QMaia escreveu: EuMesmo escreveu: QMaia escreveu:Acho que uma das próximas mods, embora estou reticente pois não é legal (o xenon também nao é e toda a gente usa), será uma buzina auxiliar tipo comboio...
Esta semana que passou cansei-me de apanhar burros/as que não dão pisca nas auto estradas e metem-se quase contra mim...
Não é legal?? Porquê??
Porque é uma alteração a característica do carro
E é a adição de um sistema extra.
Fora que uma buzina de ar comprimido estilo comboio são +/- 150 Decibéis...
Uma buzina normal, senão estou em erro são 90 Decibéis...
E depois em Portugal é tudo uma área cinzenta em termos de modificações... não legislação especifica quanto a todo tipo de alterações...
No caso dos faróis de longo alcance, sendo uma coisa muito mais comum consegui encontrar informações sobre os mesmos.
Apesar que ainda tenho uma duvida... se os mesmos devem ser averbados no livrete ou não para efeitos de inspecção.
Não acredites em tudo o que lês...
As buzinas a ar não são proibidas.
É proibido o uso em algumas circunstâncias, como junto a hospitais, dentro de localidades...
Se as buzinas a ar fossem proibidas então os padeiros, peixeiros, camionistas, etc, etc, estavam bem tramados...
E não, os faróis não ficam averbados em lado nenhum... se assim fosse alguns DUA eram tamanha A4...
No caso dos faróis eu coloquei aqui toda a informação que precisavas... mas podes consultar o regulamento...
Portaria n.º 851/94 de 22 de Setembro
Em ambos os casos, não estás a alterar nada, estás a acrescentar acessórios.
Alteração seria se tirasses os faróis de origem e colocasses outros diferentes, ou se montasses xenon ou led num farol homologado para halogéneo.
A montagem de acessórios é legal desde que os mesmos sejam homologados e cumpram as regras para a sua montagem.
Outro exemplo: não podes usar barras de led na via publica porque (até agora) não existe nenhuma que esteja homologada para tal. Mas podes montar no carro. Não podes é ser apanhado a circular com elas acesas na via publica.