Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4 ... 10, 11, 12  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 3 de 12]

aclab

aclab
Moderador global
Moderador global
EuMesmo escreveu:
aclab escreveu:

Obrigado Luis pela dica, já vi que continuas sempre o mesmo "amigo" do pessoal para nos safares de "problemas" maiores. Very Happy

Só uma pergunta não era mais 30km que se "podia" andar nas autoestradas?

Olha... esquece... tanto tempo sem lá ir que já nem me lembrava... Embarassed

Portanto...  é leve até aos 157 km/h.
Acima de 141km/h há tolerância de 8 km/h do radar.
Não fazendo contas ao erro do velocímetro, que nos vossos carros deve ser +/- 0, é leve até aos 157 km/h.
O meu a 150 km/h tem erro/diferença de 2 ou 3 km/h para o GPS...

OK Smile

Convém é verificar o CC com o GPS... não vá ter algum defeito e marcar 157  e andar a 160... Laughing Laughing Laughing

Ceed72

Ceed72
Administrador
EuMesmo escreveu:
O meu a 150 km/h tem erro/diferença de 2 ou 3 km/h para o GPS...

Convém é verificar o CC com o GPS... não vá ter algum defeito e marcar 157  e andar a 160... Laughing Laughing Laughing

Viva Luís (EuMesmo não me dá jeito  Wink )
Aproveitando aqui este teu comentário, achas que o speed GPS é o mais preciso para medir velocidades, i.e., entre o mostrador do carro, o speed Obd ou o GPS qual achas que é o mais exacto em Cruise Control? (sabendo nós que todos têm um grau de imprecisão)



Kia Cee'd SW 1.6 CRDI GTLINE DARK GUN METAL - Página 3 VERS_O_1_400

Garagem de Imagens
https://kiaclube.forumeiros.com/forum

EuMesmo

EuMesmo
Membro VIP
Ceed72 escreveu:
Viva Luís (EuMesmo não me dá jeito  Wink )
Aproveitando aqui este teu comentário, achas que o speed GPS é o mais preciso para medir velocidades, i.e., entre o mostrador do carro, o speed Obd ou o GPS qual achas que é o mais exacto em Cruise Control? (sabendo nós que todos têm um grau de imprecisão)

Eu tenho lido que é o GPS...

Deixa-me lá editar isto para evitar equívocos:

Eu digo que o GPS é mais certo na medição quando vais a velocidade constante, com o cruise control ligado, que é o que tínhamos falado atrás, que aí tenho lido que é mesmo correcta.
Nas acelerações e travagens a medição por GPS pode ter erros porque depende da quantidade de satélites que estejas a "apanhar"... mas não percebo grande coisa disto... Embarassed

Mas os radares também não são "certos", por isso é que têm de ser calibrados frequentemente e mesmo assim a lei foi alterada e têm margem de erro...

Ceed72

Ceed72
Administrador
EuMesmo escreveu:
Nas acelerações e travagens a medição por GPS pode ter erros porque depende da quantidade de satélites que estejas a "apanhar"...

Pois isso é verdade, e já vi grandes discussões sobre isso com matemáticos à mistura e tudo Very Happy , também não percebo nada disto, mas como tenho um Obd que me dá leituras do speed Obd e speed GPS e a diferença entre eles fico sempre na dúvida com a discrepância de valores na ordem dos 10kms/h Embarassed , claro que o Obd trabalhando a Bluetooth ainda é menos de fiar.
Talvez com um bom GPS e velocidade constante seja o melhor.



Kia Cee'd SW 1.6 CRDI GTLINE DARK GUN METAL - Página 3 VERS_O_1_400

Garagem de Imagens
https://kiaclube.forumeiros.com/forum

EuMesmo

EuMesmo
Membro VIP
Ceed72 escreveu:

Pois isso é verdade, e já vi grandes discussões sobre isso com matemáticos à mistura e tudo Very Happy , também não percebo nada disto, mas como tenho um Obd que me dá leituras do speed Obd e speed GPS e a diferença entre eles fico sempre na dúvida  com a discrepância de valores na ordem dos 10kms/h Embarassed , claro que o Obd trabalhando a Bluetooth ainda é menos de fiar.
Talvez com um bom GPS e velocidade constante seja o melhor.

Creio que pelo speed obd basta ter uns pneus diferentes do "normal" que já dá diferenças.
A medida normal das jantes do ceed é 15", em Portugal meteram 17" em quase todos, só aí já deve dar uma boa diferença...

aclab

aclab
Moderador global
Moderador global
Neste carro ainda não testei, mas no anterior o GPS dava menos 2km que o ponteiro. O que estava certo para o veiculo em causa

aclab

aclab
Moderador global
Moderador global
Kia Cee'd SW 1.6 CRDI GTLINE DARK GUN METAL - Página 3 IMG_20161123_091956picture share

este é o firmware do meu carro, encontrei um site kia estrangeiro que tem os ficheiros de update mas não são nada iguais a este, é tipo 7.8.5. Gostava de por o radio a dar o nome das musicas e o cantor... tudo o que é chanato que tras um radio destes faz isso menos o Kia o que acho estranho Sad

aclab

aclab
Moderador global
Moderador global
Ate o site da hyundai tem.

Wared

Wared
Moderador global
Moderador global
Pois há anos que trazem isso. Não percebo.

aclab

aclab
Moderador global
Moderador global
Ontem tive a ler o manual com mais cuidado e descobri que o pedal do acelerador tem por baixo um um "botão" a que eles chamam kickdown que não deixa que o pessoal ande a fundo. Pois realmente quando encostava o pedal ao ferro o carro começava a perder velocidade Evil or Very Mad eu pensava que era algum defeito, principalmente a subir, afinal é apenas feitio. Inventam tudo para um gajo não poder andar rapido Very Happy . Por isso é que não perde velocidade nas subidas com CC e com acelerador perde No

Ceed_Fan

Ceed_Fan
Moderador global
Moderador global
aclab escreveu:Ontem tive a ler o manual com mais cuidado e descobri que o pedal do acelerador tem por baixo um um "botão" a que eles chamam kickdown que não deixa que o pessoal ande a fundo. Pois realmente quando encostava o pedal ao ferro o carro começava a perder velocidade Evil or Very Mad  eu pensava que era algum defeito, principalmente a subir, afinal é apenas feitio. Inventam tudo para um gajo não poder andar rapido Very Happy . Por isso é que não perde velocidade nas subidas com CC e com acelerador perde No

já o Ceed ED trazia isso na altura, a tua Ceed ED não tinha o Kickdown?
salvo erro, penso que implementaram esta função no pack Ecodynamics do Ceed ED (U2), além do ISG, e indicação da mudança no quadrante, etc. Cool

QMaia

QMaia
Administrador
O Soul também trás isso Rolling Eyes

Serve para ajudar nos consumos e a não abusar do motor Rolling Eyes

kaub0st3r


Membro
Membro
aclab escreveu:Ontem tive a ler o manual com mais cuidado e descobri que o pedal do acelerador tem por baixo um um "botão" a que eles chamam kickdown que não deixa que o pessoal ande a fundo. Pois realmente quando encostava o pedal ao ferro o carro começava a perder velocidade Evil or Very Mad  eu pensava que era algum defeito, principalmente a subir, afinal é apenas feitio. Inventam tudo para um gajo não poder andar rapido Very Happy . Por isso é que não perde velocidade nas subidas com CC e com acelerador perde No

Se te percebo bem, esse botão/click final, é para quando tens o bloqueador de velocidade activo, e quando fazes esse click final no acelerador o carro vai ultrapassar esse limite.

Wared

Wared
Moderador global
Moderador global
Então se carregar a fundo o carro por segurança corta na velocidade?! Qual é a vantagem disso? Se fores a ultrapassar ficas-te pelo caminho?

bras

bras
Veterano
É só mesmo para tentar não gastar muito... não faz mais nada. Qd é preciso é mesmo carregar que passa Wink

http://ceederados.pt.vc

Wared

Wared
Moderador global
Moderador global
Ah... então se continuar a carregar e ele der o click já vai responder, é isso?

Quimceed

Quimceed
Membro
Membro
Parece que estão a falar de coisas diferentes:

No meu Ceed desconheço a existência do tal botão "kickdown".

Nos carros com caixa automática, este botão "kickdown" tem a função de engrenar uma mudança mais baixa, aumentando as rotações até ao limite da marcha e assim ganhar mais força.

No meu carro existe sim, um espaço no final do curso do acelerador, em que é necessário exercer mais força no pé para usufruir dele, é come se fosse um travão para os consumos, pois a partir desse momento o motor é um autentico "bêbado", mas o carro continua a acelerar até ao limite do pedal.
Á quem lhe chame também "kickdown".

Se existe o tal botão no final do acelerador, nos carros com mudanças manuais, desconheço a sua verdadeira função.
Já mostrei a um amigo o funcionamento do limitador de velocidade, e carreguei o acelerador até ao fundo, mostrando que ele não passa daquela velocidade. Nada aconteceu, não desbloqueou o dito limitador.

Aguardo por explicações dos mais entendidos, e amanhã vou verificar se tenho algum botão por baixo do acelerador.

QMaia

QMaia
Administrador
Quimceed escreveu:Parece que estão a falar de coisas diferentes:

No meu Ceed desconheço a existência do tal botão "kickdown".

Nos carros com caixa automática, este botão "kickdown" tem a função de engrenar uma mudança mais baixa, aumentando as rotações até ao limite da marcha e assim ganhar mais força.

No meu carro existe sim, um espaço no final do curso do acelerador, em que é necessário exercer mais força no pé para usufruir dele, é come se fosse um travão para os consumos, pois a partir desse momento o motor é um autentico "bêbado", mas o carro continua a acelerar até ao limite do pedal.
Á quem lhe chame também "kickdown".

Se existe o tal botão no final do acelerador, nos carros com mudanças manuais, desconheço a sua verdadeira função.
Já mostrei a um amigo o funcionamento do limitador de velocidade, e carreguei o acelerador até ao fundo, mostrando que ele não passa daquela velocidade. Nada aconteceu, não desbloqueou o dito limitador.

Aguardo por explicações dos mais entendidos, e amanhã vou verificar se tenho algum botão por baixo do acelerador.

Isso é o overboost... uma coisa completamente diferente...

O kickdown serve apenas para ajudar a não forçar o motor e fazer consumos mais comedidos...
Agora claro... se meteres o pedal a fundo, acredita que ele vai "andar" Twisted Evil

aclab

aclab
Moderador global
Moderador global
O meu não anda pelo menos comecou a abrandar:evil:

Para os que pensavam ter um bug no radio, como eu, no caso de o volume não baixar quando se liga o carro, o manual diz que com o vol entre o 5 e o 25 não actua. Só funciona se tiver acima de 25 e abaixo de 5. O que acho uma estupidez Evil or Very Mad

hertz

hertz
Membro
Membro
Eu no meu já experimentei no verão fazer isso em estrada e ele continuou a acelerar como é suposto mas não senti grande coisa, basicamente é um overboost onde deve por mais um pouco de binario ou onde chega ao binario maximo que eles dizem ter, o que vi mais foi mesmo o consumo disparar para perto de 30l Shocked mas foi apenas uns segundos...

EuMesmo

EuMesmo
Membro VIP
Abençoado scoupe EX 90 cv's que não tem nada dessas tretas e que anda... bué... Laughing

Ceed72

Ceed72
Administrador
Com botão ou sem ele não passa dali...
Em "campo aberto" melhor mesmo é acelerar com o CC (também não passa do limite Evil or Very Mad ) mas a injecção é mais controlada e uniforme, logo o consumo também.



Kia Cee'd SW 1.6 CRDI GTLINE DARK GUN METAL - Página 3 VERS_O_1_400

Garagem de Imagens
https://kiaclube.forumeiros.com/forum

bras

bras
Veterano
Wared escreveu:Ah... então se continuar a carregar e ele der o click já vai responder, é isso?

No caso do meu, ED U2 sem FAP 115cv, aquilo é só uma limitação física que não permite acelerar a fundo sem querer. E não tem qq resposta adicional, é mesmo "ir a fundo"...

http://ceederados.pt.vc

Wared

Wared
Moderador global
Moderador global
bras escreveu:
Wared escreveu:Ah... então se continuar a carregar e ele der o click já vai responder, é isso?

No caso do meu, ED U2 sem FAP 115cv, aquilo é só uma limitação física que não permite acelerar a fundo sem querer. E não tem qq resposta adicional, é mesmo "ir a fundo"...

Eu no JD não tinha reparado em nada de anormal mas tenho de ver melhor.

kaub0st3r


Membro
Membro
Façam assim.
Coloquem o limitador, por exemplo a 50Km\h. Depois acelerem, mas sem fazer o 'click' final, vão reparar que o carro não ultrapassa essa velocidade(50km\h). Depois façam o tal 'click', e isso vai fazer com que o limitador não funcione, o acelerar vai funcionar normalmente.

Wared

Wared
Moderador global
Moderador global
kaub0st3r escreveu:Façam assim.
Coloquem o limitador, por exemplo a 50Km\h. Depois acelerem, mas sem fazer o 'click' final, vão reparar que o carro não ultrapassa essa velocidade(50km\h). Depois façam o tal 'click', e isso vai fazer com que o limitador não funcione, o acelerar vai funcionar normalmente.  

Mas penso que não era isso que o aclab se estava a referir... Ou eu é que percebi tudo mal?

QMaia

QMaia
Administrador
bras escreveu:
Wared escreveu:Ah... então se continuar a carregar e ele der o click já vai responder, é isso?

No caso do meu, ED U2 sem FAP 115cv, aquilo é só uma limitação física que não permite acelerar a fundo sem querer. E não tem qq resposta adicional, é mesmo "ir a fundo"...

No Soul tem diferença Rolling Eyes

Quimceed

Quimceed
Membro
Membro
kaub0st3r escreveu:Façam assim.
Coloquem o limitador, por exemplo a 50Km\h. Depois acelerem, mas sem fazer o 'click' final, vão reparar que o carro não ultrapassa essa velocidade(50km\h). Depois façam o tal 'click', e isso vai fazer com que o limitador não funcione, o acelerar vai funcionar normalmente.  

Confirmo, experimentei hoje.

Quando temos o limitador ligado e precisamos de mais velocidade (Ex. numa emergência) é só carregar acelerador no fundo e pronto.
O limitador fica ativo e retoma o funcionamento logo que reduzirmos a velocidade até á programada.

Ceed72

Ceed72
Administrador
Quimceed escreveu:
kaub0st3r escreveu:Façam assim.
Coloquem o limitador, por exemplo a 50Km\h. Depois acelerem, mas sem fazer o 'click' final, vão reparar que o carro não ultrapassa essa velocidade(50km\h). Depois façam o tal 'click', e isso vai fazer com que o limitador não funcione, o acelerar vai funcionar normalmente.  

Confirmo, experimentei hoje.

Quando temos o limitador ligado e precisamos de mais velocidade (Ex. numa emergência) é só carregar acelerador no fundo e pronto.
O limitador fica ativo e retoma o funcionamento logo que reduzirmos a velocidade até á programada.

Só uma dúvida, quando se referem a limitador, estão a referir-se ao Cruise Control, certo?



Kia Cee'd SW 1.6 CRDI GTLINE DARK GUN METAL - Página 3 VERS_O_1_400

Garagem de Imagens
https://kiaclube.forumeiros.com/forum

Wared

Wared
Moderador global
Moderador global
Ceed72 escreveu:
Quimceed escreveu:
kaub0st3r escreveu:Façam assim.
Coloquem o limitador, por exemplo a 50Km\h. Depois acelerem, mas sem fazer o 'click' final, vão reparar que o carro não ultrapassa essa velocidade(50km\h). Depois façam o tal 'click', e isso vai fazer com que o limitador não funcione, o acelerar vai funcionar normalmente.  

Confirmo, experimentei hoje.

Quando temos o limitador ligado e precisamos de mais velocidade (Ex. numa emergência) é só carregar acelerador no fundo e pronto.
O limitador fica ativo e retoma o funcionamento logo que reduzirmos a velocidade até á programada.

Só uma dúvida, quando se referem a limitador, estão a referir-se ao Cruise Control, certo?

Não. É mesmo o limitador de velocidade. Podes acelerar que ele nunca passa da velocidade marcada, a não ser que passe esse limite do pedal.

bras

bras
Veterano
Wared escreveu:
Ceed72 escreveu:
Quimceed escreveu:
kaub0st3r escreveu:Façam assim.
Coloquem o limitador, por exemplo a 50Km\h. Depois acelerem, mas sem fazer o 'click' final, vão reparar que o carro não ultrapassa essa velocidade(50km\h). Depois façam o tal 'click', e isso vai fazer com que o limitador não funcione, o acelerar vai funcionar normalmente.  

Confirmo, experimentei hoje.

Quando temos o limitador ligado e precisamos de mais velocidade (Ex. numa emergência) é só carregar acelerador no fundo e pronto.
O limitador fica ativo e retoma o funcionamento logo que reduzirmos a velocidade até á programada.

Só uma dúvida, quando se referem a limitador, estão a referir-se ao Cruise Control, certo?

Não. É mesmo o limitador de velocidade. Podes acelerar que ele nunca passa da velocidade marcada, a não ser que passe esse limite do pedal.

o meu só tem cc. Mas parece que andamos aqui a misturar 2 assuntos Wink

http://ceederados.pt.vc

Ceed72

Ceed72
Administrador
bras escreveu:
Wared escreveu:
Ceed72 escreveu:
Quimceed escreveu:
kaub0st3r escreveu:Façam assim.
Coloquem o limitador, por exemplo a 50Km\h. Depois acelerem, mas sem fazer o 'click' final, vão reparar que o carro não ultrapassa essa velocidade(50km\h). Depois façam o tal 'click', e isso vai fazer com que o limitador não funcione, o acelerar vai funcionar normalmente.  

Confirmo, experimentei hoje.

Quando temos o limitador ligado e precisamos de mais velocidade (Ex. numa emergência) é só carregar acelerador no fundo e pronto.
O limitador fica ativo e retoma o funcionamento logo que reduzirmos a velocidade até á programada.

Só uma dúvida, quando se referem a limitador, estão a referir-se ao Cruise Control, certo?

Não. É mesmo o limitador de velocidade. Podes acelerar que ele nunca passa da velocidade marcada, a não ser que passe esse limite do pedal.

o meu só tem cc. Mas parece que andamos aqui a misturar 2 assuntos Wink

Parece que sim
ok, eu tenho CC e limitador electrónico de fábrica, não tenho função de limitador de velocidade em CB, creio que será disto que estão a falar.

Alguém meta ordem nisto lol!



Kia Cee'd SW 1.6 CRDI GTLINE DARK GUN METAL - Página 3 VERS_O_1_400

Garagem de Imagens
https://kiaclube.forumeiros.com/forum

bras

bras
Veterano
lol bom resumo Smile

http://ceederados.pt.vc

QMaia

QMaia
Administrador
Eu não tenho nem CC nem limitador e tenho na mesma o KickDown Rolling Eyes

Ceed_Fan

Ceed_Fan
Moderador global
Moderador global
fiz ontem o teste, no meu Gt Line, embora não use o Limitador de Vel. uso somente o CC:

tendo o limitador de velocidade ligado, mal se pressiona o acelarador abaixo da mola/ponto "kickdown", o limitador de velocidade desligou automaticamente

como alguém já referiu aqui, prende-se sobretudo com o facto da necessidade de uma ultrapassagem/acelaração súbita, experimentei ontem e funcionou 5 estrelas Wink



Kia Cee'd SW 1.6 CRDI GTLINE DARK GUN METAL - Página 3 Ev4sG9J

aclab

aclab
Moderador global
Moderador global
É so para informar que cá em casa há mais um Kia.
Kia Rio EX de servico de 28 out com 166Km por 15000€. quando tiver um tempinho já publico umas fotos. Carro para a Maria.

aclab

aclab
Moderador global
Moderador global
O meu GT anda com consumos 5.7 misto. já não é mau.

kaub0st3r


Membro
Membro
aclab escreveu:É so para informar que cá em casa há mais um Kia.
Kia Rio EX de servico de 28 out com 166Km por 15000€. quando tiver um tempinho já publico umas fotos. Carro para a Maria.

Bons kms com o maquinão

kaub0st3r


Membro
Membro
aclab escreveu:O meu GT anda com consumos 5.7 misto. já não é mau.

Depósito novo, só AE e está nos 6,5 Sad

Ceed_Fan

Ceed_Fan
Moderador global
Moderador global
kaub0st3r escreveu:
aclab escreveu:É so para informar que cá em casa há mais um Kia.
Kia Rio EX de servico de 28 out com 166Km por 15000€. quando tiver um tempinho já publico umas fotos. Carro para a Maria.

Bons kms com o maquinão

Parabéns! pelos vistos temos aí mais uma Kia Family Very Happy

Agora só falta o teu filho comprar uma Optima SW e deixar o pai andar nela LOL

aclab

aclab
Moderador global
Moderador global
Ceed_Fan escreveu:
kaub0st3r escreveu:
aclab escreveu:É so para informar que cá em casa há mais um Kia.
Kia Rio EX de servico de 28 out com 166Km por 15000€. quando tiver um tempinho já publico umas fotos. Carro para a Maria.

Bons kms com o maquinão

Parabéns! pelos vistos temos aí mais uma Kia Family Very Happy

Agora só falta o teu filho comprar uma Optima SW e deixar o pai andar nela LOL

A minha filha talvez va para um picanto a gpl, mas secalhar so pro ano quando vier o novo modelo.
O meu filho so anda de Ms e AMGs Very Happy

aclab

aclab
Moderador global
Moderador global
Ontem conduzi o Kia Rio da Maria e fiquei impressionado. Uma caixa suave que mais parece de um topo de gama. Mexe se e curva, Shocked como nunca pensei e o silencio a bordo impressionante puxei uma 3º ate ao red line e não se ouviu o motor. Para ser sincero não esperava tanto. Mexe se melhor que o meu GTline. Consumos ta nos 6.5 com 1000kilometros.

Ceed_Fan

Ceed_Fan
Moderador global
Moderador global
parece que os Kia a gasolina não param de surpreender, seja o Picanto aqui ou o Rio aí Wink

só te falta meter uns leds no interior da tua Ceed, para dar um ar mais "chic", nada que nao se resolva quando for ai ao fim de semana surfar na Ericeira Wink

aclab

aclab
Moderador global
Moderador global
Ceed_Fan escreveu:parece que os Kia a gasolina não param de surpreender, seja o Picanto aqui ou o Rio aí Wink

só te falta meter uns leds no interior da tua Ceed, para dar um ar mais "chic", nada que nao se resolva quando for ai ao fim de semana surfar na Ericeira Wink

Tou sempre aberto a inovações de top. Very Happy

O rio da Maria é o 1.1crdi

aclab

aclab
Moderador global
Moderador global

aclab

aclab
Moderador global
Moderador global
Uma coisa que notei diferente do outro ceed é que no GTline se deixar os limpa vidros no automatico quando ligo o carro eles so funcionam se o vidro tiver molhado ou a chover caso contrario não fazem aquela varridela a seco que o antigo fazia. Rolling Eyes

Ceed_Fan

Ceed_Fan
Moderador global
Moderador global
Esse rádio do Rio tem muito boa pinta Wink

e essa cor metalizada (Machine Silver) foi a que sempre quis (para o antigo Scoupe e para o actual), mas não consegui arranjar no ED e neste JD não há cá à venda...

Bons Kms com os KIA aí de casa Cool



Kia Cee'd SW 1.6 CRDI GTLINE DARK GUN METAL - Página 3 Ev4sG9J

aclab

aclab
Moderador global
Moderador global
Ceed_Fan escreveu:Esse rádio do Rio tem muito boa pinta Wink

e essa cor metalizada (Machine Silver) foi a que sempre quis (para o antigo Scoupe e para o actual), mas não consegui arranjar no ED e neste JD não há cá à venda...

Bons Kms com os KIA aí de casa Cool

Obrigado. A minha mulher queria branco. Mas tinha de esperar Smile Eu também gosto muito desta cor no rio.

aclab

aclab
Moderador global
Moderador global
Pessoal dos gtlines eu quando ligo o carro de manhã o carro da uma acelaradela sozinho e volta a rotação normal. Isto também vos acontece? Rolling Eyes

KiaRunner

KiaRunner
Moderador global
Moderador global
Bem o meu é a versão ED e de manhã a frio a rotação depois de dar à ignição fica sempre mais acelerada e eu poucos segundos baixa para as 900rpms.

Pode não acrescentar muito à tua dúvida, mas o meu desde o início que faz isto.



cheers  Kia Rules cheers

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 3 de 12]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4 ... 10, 11, 12  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos