. Será que é normal e eu é que sou paranoico? Ou deveria levar à oficina para perguntar? Embarassed

Tens visto o nível do óleo? Que combustível andas a usar?

Quico


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QMaia escreveu:
Tens visto o nível do óleo? Que combustível andas a usar?

Sim! Está bem.
Repsol Diesel e+ neste e no último depósito.
Mas, repara: se calhar sou mesmo eu; a minha mulher e os meus amigos acham que eu estou a cismar. Aliás, gabam o silêncio do carro quando andam nele. Wink

bnunow


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Os consumos homologados são feitos em condições muito especificas e diferentes das reais.

A descer todos os santos ajudam Smile

No outro dia fiz uma experiencia parecida com a tua em AE só que não era a descer, durante 10 km mas a media ficou em mais 10 l/100 que a tua Very Happy

Quico


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Fim do depósito: Média indicada - 4,8 L/100km, Média calculada - 4,83 L/100km (35 L para 725 km).

O carro já vai quase com 3400 km.

Novo depósito: reabasteci com Galp Evologic (Diesel); decidi deixar de "paneleirices" e de apanhar secas. Vou deixar de olhar para o consumo. Vou conduzir descontraidamente, como sempre conduzi, ou seja, acelerar se houver condições mas sem fazer disparates (do tipo "acelerar para travar 100m à frente"). Vamos lá ver como fica.

Ceed72

Ceed72
Administrador
Quico escreveu:Fim do depósito: Média indicada - 4,8 L/100km, Média calculada - 4,83 L/100km (35 L para 725 km).

O carro já vai quase com 3400 km.

Novo depósito: reabasteci com Galp Evologic (Diesel); decidi deixar de "paneleirices" e de apanhar secas. Vou deixar de olhar para o consumo. Vou conduzir descontraidamente, como sempre conduzi, ou seja, acelerar se houver condições mas sem fazer disparates (do tipo "acelerar para travar 100m à frente"). Vamos lá ver como fica.
Agora que já viste o potencial...podes soltar ainda mais o bichinho Very Happy



Kia Rio 1.1 CRDi EX - Em busca do consumo anunciado VERS_O_1_400

Garagem de Imagens
https://kiaclube.forumeiros.com/forum

Quico


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Ceed72 escreveu:
Agora que já viste o potencial...podes soltar ainda mais o bichinho Very Happy

Wink Laughing

QMaia

QMaia
Administrador
Ceed72 escreveu:
Quico escreveu:Fim do depósito: Média indicada - 4,8 L/100km, Média calculada - 4,83 L/100km (35 L para 725 km).

O carro já vai quase com 3400 km.

Novo depósito: reabasteci com Galp Evologic (Diesel); decidi deixar de "paneleirices" e de apanhar secas. Vou deixar de olhar para o consumo. Vou conduzir descontraidamente, como sempre conduzi, ou seja, acelerar se houver condições mas sem fazer disparates (do tipo "acelerar para travar 100m à frente"). Vamos lá ver como fica.
Agora que já viste o potencial...podes soltar ainda mais o bichinho Very Happy

Mas tem que ser com cuidado que a N13 ultimamente anda cheia de radares e OS's Evil or Very Mad

Ceed72

Ceed72
Administrador
Feliz aniversário bom alien Idea



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Quico


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Ceed72 escreveu:Feliz aniversário bom alien  Idea

Obrigado! Cool


Já não escrevia aqui há uns tempos. Aproveito para fazer um ponto da situação, postando algumas notas relativamente ao consumo:


  • Neste momento, em estrada aberta, sem grandes subidas ou descidas, tornou-se fácil fazer médias na casa do 4,6 - 4,7 L/100km. (Exemplo de percurso onde tirei essa conclusão: estrada Viana do Castelo - Ponte de Lima (margem sul) ). Até diria que não é preciso adormecer os acompanhantes para conseguir isso; a velocidades na casa dos 70-100 km/h numa estrada destas consegue-se estes consumos. O que é preciso é que não haja grandes quebras de ritmo. O que me leva para o seguinte ponto...

  • No entanto, há estradas/percursos em que é impossível fazer 2 ou 3 km sem que apareça um semáforo, uma passadeira, uma rotunda, uma mudança de direcção, um molengão que no obriga a travar. Para mal dos meus pecados, faço uma estrada assim todos os dias: a N13 entre Vila do Conde e o Porto. Aí, consumos abaixo dos 5 L/100km são para esquecer. Na prática, trata-se de um percurso quase citadino. Diria que consumos na ordem dos 5,2 L/100km serão, por isso, muito bons, e conseguem-se neste carro sem dificuldade.

  • Em auto estrada, das duas uma: ou estamos dispostos a ser o tó-tó da estrada a rodar entre os 90-100 km/h, e - aí sim - a media ficará nos 4,7-4,9 L/100km), ou então, indo para os 120 km/h ou mais os consumos andarão entre os 5,0 e os 5,4 L/100km) dependendo da topografia e peso do pé.

  • Consumos como os anunciados? Claro! Digam quando querem, e arranjarei uma estrada para isso. Como já disse, é possível encontrar percursos muito planos ou muitos quilómetros a descer, onde se consegue sem dificuldade médias na casa dos 3,5-3,8 L/100km. Até já fiz uma descida da serra da Peneda, em que cheguei ao Soajo com uma média de 2,5 L/100km!. Mas estamos a falar de coisas irrealistas, i.e., não vão acontecer no dia-a-dia.

  • Combustíveis: não notei grandes diferenças. Utilizei muito poucas vezes gasóleo simples (acho que apenas um depósito até agora; da Galp), e pelo sim, pelo não, recomendo que se utilize aditivado. O gasóleo aditivado da Prio, não me pareceu mau (e foi com ele que consegui uma das minhas melhores médias), e é muito barato.



E, para já, é isto!

Até breve! Wink

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