Tocando novamente no assunto das correntes.
Embora já tenha dado a minha opinião, antes de gastarem dinheiro, ponderem sempre quantas vezes as vão utilizar, sendo que as correntes estão limitadas a tamanhos de rodas, hoje servem para este carro, amanhã já não servem.
Tentando ajudar quem tem dúvidas, aqui ficam algumas dicas:
1 - O meu carro pode levar correntes? Este problema depende do espaço entre o pneu e a embaladeira (guarda-lamas). Como as correntes ditas normais têm 7mm de espessura vão aumentar o diâmetro da roda, existindo o perigo de contacto entre corrente e a embaladeira, danificando a mesma em caso de amortecimento da suspensão; Já ouvi falar em incompatibilidade com sistemas anti derrapagem e ABS, mas eu não acredito;
2 - Outro problema é a altura dos pneus, quando estes são de baixo perfil, a parte lateral das correntes entra em contacto com as jantes danificando/riscando as mesmas;
3 - No nosso caso, e como alternativa para quem poderá ter os problemas acima descritos, existem as "correntes têxteis" ou "meias", são fáceis e rápidas de instalar, leves, ocupam pouco espaço, confortáveis e servem o propósito por apenas €40/par. São usadas casualmente para desenrascar e sair de uma situação complicada com gelo ou neve.
http://www.pneus-online.pt/corrente-neve-215-45-17.html
Na nossa aventura (sem chicotes) não prevejo a necessidade de utilizar correntes, contudo o clima anda alterado, quem sabe...
No caso de subirmos á torre, se existir muito gelo, neve ou perigo para os automobilistas, os acessos serão encerradas pela GNR, vamos até onde podemos e brincamos por ali...claro sem chicotes.
Em relação á estadia, alguém já encontrou uma solução viável?
Coloquem ideias, para se poder definir alguma coisa, não é na véspera que vamos encontrar estadia decente, não se esqueçam que é fim de semana prolongado onde muitas famílias procuram passear na serra.
Vão também pensando nas prendas. Cada participante compra uma prenda num máximo de €5 e depois fazemos um sorteio.
Abraço.