1 Kia CEED SW ED 1.6CRDI TX JACREIS Dom 22 Dez 2013, 14:24
jacreis
Membro
Ora vamos então começar este DB tal como prometido
Estava no final de 2010 e o meu corsinha (versão comercial) iria começar a necessitar de alguma oficina. Tendo sido o meu primeiro comercial, trouxe-me muitas coisas boas – consumos, economia de manutenção, facilidade de condução,bagageira óptima para levar os muitos animais domésticos cá de casa e sua limpeza (benditos plásticos) mas rapidamente também me apercebi das suas limitações – apenas 2 lugares , e uma bagageira fenomenal mas que teria de ter algum cuidado com o sua carga – a brigada fiscal não perdou-a a falta de guias de transporte, e como a minha actividade profissional nada tem a ver com a actividade comercial, foi sempre uma complicação justificar o transporte .
Iniciei o processo de procura de nova viatura, sabia o que teria de ter (perante as minhas necessidades). Dirigi-me ao grupo STA em Torres Vedras para falar com o vendedor da Opel que já me tinha vendido o Corsa e o Meriva da minha esposa.
Fez-me a proposta de aquisição do novo astra carrinha , que ainda nao estava no mercado (só seria apresentado em Janeiro) mas a Opel Portugal iria ter algumas viaturas para apresentação e seria-me entregue antes mesmo da apresentação nacional da viatura . Fiquei pensativo pois era uma boa proposta e em termos mecânicos já tinha feito o teste drive a versão de 5 portas e tinha gostado. Mas faltava o mais importante : ver a bagageira , volume , forma , disposição, forros e acessórios (o facto de ter vários cães assim o obriga) .
Foi-me feita uma proposta pela retoma do Corsa e fiquei de pensar.
Ao sair do concessionário passei frente ao concessionário do KIA (pertencente ao mesmo grupo STA) e resolvi entrar. Já tinha visto antes o Kia ceed e tinha gostado, mas nunca tinha posto a hipotese de adquirir um.
Fomos (eu e a minha esposa) atendidos por uma excelente vendedora de nome Raquel, esclareceu todas as minhas duvidas, proporciono-me mais tarde um test drive e avaliou o meu corsa em mais 800€ do que me tinham feito na opel (mesmo grupo) .
Fiquei de pensar e fui para casa pesquisar sobre a Kia. Surpresa minha depois de muita pesquisa, cheguei a conclusão que era das melhores propostas do mercado em termos de fiabilidade e relaçao preço qualidade.
A minha decisão parecia ja estar tomada, faltada o teste drive. No dia combinado lá fomos, tinha uma carrinha ceed sw 90cv a nossa espera- chave na mão e diz-nos a Raquel, vão dar a volta que quiserem e testem o carro. Assim o fizemos, tanto eu com a minha esposa o conduzimos pelas estradas de Torres Vedras a nossa bela vontade.
Excelente binário, bancos como ha muito não me sentava num carro, pareciam feitos a minha medida (na altura um bom 3 XL) , potencia QB (podia ser um pouco mais) mas com o tipo de condução habitual chega e sobra. E ainda havia os acessórios fundamentais (rede separadora metálica da bagageira, proteçao plástica do fundo da bagageira)
E assim a decisão estava tomada, Iria ter pela primeira vez um KIA.
Na semana do Natal uma 2ª feira chuvosa, lá fui entregar o meu corsa com 4 anos e 140.000km e trazer o KIA.
Primeira viagem foi de Torres Vedras à Carvoeira (Ericeira). Piso ainda seco. Primeiras impressões as mesmas do Teste Drive mas a suspensão parecia-me um pouco mais dura (pensei a minha é versão Tx e a do teste era a EX- pneus de dimensões diferentes)
Após almoço lá fui trabalhar, desta vez a viagem é entre a Ericeira e Paço D’Arcos, como habitual, só que já chovia bastante. Pensei agora vou-me adaptar ao limpa vidros automático e restantes comandos.
Mas começo a chegar as rotundas e cruzamentos habituais e começa o carro a fugir, quando travava entrava o ABS em funcionamento. Mas que raio se passa com o carro!!!! Lá fui devagar e o regresso já de noite devagar foi pois mantinha esta instabilidade. Cheguei a casa deixei à porta da garagem e fiquei a pensar o que seria. Resolvi que de manha iria ver a pressão dos pneus e logo veria o que fazer. Assim o fiz, de manha antes de sair para o trabalho lá peguei no medidor de pressão que tenho em casa e fui ver. Para meu espanto tinham colocado 3,7 bar nos 4 pneus quando o indicado é 2,2bar . Corrigi e lá fui trabalhar. O mesmo trajecto e a chover , mas com um carro completamente diferente, estável e dava confiança .
Resumindo, pneus novos, com goma , piso molhado e uma pressão completamente fora do que deveria ser, é receita certa para acidente!!
E nem de propósito poucos dias após recebo um telefonema a fazem um inquérito de satisfação sobre a aquisição do KIA. Ouviram o que não queriam! De tal forma que a vendedora me ligou a perguntar o que se tinha passado pois tinham marcado uma reunião de urgência sobre o sucedido. Ainda tive de enviar um mail a relatar o sucedido e a “ilibar” a vendedora pois como era óbvio não era da responsabilidade dela verificar a pressão dos pneus mas sim do chefe de oficina que entregou o carro nesse estado.
Depois disto foi desfrutar a belissima maquina que havia adquirido.
Como extras , veio a rede separadora metálica da bagageira, a proteçao em plástico do fundo da bagageira e um engate de reboque que foi adquirido e montado fora da rede oficial KIA.
Os consumos inicialmente elevados para o que estava a espera 6,5 l\100km, motor muito preso, em AE em subidas e com vento de frente, dificilmente passava dos 120km\h (fiquei decepcionado e pensei seriamente fazer uma reprogramação) mas com o tempo tem-se vindo a soltar , e neste momento nem parece o mesmo.
Depois começou a novela com a manutenção na rede oficial Kia . Passei na Kia em Mafra (também do grupo STA) e perguntei qual o óleo que colocavam , pois como estava em rodagem poderia ter necessidade de acrescentar (já me tinha acontecido com o Meriva da minha esposa) e a resposta foi um 5w40. Ok pensei e perguntei marca e referencia para se tivesse necessidade adquiri, resposta que me foi dada “ não sei vem em bidons grandes”!!
Pensei nao ter ouvido bem e voltei a questionar e a resposta foi a mesma!! Ok aqui não irá fazer a manutenção.
Enviei varios emails para diferentes oficinas da rede Kia e as respostas sobre os oleos utilizados deixaram-me com os cabelos em pé sobretudo depois de ler o que recomenda o manual do carro.
Primeira revisao aos 28.000km foi feita na STA em Torres Vedras onde foi comprado, nada a apontar , e em relaçao ao oleo colocaram um Castrol Magnatec Profissional B4 viscosidade 5W40 mas la trazia a norma acea c3.
2ª revisao aos 50.000km (antecipada por convenencia temporal) após varias pesquisas e propostas , na Bosh Carservice em Torres Vedras (melhor preço e descriçao de tudo o que seria feito tal e qual as recomendaçoes do manual) e com oleo Shell 5w30 acea c3
3ª revisao aos 78.000km , desta vez voltou a STA Torres Vedras, cumpriram . colocaram um formula 505.
Por manter duvida se realmente teria FAP , enviei pedido de esclarecimento com o nº quadro a Kia Porugal e veio a resposta a confirmar que a minha Kia tem FAP
Perante esta resposta, mudei o oleo para um Castrol Magnatec 5W30 C3, que tenho cá em casa e é o mesmo que utilizo no Meriva (ja deu alguns problemas com o FAP )
Problemas, um minimo fundido, e apareceram há 15 dias alguns ruidos paraitas vindo do tablier em piso irregular, tendencia para desalinhar direçao e camber das rodas trazeiras sem afinaçao.
Conta com 81.000km e desde há algum tempo vem sendo aliviada em alguns km por esta bela Honda que em 2,5 anos ja conta com 25.000km
Resta dizer que estou muito sastisfeito com a escolha feita, e se fosse preciso voltava a fazê-la
Quanto as fotos, quando poder coloco umas mais lavadinhas
Estava no final de 2010 e o meu corsinha (versão comercial) iria começar a necessitar de alguma oficina. Tendo sido o meu primeiro comercial, trouxe-me muitas coisas boas – consumos, economia de manutenção, facilidade de condução,bagageira óptima para levar os muitos animais domésticos cá de casa e sua limpeza (benditos plásticos) mas rapidamente também me apercebi das suas limitações – apenas 2 lugares , e uma bagageira fenomenal mas que teria de ter algum cuidado com o sua carga – a brigada fiscal não perdou-a a falta de guias de transporte, e como a minha actividade profissional nada tem a ver com a actividade comercial, foi sempre uma complicação justificar o transporte .
Iniciei o processo de procura de nova viatura, sabia o que teria de ter (perante as minhas necessidades). Dirigi-me ao grupo STA em Torres Vedras para falar com o vendedor da Opel que já me tinha vendido o Corsa e o Meriva da minha esposa.
Fez-me a proposta de aquisição do novo astra carrinha , que ainda nao estava no mercado (só seria apresentado em Janeiro) mas a Opel Portugal iria ter algumas viaturas para apresentação e seria-me entregue antes mesmo da apresentação nacional da viatura . Fiquei pensativo pois era uma boa proposta e em termos mecânicos já tinha feito o teste drive a versão de 5 portas e tinha gostado. Mas faltava o mais importante : ver a bagageira , volume , forma , disposição, forros e acessórios (o facto de ter vários cães assim o obriga) .
Foi-me feita uma proposta pela retoma do Corsa e fiquei de pensar.
Ao sair do concessionário passei frente ao concessionário do KIA (pertencente ao mesmo grupo STA) e resolvi entrar. Já tinha visto antes o Kia ceed e tinha gostado, mas nunca tinha posto a hipotese de adquirir um.
Fomos (eu e a minha esposa) atendidos por uma excelente vendedora de nome Raquel, esclareceu todas as minhas duvidas, proporciono-me mais tarde um test drive e avaliou o meu corsa em mais 800€ do que me tinham feito na opel (mesmo grupo) .
Fiquei de pensar e fui para casa pesquisar sobre a Kia. Surpresa minha depois de muita pesquisa, cheguei a conclusão que era das melhores propostas do mercado em termos de fiabilidade e relaçao preço qualidade.
A minha decisão parecia ja estar tomada, faltada o teste drive. No dia combinado lá fomos, tinha uma carrinha ceed sw 90cv a nossa espera- chave na mão e diz-nos a Raquel, vão dar a volta que quiserem e testem o carro. Assim o fizemos, tanto eu com a minha esposa o conduzimos pelas estradas de Torres Vedras a nossa bela vontade.
Excelente binário, bancos como ha muito não me sentava num carro, pareciam feitos a minha medida (na altura um bom 3 XL) , potencia QB (podia ser um pouco mais) mas com o tipo de condução habitual chega e sobra. E ainda havia os acessórios fundamentais (rede separadora metálica da bagageira, proteçao plástica do fundo da bagageira)
E assim a decisão estava tomada, Iria ter pela primeira vez um KIA.
Na semana do Natal uma 2ª feira chuvosa, lá fui entregar o meu corsa com 4 anos e 140.000km e trazer o KIA.
Primeira viagem foi de Torres Vedras à Carvoeira (Ericeira). Piso ainda seco. Primeiras impressões as mesmas do Teste Drive mas a suspensão parecia-me um pouco mais dura (pensei a minha é versão Tx e a do teste era a EX- pneus de dimensões diferentes)
Após almoço lá fui trabalhar, desta vez a viagem é entre a Ericeira e Paço D’Arcos, como habitual, só que já chovia bastante. Pensei agora vou-me adaptar ao limpa vidros automático e restantes comandos.
Mas começo a chegar as rotundas e cruzamentos habituais e começa o carro a fugir, quando travava entrava o ABS em funcionamento. Mas que raio se passa com o carro!!!! Lá fui devagar e o regresso já de noite devagar foi pois mantinha esta instabilidade. Cheguei a casa deixei à porta da garagem e fiquei a pensar o que seria. Resolvi que de manha iria ver a pressão dos pneus e logo veria o que fazer. Assim o fiz, de manha antes de sair para o trabalho lá peguei no medidor de pressão que tenho em casa e fui ver. Para meu espanto tinham colocado 3,7 bar nos 4 pneus quando o indicado é 2,2bar . Corrigi e lá fui trabalhar. O mesmo trajecto e a chover , mas com um carro completamente diferente, estável e dava confiança .
Resumindo, pneus novos, com goma , piso molhado e uma pressão completamente fora do que deveria ser, é receita certa para acidente!!
E nem de propósito poucos dias após recebo um telefonema a fazem um inquérito de satisfação sobre a aquisição do KIA. Ouviram o que não queriam! De tal forma que a vendedora me ligou a perguntar o que se tinha passado pois tinham marcado uma reunião de urgência sobre o sucedido. Ainda tive de enviar um mail a relatar o sucedido e a “ilibar” a vendedora pois como era óbvio não era da responsabilidade dela verificar a pressão dos pneus mas sim do chefe de oficina que entregou o carro nesse estado.
Depois disto foi desfrutar a belissima maquina que havia adquirido.
Como extras , veio a rede separadora metálica da bagageira, a proteçao em plástico do fundo da bagageira e um engate de reboque que foi adquirido e montado fora da rede oficial KIA.
Os consumos inicialmente elevados para o que estava a espera 6,5 l\100km, motor muito preso, em AE em subidas e com vento de frente, dificilmente passava dos 120km\h (fiquei decepcionado e pensei seriamente fazer uma reprogramação) mas com o tempo tem-se vindo a soltar , e neste momento nem parece o mesmo.
Depois começou a novela com a manutenção na rede oficial Kia . Passei na Kia em Mafra (também do grupo STA) e perguntei qual o óleo que colocavam , pois como estava em rodagem poderia ter necessidade de acrescentar (já me tinha acontecido com o Meriva da minha esposa) e a resposta foi um 5w40. Ok pensei e perguntei marca e referencia para se tivesse necessidade adquiri, resposta que me foi dada “ não sei vem em bidons grandes”!!
Pensei nao ter ouvido bem e voltei a questionar e a resposta foi a mesma!! Ok aqui não irá fazer a manutenção.
Enviei varios emails para diferentes oficinas da rede Kia e as respostas sobre os oleos utilizados deixaram-me com os cabelos em pé sobretudo depois de ler o que recomenda o manual do carro.
Primeira revisao aos 28.000km foi feita na STA em Torres Vedras onde foi comprado, nada a apontar , e em relaçao ao oleo colocaram um Castrol Magnatec Profissional B4 viscosidade 5W40 mas la trazia a norma acea c3.
2ª revisao aos 50.000km (antecipada por convenencia temporal) após varias pesquisas e propostas , na Bosh Carservice em Torres Vedras (melhor preço e descriçao de tudo o que seria feito tal e qual as recomendaçoes do manual) e com oleo Shell 5w30 acea c3
3ª revisao aos 78.000km , desta vez voltou a STA Torres Vedras, cumpriram . colocaram um formula 505.
Por manter duvida se realmente teria FAP , enviei pedido de esclarecimento com o nº quadro a Kia Porugal e veio a resposta a confirmar que a minha Kia tem FAP
Perante esta resposta, mudei o oleo para um Castrol Magnatec 5W30 C3, que tenho cá em casa e é o mesmo que utilizo no Meriva (ja deu alguns problemas com o FAP )
Problemas, um minimo fundido, e apareceram há 15 dias alguns ruidos paraitas vindo do tablier em piso irregular, tendencia para desalinhar direçao e camber das rodas trazeiras sem afinaçao.
Conta com 81.000km e desde há algum tempo vem sendo aliviada em alguns km por esta bela Honda que em 2,5 anos ja conta com 25.000km
Resta dizer que estou muito sastisfeito com a escolha feita, e se fosse preciso voltava a fazê-la
Quanto as fotos, quando poder coloco umas mais lavadinhas