Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

vaz


Membro
Membro
Os meus agradecimentos pela forma simpática como aqui fui recebido.

Passo a falar do meu Kia Ceed  SCoupé eco Dynamics 1600 de 128Cv, comprado novo em Janeiro deste ano.

Gostaria porem de salientar que o meu carro anterior era um Golf 1.9 TDI de 115CV.

Quando decidi pela troca de viatura vi casualmente o Kia e gostei de imediato. Contactados dois concecionários da marca não consegui que me fosse facultada a possibilidade de um teste. No entanto vendo o carro em pormenor (num stand) e lendo no site da Kia , aquela bela frase : "Potente motor de 128cv", gostei e comprei.

Hoje o carro tem 3800km.
Li com atenção as duvidas e opiniões aqui expressas e verifico (ou estarei errado) que existe uma certa relutância em dizer por palavras simples mas claras e incisivas, o que se pensa do carro após alguma utilização. Perdoem se estou errado e se o estiver é porque algo me escapou.

Vou então enumerar o que de mau encontro neste automóvel, direi depois o que encontro de bom.

Comecemos pelo motor:
Com toda a sinceridade ponho desde já em duvidas que o mesmo debite 128CV. É lento, dificilmente (a não ser a descer) ultrapassa os 180Km/h. Exige que se mantenha uma rotação elevada para se conseguir uma média aceitável. Muito lento nas ultrapassagens. Uma caixa de velocidades com uma quinta e uma sexta que parecem não ter fim. Um consumo médio de 7,2 no mostrador e de 7,5 pelo enchimento do deposito em trajetos 80% de auto estrada sem ultrapassar os 120Km/h.
Em resumo: Motor muito lento e pouco económico. Dirão que é falta de rodagem ou falta de pratica.  Tive oito automóveis e nunca nenhum me surpreendeu a este nível, o simples golf de 115cv  era um "encanto" a entregar a potencia e com medias de consumo de 8 litros.
Com o Kia sinto-me dentro de um carro maravilhoso mas puxado por um motor que me envergonha.
Equipado com pneus Hankook 225/45R17. Não foi pensada a qualidade deste pneu nem tão pouco avaliado em termos de ruído de rolamento. Ruidosos e os "tais"128 cv tem dificuldades em os fazer rodar.

Luzes: Médios de cor amarelada de pouca potencia.

Luz de nevoeiro pouca ou nenhuma potencia.

É tudo o que de mau encontro para já nesta viatura. De bom:

Segurança, interior muito belo, boa posição de condução, acessórios para todos os gostos.
Em Resumo:
Que pena não ter motor. Não sou apologista de alterações á gestão do motor, mas que apetece lá isso apetece...

Obrigado e desculpem a minha forma de ser.
Nota: não consegui publicar as fotografias da viatura mesmo instalando o programa conforme aqui mencionam, irei continuar a tentar.

Mcst97

Mcst97
Membro
Membro
Ehehe, não faltam aqui criticas aos nossos carros Wink

No entanto entre as criticas, o elogios vão prevalecendo o que é bom sinal!!

As jantes de 17' são um erro neste carro, já o eram na versão anterior (já eu critico isso há muito tempo). Quanto aos consumos a Kia nunca foi dos carros mais económicos mas a realidade é que após rodagem costuma-se notar diferenças para melhor.

Quanto à potência do motor entendo o que dizes, porque os 1.9 TDI, são nervosos e sente-se a diferença. No entanto e por experiência própria a diferença está no esticão do arranque, em que KIA é bastante mais comedido.

Mas também neste ponto é tudo uma questão de hábito ao carro. Para além de que hoje em dia os escalonamento das caixas são feitos a pensar nos consumos e não na performance.
Antes de fazeres uma ultrapassagem eleva-lhe as rotações e motor nota-se.
Depois há outro ponto a ter em consideração que é o peso do Ceed, que aliado a umas patas grandes...

Quanto às luzes é só mudar Wink

Quanto às fotos utiliza o postimage.org

Ceed_Fan

Ceed_Fan
Moderador global
Moderador global
Boas!

grande descrição para inicio de DB. vais ver que com o tempo essas médias descem um pouco, porem o KIA nunca será grande referência em consumos.

eu por deposito faço sempre 5.5/6l com um misto de tudo e com algumas "brincadeiras" pelo meio para limpar carvão, e brincar com os 128 póneis  Very Happy
Em nacional facilmente se faz 4,3/5l.

Face aos Astra Cdti e Megas Dci (que habitualmente conduzo), o Crdi128 é o motor mais fantástico de todos, só o noto ligeiramente mais fraco em "altas" mas fora isso Crdi Rullez all the Way!

há tambem relatos em foruns estrangeiros, que o actual Crdi128 foi "capado" em prestações e reprises, de forma a tentar melhorar consumos e emissões, face ao "primeiro" Crdi128 que equipou os Ceed U2 Crdi128, como o meu e outros aqui do forum.

A parte boa é que não são conhecidos problemas de maior nos motores CRDI128, ao contrário de outras marcas, que desde EGR´s, Fap´s entupidos, Colectores, Borboletas e etc etc é um sem fim de problemas.

Temos sim alguns problemas "secundários" tipo os plásticos do interior serem frágeis, problema que na tua SW foi resolvido (a marca revelou estar atenta) para teres uma ideia alguns dos nossos Ceed ficam com as dedadas nos plasticos interiores,quase cada vez que se abre a porta, mas enfim!
E um outro famoso, o ISG (Start Stop) não funcionar bem, por acaso estou curioso a ver como se porta o ISG nesta nova versão da tua SW Wink

Pode ser que depois de uns milhares de Kms comeces a notar melhorias no comportamento.

Quanto às luzes, nada que não se resolva, senão conseguires mudar os médios, diz algo aqui no forum, que certamente terás ajuda Wink

*quanto às imagens aqui, faz o que disse o Mcaldas, postimage.org (copiar o link e está feito)

Mcst97

Mcst97
Membro
Membro
Só mais uma coisa, o calcanhar de aquiles detectado em quase todos os novos modelos do Ceed é o desgaste rápido das pastilhas dos travões nos Ceed que estão equipados com o travão de mão eléctrico. Fica atento a esse ponto.

vaz


Membro
Membro
Agradeço a vossa opinião é para isso mesmo que estes fóruns existem.
Mas se a tecnologia aplicada neste novos motores, assim como caixas elaboradas a pensar em economia, apenas poupam um litro em relação a um Golf com 15 anos, pobre desenvolvimento... e ainda por cima não tem a velocidade de ponta que devia ter um motor de 128. Nem tão pouco devia ser apelidado pelo fabricante de "potente motor", é um pouco entrar na publicidade enganosa.

Mas vou aguardar como os amigos dizem, pode ser que as coisas melhorem.

A Toyota em vários modelos fornecia um serviço de aumento de potencia sem perda da garantia dada. Será que a Kia não podia fazer o mesmo? é que fiquei triste quando alguém com a melhor das intenções me disse ter eu comprado um albatroz: Branco, Grande, mas lento....

Obrigado amigos pela vossa disponibilidade e opiniões preciosas
Um abraço e bom fim de semana

QMaia

QMaia
Administrador
Boas

Isso dos 128cv eu pelo menos na minha betoneira de 2T com pata de elefante nao tenho razão de queixa e costumo dar umas lições as vezes Rolling Eyes
Mas o meu é a primeira versão do 128cv com caixa de 5. onde uma sexta faz falta, mas também ja ouvi algumas vezes o pessoal a dizer que o 128cv mais recente é mais virado para a economia e conforto.
Mas também com o passar do tempo o motor costuma soltar-se um pouco... depois da 1 revisão já vais notar uma diferença...

Quanto as luzes é uma questão de mudar... as mais aconselháveis são as OSRAM Night Breaker Unlimited.
As luzes de nevoeiro... nada a fazer... sofro do mesmo problema, mas também muito raramente preciso das mesmas...

Quimceed

Quimceed
Membro
Membro
A tua opinião sobre o carro vai mudar com o tempo (digo eu)

O meu Kia tem o mesmo motor mas na versão SW (mais pesada), no inicio também notei alguma "moleza" face ao que esperava, mas depois tudo mudou. Very Happy

1º Nos primeiros Kms desconhecia que o acelerador tinha 2 escalões. Pensava eu que tinha o acelerador a bater no fundo mas existia ainda mais curso ao aplicar mais força (é feito assim para poupar combustível) Shocked

2º Como o motor era novo, tinha algum cuidado/receio de puxar por ele. Esse "puxar" foi feito de forma progressiva e com as regras antigas = levar o carro para AE e utilizar todos os regimes até atingir uma velocidade razoável, depois tirar o pé do acelerador e deixar perder velocidade até aos 40 Kms/h. Repetir o ciclo várias vezes mas sempre controlado, sem exageros e nunca pisar o red-line.

3º Descobri que o meu motor gosta mais de Galp

4º Assim que sai do stand fui logo ás bombas verificar a pressão dos pneus (não estava certa)

Embora se diga que os carros novos não precisam de rodagem pois todas as peças são fabricadas com baixas tolerâncias, eu faço sempre a minha rodagem, acho que vai haver sempre um desgaste/ajuste inicial e isso vai-se evidenciar no futuro e na durabilidade do motor. Certo é que, por volta dos 5000 Kms notei uma grande diferença face ao inicio, e o motor foi-se soltando aos poucos. Agora com 12000 Kms não tenho problema algum em atingir facilmente os 200 Kms/h, e dar algumas lições a carros equiparados.

Em relação à iluminação, também troquei as lâmpadas médios/máximos por umas Philips X-Tremevision, foram caras mas notei alguma diferença.

Neste momento o consumo está nos 6,5 Lts mas no inicio não baixava dos 7,3, isto contando que faço muito a travessia da ponte 25 de Abril em hora de ponta (para-arranca)

Outra coisa, digam o que disser, para mim o sistema ISG só o ligo quando o carro está quente e quando circulo em cidade em zonas que sei à partida que vou ter paragens longas. Isto de fazer vários arranques a frio, desligar por 2, 5 ou 10 segundos, desligar imediatamente o motor após um esforço, são situações que me podem fazer poupar uns cêntimos a curto prazo, mas quase de certeza que a longo prazo vou gastar mais...digo eu

Não sou muito entendido em mecânica, portanto, desculpem se disse alguma burrice, mas é o meu ponto de vista.
Wink

QMaia

QMaia
Administrador
1º È o o "Kickdown"...tenho amigos que ja experimentaram o carro e adoraram esse pequeno detalhe.

3º O meu adora BP e Repsol...

Essas lâmpadas, Xtreme Vision, pus no meu, mas tive que as tirar logo... como tenho óptica aberta, nao tenho projector, a luz fica muito dispersa e não ilumina nada.
Prefiro OSRAM...

Ceed72

Ceed72
Administrador
Viva

quimceed
não disseste nenhuma burrice e falaste da tua experiência, faço exatamente como tu na utilização do ISG, ligo-o quando acho que vai ser preciso e quando atinjo a temperatura ideal de funcionamento do motor (88a90º). Penso que as rodagens de fábrica são feitas em ambiente controlado e valem o que valem...

vaz
Penso ser normal passares por uma fase de habituação a novo carro, compreendo a comparação com a referência mais recente, o 1.9 tdi é conhecido pela sua entrega de potência generosa e mais imediata. Fizeste ou vinha com repro?

As luzes é de mudar, julgo que neste novo Ceed é mais fácil aceder às lâmpadas.

Concordo com o MCst97 o escalonamento é discutível para o gosto de cada um, o Cee'd é mais para consumos e faz-nos interrogar nas ultrapassagens, mas na rotação certa pisas e ele sai bem, mas tem que ser bem avaliado Very Happy
É um lugar comum dizer isto e vou-me repetir, mas de facto a tua máquina de Janeiro deste ano "está presa", prova disso pelo que disseste os 7,2 a 7,5 a 120 kms/h, é impensável isso continuar assim. Este FDS de Páscoa fiz 1000 e tal kms, uma boa parte da viagem de AE andei a 150/160/170, cheguei a Lisboa com média de 6,65 L/100kms.
O facto de achares a 5 e 6ª intermináveis, leva-me a pensar que também mexeram na electrónica deste novo Cee'd ao nível de gestão de motor.

O Cee'd é um pouco pastelão a sair sem dúvida e também acho que os 128 são uns 115 ou 120 e não sei porque temos 240 no mostrador Very Happy, já encostei o ponteiro nos 200 mais que uma vez, a última foi na nova A33 mas o nosso U2 está limitado aos 197 ou 198 por isso deduzo que ficou por ali.
Depois de terminar a garantia pondero reprogramar para melhorar binário e eliminar o FAP.
Tirando os bancos rijos, a ausência de bluetooth, alguns ruídos de estimação, a falta de rebaixamento e os caprichos do ISG, continuo muito satisfeito.

Para já aprecia o silêncio Very Happy ...isso vai melhorar de certeza

Vai dando notícias este Clube está a animar.



Kia Cee'd 1.6 crdi de 128CV- Qualidades e Defeitos VERS_O_1_400

Garagem de Imagens
https://kiaclube.forumeiros.com/forum

vaz


Membro
Membro
Olá amigo Ceed72 e QuimCeed,

Li com atenção o que a vossa experiencia neste tipo de viatura vos ensinou. O que desde já muito vos agradeço, pois é o primeiro Kia que tenho.

No Golf não fiz qualquer alteração nem tão pouco montei dispositivos para melhorar rendimentos. No primeiro que tive, um de 110cv, não me preocupei com rodagens, e dava em velocidade máxima os 200Km/h mas mantendo uma velocidade sempre superior aos 160 por largos períodos. O ultimo um de 115cv, (tenho um vídeo no youTube que mais tarde vos darei o link, pois não me é permitido ainda, "normas deste club") em que ele atinge os 220km, mantinha por vezes os 200 por muitos Kms. As medias oscilavam entre os 8 e 8,5.

Se passados estes anos todos em que a tecnologia na gestão dos motores melhorou efetivamente, pergunto: Será que melhorou mesmo? Este gasta 7 mas... é lento, é uma aberração a sexta velocidade.
Quando digo isto baseio-me num vídeo que se encontra no YouTube em que um é puxado até aos 180 em quinta. Francamente algo vai mal nesta tecnologia.

Vi estes dias uma noticia de que brevemente (durante este ano) teremos o novo Ceed com um motor de 133 CV, isto é uma brincadeira, porque certamente será o mesmo motor com alterações na programação da centralina, não vejo interesse algum passar dos 128 para os 133.

Em todos os testes (tirando os portugueses) que li, são perentórios em afirmar que o maior problema está na falta de um motor capaz. É certo que quem quer um carro potente não vai comprar um Ceed 128, mas todas são unanimes em afirmar que se esperava mais de um motor que se diz ter 128.

Farei como os meus amigos dizem, irei fazer os 5.000 Km como se fosse uma rodagem. Acredito que ele melhore um pouco, vamos ver se a minha opinião muda ao longo do tempo.

Alterei as luzes dos médios, comprei as da Philips X Tremevision iguais ás do amigo Quimceed. está muito melhor.
Obrigado a todos e um bom fim de semana
Abraços

DavidN

DavidN
Membro
Membro
Atenção à forma como é feita a rodagem.
As rodagens em estrada dos motores actuais devem ser feitas com variações da rotação, mas claro sem exagero. Tenho um exemplo claro de um amigo com um Hyundai i30 SW que fez os primeiros 1000km com calma e progressivamente foi «apertando» com o motor. Zero mudanças bruscas de rotação e nada de manter a mesma rotação durante largos quilómetros. Resultado depois de ano e meio: está um mimo, puxa que é um foguete, consome pouco que até mete raiva.
Esse motor quer é calma e uma rodagem ponderada, vais ver que melhora. Reprogramar, para já, não vai trazer nada de novo.
Quanto ao Golf que tinhas, é certo e sabido que foram e são motores de combate. Mas o teu consumia um pouco mais que o normal relativamente a carros que conheço...
Bons quilómetros!

Ceed72

Ceed72
Administrador
vaz escreveu:É certo que quem quer um carro potente não vai comprar um Ceed 128, mas todas são unanimes em afirmar que se esperava mais de um motor que se diz ter 128.

Depende do que se espera, o Ceed 128 não é um carro potente, para isso há o GT, é um familiar/compacto com alguma potência qb.
A 6ª é para andar em cruzeiro não para atingir a velocidade máxima no mais curto espaço de tempo.

Os consumos vão melhorar e a tua habituação também.



Kia Cee'd 1.6 crdi de 128CV- Qualidades e Defeitos VERS_O_1_400

Garagem de Imagens
https://kiaclube.forumeiros.com/forum

Ceed_Fan

Ceed_Fan
Moderador global
Moderador global
é recorrente nos foruns internacionais, malta que teve o Scoupe 128Crdi como o meu e outros aqui do forum, e que trocou pelo novo Scoupe Crdi128 afirmar o seguinte:

- a dinâmica neste novo modelo nao tem nada a ver (é melhor) face ao antigo modelo
- o motor é mais capado em recuperações e a disparar

Vaz
a titulo pessoal eu tenho um Scoupe 128Crdi e o meu pai outro igual, e notamos que o carro tem um disparo brutal (para um 1.6 CC) a ultrapassar em nacional, basta meter uma abaixo e lá vai ele Smile

Pode ser que com o tempo o teu melhore, mas já li no google o que te mencionei no inicio deste post. nao desanimes com o tempo melhora, e já agora o gasoleo está caro mas aproveita a dar uma esfrega valente no bicho quando fores à AE, e mesmo nao sendo em "ponta" faz o seguinte em AE deixa- ir a 70/80 e depois começa a puxar pela caixa 4ª, 5ª e 6ª mesmo que não toques no fim do ponteiro Wink

Vais ver que se fizeres isso o carro deve melhorar, pois o motor começa a conhecer outras RPM´s outras faixas de potência, eu pelo menos notei no meu isso e o meu pai idem!
Depois de umas esfregas em AE estamos contentissimos com o motor.

Abraceed



Kia Cee'd 1.6 crdi de 128CV- Qualidades e Defeitos Ev4sG9J

FrEaKZoIdE


Veterano
Eu tenho o CRDi "velhinho" de 115... e nem digo quantos Golfs 115 já ficaram mal, mesmo com o carro de origem.
O motor 115 em plano dá 190 e uns trocos (não chega aos 195). A questão que se coloca é se realmente compraste a versão 128. O que é que diz no livrete na potencia?
Podes sempre perder o amor a 25€ e fazer um teste de potencia, para ver como está.

KiaRunner

KiaRunner
Moderador global
Moderador global
FrEaKZoIdE escreveu:Eu tenho o CRDi "velhinho" de 115... e nem digo quantos Golfs 115 já ficaram mal, mesmo com o carro de origem.
O motor 115 em plano dá 190 e uns trocos (não chega aos 195). A questão que se coloca é se realmente compraste a versão 128. O que é que diz no livrete na potencia?
Podes sempre perder o amor a 25€ e fazer um teste de potencia, para ver como está.

Pois é bem verdade

Se alguém se lembra a KIA andava a vendar 128 cvs, mas que no livrete tinham apenas os tais 115cvs, resolvendo depois o "problema", com a emissão de novos livretes dizendo que tinha sido lapso de emissão de declaração por parte do importador.

No entanto testes foram feitos e de facto carro tem mesmo os 128 cvs.

Sem dúvida que o carro precisa mesmo de rodagem e de KM's nas pernas, para abrir e fazer crescer aqueles cavalitos.

FrEaKZoIdE, sabes bem que do U1 para o U2 já se notou e muito a" capagem" dos cavalos por parte da electrónica e o teu U1 com 115 dá tanto como o meu U2 de 128 que mete o tacómetro em cima dos dois zero zero, com mais quase 13 cavalos que o teu.

De facto a electrónica no novo Ceed é o principal motivo de tanta "lentidão" e só mesmo com o tempo é que o motor vai ganhar um pouco de vida.

Ainda assim o U1 para mim é a referência dos motores diesel da KIA (seja em qq das potências, lembrem-se do motor 1.6cm3 de 90cvs, talvez um dos motores mais equilibrados que conduzi até hoje), pois são sem dúvida os mais céleres em estrada.

Kia Rules

Domvs

Domvs
Membro
Membro
Boas,

Antes de mais, parabéns pela compra.

É um carro muito bonito, tanto no exterior como no interior. Tem 7 anos de garantia, e como já aqui disseram, esse motor é muito fiável.

Acho que não podemos comparar dessa forma, mesmo havendo uma grande diferença de anos. Esses TDI eram espectaculares, não usavam common rail mas sim injector bomba. Contudo, tiveram que mudar para common rail porque consumiam um bocadinho e poluíam bastante. O meu pai tem um 1.9 de 130cv, de 2001, e anda (bem) mais do que o meu Soul de 128cv. Mas não nos podemos esquecer também que um motor de maior cilindrada é outra coisa.

Quanto aos consumos, o meu Soul é uma parede em andamento, é alto e tem jantes de 18, e faz-me uma média de 6/6,5. Por isso, acredito que com o tempo o teu vai consumir bem menos. Caso contrário, algo estará mal.

Bons km's com a máquina

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos