101 Re: KIA Cee'd SW 1.6 CRDi 128CV TX Dom 20 Nov 2011, 12:25
rogerAjacto
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As última imagens antes da troca pela i40.
KIA Cee'd SW 1.6 CRDi 128CV TX
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joaolopes10 escreveu:Quero ver a I40!
rogerAjacto escreveu:joaolopes10 escreveu:Quero ver a I40!
Eu já a vi no parque. Para a semana vem a matricula e no fim de semana tiro as fotos a carrinha.
Paulo Goulart escreveu:Parabéns!
PS: Está calor aí mais a norte...
Paulo Goulart escreveu:Muito bem. É espectacular. Conseguirá a Kia, desta vez, fazer uma carro/SW mais bonito(a)?
Ainda não tinha visto a carrinha, apenas o 4 portas (que é lindo). Ainda assim, não sei. Se o Sportage é, na minha humilde opinião, mais bonito que o IX35, já acho a i40 (SW) mais bonita...pelo menos até ver uma Optima ao vivo...Mcst97 escreveu:Paulo Goulart escreveu:Muito bem. É espectacular. Conseguirá a Kia, desta vez, fazer uma carro/SW mais bonito(a)?
Este será o modelo da KIA: http://www.thisweekinmotors.com/2012-kia-optima-magentis-sporty-wagon-rendered/
Paulo Goulart escreveu:Ainda não tinha visto a carrinha, apenas o 4 portas (que é lindo). Ainda assim, não sei. Se o Sportage é, na minha humilde opinião, mais bonito que o IX35, já acho a i40 (SW) mais bonita...pelo menos até ver uma Optima ao vivo...Mcst97 escreveu:Paulo Goulart escreveu:Muito bem. É espectacular. Conseguirá a Kia, desta vez, fazer uma carro/SW mais bonito(a)?
Este será o modelo da KIA: http://www.thisweekinmotors.com/2012-kia-optima-magentis-sporty-wagon-rendered/
Com esta crise, é certo...joaolopes10 escreveu:Paulo Goulart escreveu:Ainda não tinha visto a carrinha, apenas o 4 portas (que é lindo). Ainda assim, não sei. Se o Sportage é, na minha humilde opinião, mais bonito que o IX35, já acho a i40 (SW) mais bonita...pelo menos até ver uma Optima ao vivo...Mcst97 escreveu:Paulo Goulart escreveu:Muito bem. É espectacular. Conseguirá a Kia, desta vez, fazer uma carro/SW mais bonito(a)?
Este será o modelo da KIA: http://www.thisweekinmotors.com/2012-kia-optima-magentis-sporty-wagon-rendered/
Mas Optima não vamos ter no nosso mercado....
Com esta crise, também é certo que não (em volume absoluto), mas não me admiro que o Grupo possa subir bastante na quota de mercado, tendo em conta a pancada que todas as marcas levarão. Aposto que vamos para números dos anos 80, (muito) menos de 100.000 carros novos...joaolopes10 escreveu:Tá linda a carrinha!
Vai ter muita venda certamente! =D
joaolopes10 escreveu:Paulo Goulart escreveu:Ainda não tinha visto a carrinha, apenas o 4 portas (que é lindo). Ainda assim, não sei. Se o Sportage é, na minha humilde opinião, mais bonito que o IX35, já acho a i40 (SW) mais bonita...pelo menos até ver uma Optima ao vivo...Mcst97 escreveu:Paulo Goulart escreveu:Muito bem. É espectacular. Conseguirá a Kia, desta vez, fazer uma carro/SW mais bonito(a)?
Este será o modelo da KIA: http://www.thisweekinmotors.com/2012-kia-optima-magentis-sporty-wagon-rendered/
Mas Optima não vamos ter no nosso mercado....
joaolopes10 escreveu:Kia Cee'd versão ICE Cube! eheheh
rogerAjacto escreveu:
rogerAjacto escreveu:Bónus
tiago escreveu:1.6 128cv acho que vem todos com filtro de partículas e esse óleo não é indicado para carros com esse filtro.
Sou o dono de uma KIA Cee'd SW 1.6 CRDi 128CV TX adquirida nova em Fevereiro de 2011.
No dia 31 de Março de 2012 realizei a revisão dos 30.000km.
Não pude deixar de notar que me colocaram o oleo Shell Helix Diesel HX7 10W-40.
Após chegar a casa pude investigar que o óleo não consta na lista de viscosidades aceites pela Kia e que vem no manual, e mais grave que isso, não cumpre a norma ACEA C3.
Esta norma está relacionada com o filtro de particulas e como tal, um óleo que não a cumpra põe em risco a duração do mesmo.
O óleo certo será o Shell Helix Diesel Ultra 5W-30.
Contactei o concessionário oficial Kia onde adquiri a carrinha e onde fiz a revisão e foi-me dito que a colocação do Shell Helix Diesel HX7 10W-40 foi uma ordem da Kia Portugal.
Já enviei 2 email para a Kia Portugal e não obtive resposta de nenhum tipo.
Necessito de saber o quanto antes o porque do uso deste oleo em motores com filtro de particulas e como vamos resolver o meu problema.
Cumprimentos.
Acusamos a recepção do seu e-mail o qual mereceu a nossa melhor atenção.
Relativamente ao exposto, toda a informação sobre as especificações do Óleo para o motor, consta do seu Manual de Proprietário, na secção 8.
Adicionalmente, podemos informar que a recomendação da Kia Portugal para as características do nosso mercado e clima, são a utilização de um Óleo Semi sintético, com índice de viscosidade 10W-40, que cumpra a norma API CH-4 ou ACEA B4.
No entanto, as especificações dos óleos utilizados pela rede de Concessionários podem variar um pouco no que diz respeito aos índices de viscosidade, em virtude da disponibilidade da marca de lubrificantes com que trabalham, salvaguardando o cumprimento da especificação API ou ACEA.
Para mais informações, por favor contacte o seu Concessionário.
Os melhores cumprimentos,
Gabinete de Apoio ao Cliente
Bom Dia.
Obrigado peça resposta mas infelizmente não satisfaz as minhas questões.
Em anexo está um scan do manual e como se pode ver existem 2 questões importantes.
Primeira:
Para uma manutenção normal de 30.000km, que é o que a minha carrinha faz, óleo recomendado é o 5W-30/40 ou 0W30/40.
Não é o 10W-40, muito menos semi sintéctico. Não existe mais nenhuma marca no mercado com motores turbo diesel e com filtro de particula que recomende esta graduação.
Segunda:
O oleo 10W-40 não cumpre a norma ACEA C3 que é especifica para o meu motor devido ao filtro de particulas. Mais uma vez o 10W-40 não cumpre essa norma, logo pondo em causa o filtro de particula, algo que pode originar custos elevados.
Eu já entrei em contacto com o concessionário e o óleo que estão a colocar é o recomendado pela Kia Portugal. Se a Kia Portugal está a recomendar o óleo errado a MCoutinho Centro não vai fazer nada para resolver a minha situação.
Não sei o que posso escrever mais e que mais provas posso apresentar para chegarem a conclusão que o óleo recomendado está errado segundo o manual da Kia Motors.
Cumprimentos,
Como referido anteriormente, as especificações apresentadas no manual de proprietário são generalistas para os vários mercados, os quais apresentam questões climatéricas distintas. Para o nosso mercado, a Kia Portugal recomenda, para a sua viatura, a utilização de um lubrificante que cumpra no mínimo a norma ACEA B4, sendo por esse motivo, o lubrificante utilizado na nossa rede de reparadores. Assim sendo, não se trata de um engano de análise e a opção pela aplicação deste lubrificante não compromete os órgãos da sua viatura. Reforçamos que a sua viatura possui 7 anos de garantia, a garantia mais extensa do mercado, desde que seja seguido o plano de manutenção preconizado.
Contudo, se desejar, na próxima revisão poderá solicitar ao concessionário a aplicação do óleo que indicar, desde que este cumpra as especificações mínimas, ou seja, a norma ACEA B4.
Sem outro assunto de momento, enviamos os nossos melhores cumprimentos
Gabinete de Apoio ao Cliente
Boa Tarde.
A norma ACEA C3 foi desenvolvida em 2004 para motores com filtro de partículas que é o caso da minha carrinha e actualizada em 2007.
Como se pode consultar no site http://www.acea.be/ e no PDF da norma http://www.acea.be/images/uploads/pub/070308_ACEA_sequences_2007_LD_and_HD.pdf
os índices C foram criados para carros com tratamento de gases "Catalyst Compatible oils for Gasoline and Diesel engines with aftertreatment devices".
A C3 ("C3 Stable, stay-in-grade oil intended for use as catalyst compatible oil in vehicles with DPF and TWC in high performance car and light van diesel and gasoline engines. These oils will increase the DPF and TWC life.") é a pedida no Manual da Kia Motors para carros com motor 1.6 diesel e DPF.
A B4 como referem é uma norma antiga, que é pedida também no manual da Kia Motors para o 1.6 diesel sem DPF.
Como tal a B4 não se adequa para o motor que a minha carrinha tem. Esta norma em nada está relacionada com o nosso clima. Está relacionada com as partícula dos gases de escape quando se dá a queima do óleo e que prejudicam todos os componentes de tratamento de gases.
A garantia da Kia é uma das melhores do mercado, mas se o filtro de partículas me der problema após o fim da mesma, mesmo com factos, normas e dados a Kia não me vai ajudar com os custos da sua substituição.
Como tal, e como não quero ter problemas com a minha carrinha, vou ter que efectuar a mudança do óleo para o correcto, após ter feita a menos de 200km a revisão num concessionário da oficial da Kia, pagar tais custos, e na revisão dos 60.000km levar o óleo indicado para o concessionário.
Cumprimentos,
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