Atseer escreveu:O diagnóstico foi dado. É um problema no acoplamento da direcção assistida, acho que está danificado.
O homem assustou-me porque diz que não existe esta peça no mercado, só a KIA tem e vendem a coluna apenas...1800 + iva + mão-de-obra.
Mas acho que vai arranjar de uma outra forma. Vamos ver...
Acho que vou buscar as pipocas... parece que temos mais um filme...
O acoplamento da direcção faz o carro soluçar e faz acender luzes de aviso?
Se for o acoplamento da direcção até parado faz barulho, basta rodar o volante para um lado e para o outro.
Não vendem a peça, só a direcção completa... mais um filme...
Há diversos vídeos na net de carros com esse problema e de mecânicos a trocarem só a peça desgastada, se não vendem na kia, podem vender em outro lado, como por exemplo na hyundai.
Se é a garantia que vai pagar não te preocupes muito, ficas com uma coluna de direcção nova, mas o soluçar deve continuar...
Se és tu que vais pagar, pede orçamento por escrito com os sintomas e com preço do arranjo... para não teres surpresas no final...
Soluçar pode ser folga numa transmissão (ou nas duas), pode ser problema elétrico.
Barulhos podem ser da suspensão (tirantes ou apoios da barra estabilizadora, sinoblocos, etc) ou (mais uma vez) da transmissão.
Luz de aviso do ESP acesa... o meu não tem ESP, não posso ajudar...
Isso não bateu com nenhuma roda num buraco ou passeio com mais força?
O meu tem a transmissão do lado esquerdo descalibrada ou empenada.
Faz barulho quando a rotação é muito baixa, o carro soluça quando roda sem aceleração perto das 1000 rpm e a direcção treme.
Basta não deixar cair a rotação para perto das 1000 rpm que não faz nada disso.
No meu quase de certeza que foi o "peso" da transmissão que se deslocou... (a transmissão do lado esquerdo tem um peso a meio, para calibrar).