Bem... primeira centena de Km feitos.
Primeiras impressões
- este motor tem um trabalhar muito mais refinado/silencioso. A puxar tem um barulho rouco, pelos vistos caracteristica dos motores CRDi actuais (na empresa temos vários 1.4 em I30) e em aceleração tem um barulho rouco, quase bonito do ponto de vista "piconaite".
- Tenho de ajustar a eletrónica, o carro está mais morto em baixas e médias, alta não sei, ainda não puxei a sério.
- O barulho do motor de arranque é bem mais agradavel.
- Não tenho velas de aquecimento, já não tenho há algum tempo, como suspeitava e creio que foi na JOP. Resultado: De manhã qdo se liga o carro, durante os primeiros segundos fica instavel e a c*gar alta fumarada.
- Se repararem o respiro do motor não está ligado à admissão, isso faz com que se sintam alguns cheiros a gases dentro do carro qdo se anda devagar, tenho de instalar um catch can.
Houve alterações no setup, voltou-se à injeção 2008, bomba e injectores. Com os injectores 2015 o carro ficava todo maluco, estão guardados para os analisar se têm maior débito, ou não, mas parecem funcionar com voltagens completamente diferentes.
Volante de motor 2008, com anel de motor de arranque 2015... ah grande torneiro!
A primeira vez que o carro entrou em AE, acelerei ligeira mas continuamente até os 140, qdo olhei para trás... não havia estrada, tudo AZUL! Por acaso não me assustei, lembrei-me logo que fosse a limpar o escape. De vez em qdo em acelerações mais forte lá ficava a nuvem de fumo azul.
Ao final do dia, lá fui ao autódromo do Porto, AKA VRI, nas calmas... 150 para lá, a meio gás, 170 para cá, a meio gás, com cada vez menos fumo a sair. Contudo, na viagem de regresso, começo a ver a traseira a ficar vermelha, só posso conluir que tivessem a sair faulhas e pedaços de interior de escape, provavelmente com os restos de oleo.
Hoje em dia... fumo 0, parece que o andamento está melhor, mas ainda "morto" em baixas e médias e continuo sem puxar verdadeiramente.
Para colocar a injeção 2008, tive de comprar 1 injector, recondicionado, para subsituir o que causou todo o problea e veio a um excelente preço. O mestre Abilio nem se acreditava que era usado! Em principio vou comprar mais 3 para ficar "tudo novo".
Ainda aproveitei para mudar um apoio de motor (o da caixa), na Kia eram 200 e tal € + IVA, mandei vir um do ebay por 20£ duma carrinha. Azar! O Pro_Ceed gasta um apoio diferente... Lá foi o mestre Abilio fazer, de 2 apoios 1, melhor que novo!
E provavelmente, vou mesmo na loucura completa e colocar a caixa de 6. O problema é que me parece que é pouco mais longa, gostava que fosse como a 5, mas depois com uma 6ª. Dos videos que vejo, a 6ª, pouco mais longa é que a 5ª.
Imagens, tenho poucas...
Visão geral da cofre:
Tubo de admissão e downpipe costumizado:
A (falta de) EGR:
O sitio para o corpo da ficha agarrado ao turbo, se não o carro faz safe mode, parece que nasceu ali!
A EGR...
Peças, pecinhas, parafusos, cabeças, cams, volante de motor, turbo, injectores, sensores, fiarada....
Média em modo passeio domingueiro de agora:
Metia-me nisto outra vez?
Provavelmente não. A Kia/Hyundai, apesar do código de motor ser o mesmo (D4FB), mudou praticamente TUDO desde 08 até 15. O motor devia de se chamar D4FC ou D4FB2.
Não, porque nunca ninguém fez isto e como consequência demorou MUITO tempo.
- Eh pah, tanta coisa, deves ter gasto uma fortuna!
O motor completo foi 1000€, com factura e 20mil km. Tinha 1 tampa cortada e colector de admissão partido, foi GRANDE negócio! Servcarros é brutal!
O Mestre Abilio, teve alguns gastos de torneiro, 1 sensor que estragou mas paguei, oleo, filtros... não vos vou dizer quanto gastei, mas pensem num valor realista e MUITO barato... paguei menos que isso!
Em qualquer outro sitio, me tinham mandado f*d.... ele tirou motor, pôs, trocou isto, aquilo, tirou motor, fez um downpipe, fez tubo de admissão, converteu turbo de geometria eletronica para vácuo, fez um apoio de motor, que trabalho BRUTAL, que foi feito.
Se há 1 coisa de mal a dizer.. é que o carro veio de lá com a pintura pior que um chapéu dum pobre, ainda bem que conheço um "iutubér" detailer!
Depois desta... é voltar a ajustar umas coisas, afinar outras e continuar com a trocar de algumas peças de desgaste que o carro já tem.