Sobre a pressão dos pneus, aplica-se o princípio genérico de esta ser maior onde há mais carga (rodas da frente, devido ao peso do motor, salvo para quem tem carros "exóticos"). No meu anterior carro (Honda Civic 3P de 2003), os valores eram 2.3 (F) e 2.2 (T), salvo erro (sei que eram diferentes), e "estranhei" essa diferença no KIA cee'd.
Neste, tenho posto 2.4 (F/T). Como é um diesel, ou seja, tem um motor mais pesado que o teu, não sinto o carro muito rijo por aí além e atrás, embora ande a maioria das vezes sozinho ou com apenas 1 passageiro, não me importo de ter o carro com pressão para aguentar carga, se necessário.
Já experimentei 2.3 (F/T) e fica ligeiramente mais cómodo, mas o pneu também faz mais "barriga" no perfil inferior e parece ter mais resistência ao rolamento.
Na revisão (na marca) meteram-me 2.5 (F/T)... Um exagero do caraças! Aí, desaconselho totalmente. O carro fica rijo como tudo... Por preguiça, não corrigi e deixei passar o tempo. Como o ar se vai perdendo, já não sinto muito desconforto. E também nunca mais lhe toquei desde então... Abril. Olho para os pneus e não estão baixos, siga!
Nota mais ou menos off-topic: O TPMS com valores pode ser uma verdadeira tanga. Cá em casa, além do cee'd, mora também um "estrela de Estugarda", dos meus pais, com essa funcionalidade (e mais recente que o meu coreano)... Recentemente, deu um aviso de pressão incorrecta nos pneus, com um valor diferente em cada roda, a indicar necessidade de correcção. O meu pai levou o carro a uma oficina de pneus para garantir que a pressão ficava 100% correcta, dado que o equipamento destas casas está garantidamente bem calibrado (isto a uns 500 metros de casa, para estarem frios com toda a certeza). O erro manteve-se e a pressão a variar de roda para roda, ora para baixo, ora para cima, de forma constante... Falou-se com o vendedor e a "solução" era fazer um reset para o carro assumir a pressão actual como correcta. Efectivamente, o erro desapareceu. Mas, acedendo ao menu de leitura instantânea da pressão, lá continuam os valores todos baralhados. Recentemente, num
calling para actualização da centralina (pelos vistos, é moda!) reportou-se a situação, mas segundo o recepcionista da oficina "não se pode fazer nada porque a situação é normal nesses carros". É meter ar e ignorar - literalmente - a tecnologia a bordo. Por isso, o TPMS da KIA, desde que funcione, não faz mal ser como é: no caso do cee'd JD (não sei se é igual noutros modelos), acendem-se as rodas (ou roda) com pressão incorrecta e pronto!
Sobre a questão dos updates da centralina e o consequente baixar dos consumos, nem de propósito, acabei de abrir um tópico no meu DB sobre o mesmo (mas por outro motivo que não os consumos)... Pelo que eu descobri no tópico dos TSBs, do user Ceed72, esse update está relacionado com o filtro de partículas e, por isso, é "natural" que mexa com os consumos.
No teu caso, com o 1.0 T-GDI, houve a intervenção relacionada com a troca dos 3 injectores e inspecção (ou troca, se danificado) do catalisador. Dito por um ignorante em mecânica, mas numa onda de raciocínio lógico, havendo alteração de componentes do motor, embora neste caso não tenha sido por questões ligadas à sua eficiência, mas sim ao desgaste prematuro de material, poderia haver a preocupação de trazer algum benefício dos consumos ou, pelo menos, um impedimento de estes não se agravarem, com a nova peça. Mas isso não se verificou, certo?