1 Kia Ceed SCoupé GT Ter 28 Jul 2015, 00:56
IGuerreiro
Membro
Boas a todos.
Resolvi iniciar o Diário de Bordo do meu GT, começando por não falar nele, mas no seu antecessor.
A história cá de casa com a Kia começou em Dezembro de 2013, quando decidimos que estava na altura de trocar o Golf V GT que possuíamos na altura, pois começaram a surgir algumas questões eléctricas relacionadas com o complicadissimo sistema de sobrealimentação do mesmo, e diz-me a minha vasta experiência com automóveis, que VW e problemas eléctricos, é logo "por-lhe os patins"...
Tomada a decisão da troca, começou a procura, as ponderações, e tudo mais, como costume. Passadas várias marcas, dirigimo-nos à Auto Avenida, com o intuíto de conhecer em detalhe o Suzuki Swift GT. 'Shame on me', que me esqueci da Kia, marca pela qual nutri um carinho e respeito especial desde o aparecimento do primeiro Ceed. Chegados à Auto Avenida, mal estamos a estacionar, tanto nós como um amigo que nos acompanhou nesta andança que durou um fim de semana inteiro, exclamamos em coro "Epá... Então e o Ceed!?" Tudo isto porque estava um SCoupé TX Sport CRDi,preto, em exposição. Resumindo... teve que ser, não havia volta a dar.
Depois de algum tempo de relação com o CRDi, rapidamente se chegou à conclusão que o motor não enchia as medidas... Tanto um como o outro cá em casa nos habituámos a carros bem mexidos "desde pequenos" e os 128cv deixaram um sabor demasiado agridoce, fruto do chassis/comportamento absolutamente delicioso, mas demasiada falta de alma. Diga-se de passagem, que já na altura da compra deste, não fossem os 4 meses de espera, e tinha logo sido o GT, mas mesmo assim decidimos dar uma hipótese e tentar...
Junho de 2014 - Gota de água... Fim de semana pelo norte de Portugal, e em estrada de montanha, ficou decidido que tinham que vir mais cavalos. Agora sem pressas, podia-se esperar que chegasse, era para ser como devia ter sido logo da primeira vez.
Julho de 2014 - Após o envio de um e-mail para a Kia a questionar a existência de um GT entre Lisboa e margem sul que pudesse ser visto ao vivo e a cores, e quiça, fazer test-drive, foi-nos indicado que se encontrava um na Santogal em Lisboa. Depois de contactado por um vendedor da mesma, na sequência do envio do mail, dirigimo-nos ao concessionário para conhecer a viatura. Conversa sobre o negócio, ficou logo claro que teria que ser Preto, e nível de equipamento Top. alguns dias depois, contactado por e-mail, primeiro tentaram empurrar o branco. Recusámos. Depois tentaram empurrar um preto que estava a norte, mas não era Top, recusei novamente, explicando que o que queria era um Preto, Top, conforme referido inicialmente, e que sabia que ia estar uns 4 meses à espera, pois só estava disponivel por encomenda. De referir que na Santogal, assim que fechasse negócio, o CRDi, retoma, tinha logo que lá ficar. Pedi que fosse feita a proposta de negócio com base no que estava a pedir. Hoje, passado um ano, continuamos à espera...
Como não havia pressa, o tempo foi passando. Algures em Agosto, a história repetiu-se tal e qual na Auto Avenida. Percebi que ou desistia da ideia, ou não ia ser em Lisboa nem em Setúbal que ia fazer o negócio de certeza.
Novembro de 2014 - Férias no Gerês. No regresso decidimos passar por Braga, onde não conseguimos dar com o concessionário de maneira nenhuma. De seguida, Porto, JOP. Resumindo a situação:
- Vendedor "Boa tarde, em que posso ser-vos útil?"
- Minha companheira "Viemos cá para cima passar uns dias de férias, e já que em Lisboa e em Setúbal não querem vender, resolvemos passar aqui a ver se nos querem vender o carro que queremos..."
- Vendedor "Epá, isto com o Soul está para lá de complicado, não vos consigo prometer nada..."
- Eu "Qual Soul homem!! Um Ceed GT se faz favor..."
O homem ficou a olhar para mim com uma cara que nunca me hei-de esquecer. Claro que teve curiosidade em saber o que se tinha passado a sul, explicámos, ele confirmou com a chefia se não havia nenhuma questão que não nos tivessem contado, e fechou-se negócio passadas umas horas.
Depois de passados uns tormentosos 4 meses de espera, dia 7 de Março levantámos a viatura e finalmente chegamos ao ponto actual deste DB ....
Está neste momento com cerca de 9000km. Notei desde inicio que veio desalinhado de fábrica, a puxar ligeiramente para a direita. Infelizmente, ainda não consegui ter oportunidade de tratar desse assunto.
A chapeleira, tal como no anterior, faz algum ruído em piso menos bom, por saltitar, fruto de ser demasiado leve. Ando a magicar uma forma de lhe dar um pouco mais de massa, para que deixe de o fazer.
O quadrante, por 3 vezes, ficou com o ecrã FTF central sem imagem. Falei com o Sr. Júlio da Auti Avenida que imediatamente entrou em contacto com quem de direito, e me pediu alguns dias para que lhe dessem uma resposta da fábrica, mas quase de certeza que seria para trocar. Entre outras coisas que falámos sobre o GT, ficou combinado que poderei fornecer eu o óleo, por exigir qu eseja Liqui Moly, desde que cumpra a especificação do mesmo. Encantado. Passados 2 dias entrou em contacto comigo, e disse-me que já tinha encomendado o quadrante, e que agendaríamos a troca do mesmo para quando fosse possível. Informaram-me da chegada do mesmo há cerca de 3 semanas. Está a troca agendada para a próxima segunda-feira, tal como a primeira revisão, que será feita cerca de 5000km antes do previsto pela marca, por opção minha. A ver se também consigo ir alinhar a direcção desta vez...
Para a semana colocarei fotos do mesmo, pois de momento não tenho forma de o fazer, e darei feedback dos trabalhos a decorrer.
Alonguei-me um pouco, mas fica a introdução devidamente feita.
Resolvi iniciar o Diário de Bordo do meu GT, começando por não falar nele, mas no seu antecessor.
A história cá de casa com a Kia começou em Dezembro de 2013, quando decidimos que estava na altura de trocar o Golf V GT que possuíamos na altura, pois começaram a surgir algumas questões eléctricas relacionadas com o complicadissimo sistema de sobrealimentação do mesmo, e diz-me a minha vasta experiência com automóveis, que VW e problemas eléctricos, é logo "por-lhe os patins"...
Tomada a decisão da troca, começou a procura, as ponderações, e tudo mais, como costume. Passadas várias marcas, dirigimo-nos à Auto Avenida, com o intuíto de conhecer em detalhe o Suzuki Swift GT. 'Shame on me', que me esqueci da Kia, marca pela qual nutri um carinho e respeito especial desde o aparecimento do primeiro Ceed. Chegados à Auto Avenida, mal estamos a estacionar, tanto nós como um amigo que nos acompanhou nesta andança que durou um fim de semana inteiro, exclamamos em coro "Epá... Então e o Ceed!?" Tudo isto porque estava um SCoupé TX Sport CRDi,preto, em exposição. Resumindo... teve que ser, não havia volta a dar.
Depois de algum tempo de relação com o CRDi, rapidamente se chegou à conclusão que o motor não enchia as medidas... Tanto um como o outro cá em casa nos habituámos a carros bem mexidos "desde pequenos" e os 128cv deixaram um sabor demasiado agridoce, fruto do chassis/comportamento absolutamente delicioso, mas demasiada falta de alma. Diga-se de passagem, que já na altura da compra deste, não fossem os 4 meses de espera, e tinha logo sido o GT, mas mesmo assim decidimos dar uma hipótese e tentar...
Junho de 2014 - Gota de água... Fim de semana pelo norte de Portugal, e em estrada de montanha, ficou decidido que tinham que vir mais cavalos. Agora sem pressas, podia-se esperar que chegasse, era para ser como devia ter sido logo da primeira vez.
Julho de 2014 - Após o envio de um e-mail para a Kia a questionar a existência de um GT entre Lisboa e margem sul que pudesse ser visto ao vivo e a cores, e quiça, fazer test-drive, foi-nos indicado que se encontrava um na Santogal em Lisboa. Depois de contactado por um vendedor da mesma, na sequência do envio do mail, dirigimo-nos ao concessionário para conhecer a viatura. Conversa sobre o negócio, ficou logo claro que teria que ser Preto, e nível de equipamento Top. alguns dias depois, contactado por e-mail, primeiro tentaram empurrar o branco. Recusámos. Depois tentaram empurrar um preto que estava a norte, mas não era Top, recusei novamente, explicando que o que queria era um Preto, Top, conforme referido inicialmente, e que sabia que ia estar uns 4 meses à espera, pois só estava disponivel por encomenda. De referir que na Santogal, assim que fechasse negócio, o CRDi, retoma, tinha logo que lá ficar. Pedi que fosse feita a proposta de negócio com base no que estava a pedir. Hoje, passado um ano, continuamos à espera...
Como não havia pressa, o tempo foi passando. Algures em Agosto, a história repetiu-se tal e qual na Auto Avenida. Percebi que ou desistia da ideia, ou não ia ser em Lisboa nem em Setúbal que ia fazer o negócio de certeza.
Novembro de 2014 - Férias no Gerês. No regresso decidimos passar por Braga, onde não conseguimos dar com o concessionário de maneira nenhuma. De seguida, Porto, JOP. Resumindo a situação:
- Vendedor "Boa tarde, em que posso ser-vos útil?"
- Minha companheira "Viemos cá para cima passar uns dias de férias, e já que em Lisboa e em Setúbal não querem vender, resolvemos passar aqui a ver se nos querem vender o carro que queremos..."
- Vendedor "Epá, isto com o Soul está para lá de complicado, não vos consigo prometer nada..."
- Eu "Qual Soul homem!! Um Ceed GT se faz favor..."
O homem ficou a olhar para mim com uma cara que nunca me hei-de esquecer. Claro que teve curiosidade em saber o que se tinha passado a sul, explicámos, ele confirmou com a chefia se não havia nenhuma questão que não nos tivessem contado, e fechou-se negócio passadas umas horas.
Depois de passados uns tormentosos 4 meses de espera, dia 7 de Março levantámos a viatura e finalmente chegamos ao ponto actual deste DB ....
Está neste momento com cerca de 9000km. Notei desde inicio que veio desalinhado de fábrica, a puxar ligeiramente para a direita. Infelizmente, ainda não consegui ter oportunidade de tratar desse assunto.
A chapeleira, tal como no anterior, faz algum ruído em piso menos bom, por saltitar, fruto de ser demasiado leve. Ando a magicar uma forma de lhe dar um pouco mais de massa, para que deixe de o fazer.
O quadrante, por 3 vezes, ficou com o ecrã FTF central sem imagem. Falei com o Sr. Júlio da Auti Avenida que imediatamente entrou em contacto com quem de direito, e me pediu alguns dias para que lhe dessem uma resposta da fábrica, mas quase de certeza que seria para trocar. Entre outras coisas que falámos sobre o GT, ficou combinado que poderei fornecer eu o óleo, por exigir qu eseja Liqui Moly, desde que cumpra a especificação do mesmo. Encantado. Passados 2 dias entrou em contacto comigo, e disse-me que já tinha encomendado o quadrante, e que agendaríamos a troca do mesmo para quando fosse possível. Informaram-me da chegada do mesmo há cerca de 3 semanas. Está a troca agendada para a próxima segunda-feira, tal como a primeira revisão, que será feita cerca de 5000km antes do previsto pela marca, por opção minha. A ver se também consigo ir alinhar a direcção desta vez...
Para a semana colocarei fotos do mesmo, pois de momento não tenho forma de o fazer, e darei feedback dos trabalhos a decorrer.
Alonguei-me um pouco, mas fica a introdução devidamente feita.