Boa noite pessoal
O prometido é devido, por isso após uma semana de andamento, após descarbonização mecânica do colector de admissão e EGR, venho aqui dar um breve feed-back.
A quem interessar:
Embraiagem de origem da marca Valeo (OEM 32021)
Embraiagem aftermarket nova Sachs Performance (refª 231006)
Eu sentia o carro muito preso, "cansado", por vezes engasgado, agora está muito mais solto, suave a rolar e responsivo, obviamente os consumos melhoraram na ordem de 1 Lt., +ou-, ultimamente andava sempre com médias de 7,5 a 7,8, não esquecendo que eu faço muita cidade e a embraiagem como estava também dificultava muito as passagens de caixa logo os consumos ressentiam-se.
Agora voltei a ver médias de 6,4 a 6,8, as mais comum neste 1.6 crdi ED (maioritariamente em ambiente citadino) ainda não tive oportunidade de fazer uma viagem média/longa em AE.
Serginho, os poucos segundos de fumo branco no arranque pararam, é um facto, no entanto, não posso afirmar com 100% certeza que se deveu a esta intervenção. Falei nisso ao chefe de oficina e ele disse-me o que outros disseram, que pode ser várias coisas (algum injector ligeiramente descalibrado, acumulação de algum carvão com humidade que se deposita no catalisador, condensação temporária, resquícios de óleo presentes no sistema que fazem fumo com a subida de temperatura, etc.
Verificou-se que eu tenho uma pequena passagem de óleo no turbo, apareceu quando se desmontou o intercooler, não é alarmante, mas tenho que estar mais atento e quando tiver tempo, investigar mais a fundo.
Num carro como este com 180.000kms, com catalisador/fap e EGR há 13 anos a fazer recirculação dos gases para a admissão, não há milagres, recomendo vivamente a fazerem uma descarbonização.
A descarbonização foi mecânica porque a oficina não fazia através de hidrogéneo injectado por não satisfazer os parâmetros de eficácia que eles esperavam, com isto não quero dizer que o método de hidrogéneo não seja eficaz e tenha bons resultados, apenas fiz assim porque foi o que propuseram e eu aceitei.
Aqui ficam umas fotos