Ceed72 escreveu:Explica-me melhor uma coisa, saíste da Checksum com um mapa personalizado (palavras tuas) que rondava os 150cv e 320nm e depois foste ao banco da Repro4 e deu 170cv.
O que é que aconteceu pelo meio, na Checksum não te deram logo o mapa?
Os 150cv e 320nm era o que tem no simulador do site deles, que não estão a contar com a desactivação da EGR e anulação do FAP.
Ou seja é os valores standard por apenas a reprogramação.
Eu quando meti o turbo novo questionei na Repro4 o porque do antigo ter cedido e se a repro podia ter alguma coisa haver.
O que foi-me dito é que nos testes realizados em banco de potência, com o turbo novo, com a máquina ligada por OBD a verificar a pressão, estava tudo ok dentro dos limites do turbo.
A única coisa que pode ser é mesmo desgaste, ao verificar o antigo só se encontrou a folga axial (o nucleo), depois claro uma altura ou outra posso ter desligado o carro um pouco mais a quente ou acelerado um pouco mais a frio, etc... e tudo somado vais desgastando o turbo.
O turbo novo acentoou o desgaste que já devia ter fazendo notar-se... mas, na minha opinião, mais valeu ele ter dado sinal de problemas que partir-me de um momento para o outro.
Quanto ao mapa a Checksum usa sempre o banco da Repro4, mas na altura, como disse, estava a espera de um DynoDay dos NorthSquad para ter um desconto no banco, mas face ao problema e ter o carro parado aproveitei e resolvi tudo.
Quanto aos 170cv, isso é fácil de explicar.
O kickdown do carro como sabem dá um extra boost ao carro, neste caso cerca de 5 a 10cv e cerca de 20 a 40nm. O mapa foi numa volta com o kickdown.
Ou seja sem usar o kickdown são cerca de 160cv e 330nm.
O facto de o Soul ser homologado com a norma Euro4 faz com que não tenha FAP de origem e uma linha mais aberta com apenas um catalisador e a panela final.
Só isso já ajuda bastante o motor a respirar bem e consequentemente a ter mais uns cavalitos.
Quanto ao mapa sim foi personalizado como pedi, ou seja acabar com o fosso das 3500rpm que tinha porque depois dessas rpm parecia que não tinha turbo e comprovou-se que havia uma queda grande de binário no mapa.
E outra coisa que pedi era evitar que a 5º tivesse uma queda enorme de rendimento, pois praticamente a caixa é curta e depois a 5º extra longa.