1 Kia Rio 1.5 CRDi EX (110cv) Ter 29 Jun 2010, 23:48
mapob
Membro
Boa noite a todos,
Antes de mais, peço desculpa a todo o forum por só agora estar a corresponder ao desafio que me foi lançado aquando da minha apresentação. Pois, como na oportunidade foi referido, a verdade é que este é um carro digamos "raro" encontrar na estrada.
Bom, começando pelo início, refiro que o meu é a versão EX e conta com muitos extras. Estamos a falar de um automóvel de Agosto de 2007. Tem neste momento cerca de 62000Km e até ao momento tem sido uma verdadeira "cesta de mão" onde o que é preciso é apenas mudar óleo e filtros e colocar mais gasóleo
Posso dizer que é um carro com um comportamento fantástico, que apesar de ter apenas 1500cc e a quinta velocidade, fico com a idéia que os 110CV teriam muito mais para dar se existisse a 6ª velocidade, à imagem do que se passa com o Cee'd. Tem um binário fantástico, e o turbo começa a dar o ar da sua graça por volta das 1700 RPM. No interior, não vou mentir que ostenta um pouco de plásticos a mais mas a sua qualidade de construção (apesar de longe da do Cee'd) não é assim tão má. Ruídos parasitas, sim existem apenas em estradas, por exemplo, de paralelos. No entanto, a minha versão apresenta tudo o que um automóvel deve ter. Desde os 6 airbags, AC Aut., 4 vidros eléctricos, ABS, etc etc.. Relativamente ao comportamento em estrada, ouvi ainda antes de o comprar que era mau a curvar, e que adornava e isto e aquilo... Meus amigos, estou a ser o mais sincero possível e tudo isso não passam de blasfémias... Adorna, sim, mas de igual forma aos das outras marcas, foge, sim, da mesma forma que um M3 fugirá quando se vai para além dos limites, direcção imprecisa, completamente errado - talvez um pouco leve de mais a alta velocidade mas imprecisão nunca!!! Ponto muito forte: a travagem - os 4 discos nas rodas, ventilados à frente, passam enorme segurança quando se precisa de travar.
Bom, como nem tudo podem ser boas coisas, na minha opinião o único ponto fraco passa quase em exclusivo pelo seu consumo... Bom, mas antes de me alongar tenho de recordar que é um 1500 com 110cv e que quando puxado a sério patina-se todo em 2ª. Assim, a andar normalmente fará entre os 6 e os 6,2L/100Km consumo combinado. Se andarmos a apertar um pouco com ele, facilmente se atira para os 7 - 7,5L/100Km. Mas o que mais detesto, e que já referi, é a falta da 6ª... Sim, porque em autoestrada ali na casa dos 130Km/h apresenta um consumo de cerca de 6 litros... Sim, sei perfeitamente que não deixa de ser um 1500, mas mesmo assim julgo ser um pouco de mais.
Velocidades... Bom, meus amigos LOL Tenho 2 grandes amigos... Um deles com um Cee'd 115CV e outro com uma megané de 105CV.. Para não ferir susceptibilidades à malta dos Cee'd (maioria LOL) posso apenas dizer que nunca nenhum deles se vai embora... E não seria exagero que no arranque ficam ambos para trás.. Sim, eu sei que o meu é o mais leve dos 3 Ponto fraco, dá 195Km/h (ponteiro) quer seja em terreno plano ou a descer é a mesma coisa.. Aí sim, vão os 2 embora LOL... Mas meus caros, posso dizer-vos que sem se dar por ela, rapidamente estamos numa AE a 160Km/h, num piscar de olhos.
E pronto, para não me alongar mais ainda, na minha opinião é um excelente carro, remetido à sua honestidade e ao seu próprio espaço, até hoje nunca me deu problema algum. É como vos disse inicialmente, fazer a manutenção de 15000 em 15000, colocar gasóleo e andar.
Obrigado e boas curvas a todos.
Antes de mais, peço desculpa a todo o forum por só agora estar a corresponder ao desafio que me foi lançado aquando da minha apresentação. Pois, como na oportunidade foi referido, a verdade é que este é um carro digamos "raro" encontrar na estrada.
Bom, começando pelo início, refiro que o meu é a versão EX e conta com muitos extras. Estamos a falar de um automóvel de Agosto de 2007. Tem neste momento cerca de 62000Km e até ao momento tem sido uma verdadeira "cesta de mão" onde o que é preciso é apenas mudar óleo e filtros e colocar mais gasóleo
Posso dizer que é um carro com um comportamento fantástico, que apesar de ter apenas 1500cc e a quinta velocidade, fico com a idéia que os 110CV teriam muito mais para dar se existisse a 6ª velocidade, à imagem do que se passa com o Cee'd. Tem um binário fantástico, e o turbo começa a dar o ar da sua graça por volta das 1700 RPM. No interior, não vou mentir que ostenta um pouco de plásticos a mais mas a sua qualidade de construção (apesar de longe da do Cee'd) não é assim tão má. Ruídos parasitas, sim existem apenas em estradas, por exemplo, de paralelos. No entanto, a minha versão apresenta tudo o que um automóvel deve ter. Desde os 6 airbags, AC Aut., 4 vidros eléctricos, ABS, etc etc.. Relativamente ao comportamento em estrada, ouvi ainda antes de o comprar que era mau a curvar, e que adornava e isto e aquilo... Meus amigos, estou a ser o mais sincero possível e tudo isso não passam de blasfémias... Adorna, sim, mas de igual forma aos das outras marcas, foge, sim, da mesma forma que um M3 fugirá quando se vai para além dos limites, direcção imprecisa, completamente errado - talvez um pouco leve de mais a alta velocidade mas imprecisão nunca!!! Ponto muito forte: a travagem - os 4 discos nas rodas, ventilados à frente, passam enorme segurança quando se precisa de travar.
Bom, como nem tudo podem ser boas coisas, na minha opinião o único ponto fraco passa quase em exclusivo pelo seu consumo... Bom, mas antes de me alongar tenho de recordar que é um 1500 com 110cv e que quando puxado a sério patina-se todo em 2ª. Assim, a andar normalmente fará entre os 6 e os 6,2L/100Km consumo combinado. Se andarmos a apertar um pouco com ele, facilmente se atira para os 7 - 7,5L/100Km. Mas o que mais detesto, e que já referi, é a falta da 6ª... Sim, porque em autoestrada ali na casa dos 130Km/h apresenta um consumo de cerca de 6 litros... Sim, sei perfeitamente que não deixa de ser um 1500, mas mesmo assim julgo ser um pouco de mais.
Velocidades... Bom, meus amigos LOL Tenho 2 grandes amigos... Um deles com um Cee'd 115CV e outro com uma megané de 105CV.. Para não ferir susceptibilidades à malta dos Cee'd (maioria LOL) posso apenas dizer que nunca nenhum deles se vai embora... E não seria exagero que no arranque ficam ambos para trás.. Sim, eu sei que o meu é o mais leve dos 3 Ponto fraco, dá 195Km/h (ponteiro) quer seja em terreno plano ou a descer é a mesma coisa.. Aí sim, vão os 2 embora LOL... Mas meus caros, posso dizer-vos que sem se dar por ela, rapidamente estamos numa AE a 160Km/h, num piscar de olhos.
E pronto, para não me alongar mais ainda, na minha opinião é um excelente carro, remetido à sua honestidade e ao seu próprio espaço, até hoje nunca me deu problema algum. É como vos disse inicialmente, fazer a manutenção de 15000 em 15000, colocar gasóleo e andar.
Obrigado e boas curvas a todos.