Faz hoje 7 anos que fui buscar a Ceed SW.
Na altura a marca Kia era um incógnita e deixava-me muitas duvidas sobre a sua qualidade, mas o apelo após teste drive , muita pesquisa lá me decidi pela Kia.
Digo que em 30 anos que tenho carta de condução , nenhum carro ficou tanto tempo nem tantos kms na minha mão, e passei por varias marcas desde o meu 1º carro um velhinho R12, depois seguio-se um ford orion, peugeot 205, alfa romeu 155, honda civic, honda stream, opel corsa, opel meriva e finalmente a ou o (não sei qual) Kia Ceed SW 1.6 crdi TX. Só não conto com o carro que foi do meu pai , adquirido novo em 1972 um mercedes 220D\8 que esteve na família até este ano.
Tem-me surpreendido muito pela positiva, continuo a apostar neste ceed , até um dia que me apareça algum que me volte a seduzir (e se não me engano os coreanos continua na minha mira)
Defeitos tem tido alguns, a maioria resolvidos em garantia, mas sinceramente estava a espera de mais problemas quando o comprei. Têm me dito à e tal os plásticos são fraquinhos ao que respondo mas tem uma mecânica fiável e não passo o tempo na oficina a mudar sensores , egr, válvulas injectores.....
Hoje conta com
e lembrei-me de fazer um apanhado do que têm sido os gastos ao longo dos 7 anos
Se tiverem paciência fica-se com uma ideia de como um carro pode-nos sair caro ao bolso, mas dá-nos um prazer do caraças.
Preço que custou : 23900€ (Autotecnica Torres Vedras)
Extras colocados:
-Rede separadora porta bagagens : 295€
-tabuleiro porta bagagens : 85€
-engate reboque : 350€
Revisoes oficiais:
- 1º ano (30000km) : 235€ (autotecnica)
-2º ano (60000km) : 295€ (bosch car service)
-3º ano (78000Km) : 258€ (autotecnica)
-4º ano (99000km) : 366€ (autotecnica)
-5º ano ( 123000km): 259€ (Xanaulto)
-6º ano (150000km) : 355€ (Xanaulto) levou correia de alternador
Total: 1768€
7º ano (175000km) : 67€ ( cá em casa)
Gastos fora revisoes:
-pastilhas ferodo (111000km) frente e traseiras – 100€ (mudadas cá em casa)
-embraiagem + retentor cx velocidades (125000km) – 683€ (Xanaulto)
- Amortecedores traseiros sachs ( 135000km) – 199€ (Bosch car service)
- Disco travões dianteiros + pastilhas bosch ( 180000km) -100€
Mudança oleo travoes(181000km) – 20€ (Automafra)
Total : 1102€
Pneus:
- 2 conti contac 5 – 220€
-2 bridgestone T001 – 252€
- 4 brigdestone S001 – 440€
- 4 Dunlop sportmax Rt- 376€ (para mim foram os melhores)
Total : 1288€
Seguro : +/- 3000€
Impostos: +/- 1190€
Gasóleo: (media de 5,8l\100km) +/- 10550 litros (se for 1,2€ litro- 12660€)
Total de todos os gastos: (revisões) 1778 + 67 + (fora revisões) 1102+ (pneus) 1288 +(seguro) 3000+ (impostos) 1190 + (Gasóleo) 12660 = 21.085€
Substituições em Garantia:
-Coluna de Direcção (não precisava – erro de diagnostico – Santogal)
- Cardan coluna Direcção (santogal)
-Rotula suspensão (santogal e depois corrigida na Xanaulto)
-Velas incandescência (Santogal)
-Embraiagem (substituição de embraiagem já substituída e que tinha defeito – Xanaulto)
Depois deste meu apanhado (nunca tinha feito antes – acho que preciso de ajuda psiquiátrica
) vou ali meter mais uns kms na Ceed e volto já
.
Só mais uma pequena referencia- reparei agora no consumo que vem na foto- deposito ja com cerca de 500km feitos em estrada normal, para arranque e há bocado ida ao Montijo e volta com a subida da A8 feita a fundo....
Um Natal Feliz para todos