1 Kia Cee'd ED 1.6 CRDI TX (04.2011) Sáb 08 Fev 2014, 00:11
Ceed72
Administrador
Período de produção/vendas com estas especificações: meados-ano 2010 – 2012
País de Origem: Coreia do Sul, montado na Eslováquia / Mercado: Europeu
Fabricante: Kia / Modelo: Cee'd 1ª geração / Submodelo: Cee'd 1ª-ger. 2ª fase 2010-2012 / Fabricante-Motor: Hyundai - U series
Segmentação EEC: C (veículo médio) Classe: compacto / pequeno familiar / Estilo de carroçaria: Hatchback / Portas: 5
Centralina: Electronic Diesel Control - EDC17C08
Combústivel: Diesel / Sistema de combústivel: Common Rail / Transmissão: Manual / Caixa: 6 velocidades
Sistema de turbo: Turbo de Geometria Variável (Garrett GTB1444VZ a/r.44 VNT3ª geração) / Válvulas por cilindro: 4 (16v) / Temporização Válvulas: DOHC; intercooler / Alinhamento Cilindros: 4 linha
Cilindrada: 1582 cm3 / Potência: 94 kW/128 PS/126 hp (ECE) / Torque: 260 Nm / 192 ft-lb / 1900 2750 / Velocidade máxima c/ limitador: 197 kms/h
Tracção: às rodas frontais (FWD front-wheel drive) / Travões frente: Discos ventilados 280 mm / Travões trás: Discos sólidos 262 mm / ABS e EBD
Suspensão/Amortecedores: Independentes do tipo Macpherson à frente e Multi-link atrás, com molas helicoidais e amortecedores a gás Sachs Hyundai
Controlo de Emissão de gases: DPF Filtro de Partículas Diesel, oxi. cat. / Norma de Emissão: Euro 5
Peso: 1393/1468 Kg (peso máximo recomendável com carga, passageiros e acessórios: 1820 kg)
Dimensões: Comp: 4260 mm / Larg: 1790 mm / Alt: 1480 mm
Aerodinâmica: Cd 0,33 -coeficiente de arrasto
Pneus standard tubless: 225/45 R 17 91W / Capacidade depósito de combustível: 53 litros
Jantes: 7Jx17 ET56 Furação: 5x114.3 Medida parafusos: M12 x 1.5 Centro: 67.1mm
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Comprei o carro usado com 79k.
Aqui ficam algumas impressões:
Exterior, pintura impecável, um risco pequeno na cava da roda, um raspão pequeno no para-choques-traseiro junto à porta da mala e raspões na jante frente esqª, …nada de mais.
Interior muito estimado, sem nenhum problema aparente e visível, só noto algumas dedadas bem marcadas. Eu pessoalmente gosto de interiores todos escuros.
O que mais gostei:
+ O prazo de garantia;
+ Caixa de velocidades, sem folgas, suave e precisa, surpreendeu-me bastante, o escalonamento é discutível para cada utilizador, mas para mim está bom;
+ Boa resposta do motor, quando piso ele cumpre e bem, mesmo em 6ª;
+ Bom fecho de portas, o som alerta-me que estou noutro segmento.
+ Qualidade geral dos materiais é boa, à frente e atrás;
+ ISG a funcionar na perfeição (só funciona com o cinto-segurança colocado);
+ Hill Assist Control cumpre, é sistema que não me aquece nem arrefece;
+ Sensores de estacionamento funcionam bem, embora eu os afinasse de outra forma, mas cumpre a sua função.
+ Boa posição de condução, a cintura é alta requer habituação, boa pega do volante.
+ Sensor de luzes e Retardamento do desligar das luzes está bom;
+ Sensor de chuva cumpre, mas eu gosto de o controlar de vem em quando;
+ Excelente visibilidade atrás e à frente, bons retrovisores, não são dos mais belos mas dão uma boa visão.
+ Boa iluminação de estrada;
+ Condensação nos faróis frontais até agora não notei;
+ Cruise Control funciona perfeitamente;
+ Bom arranque a frio;
+ Som ao ralenti muito bom;
+ Boa travagem;
+ Sistema de climatização Dual bom e a funcionar bem;
+ Todos os instrumentos de bordo estão a funcionar bem e os elevadores dos vidros também;
+ Rádio com definições básicas, mas acho o som bom e bem distribuído;
+ Apoio de Braço bem posicionado (para mim), consigo ter o cotovelo bem assente e manusear a caixa sem nenhuma dificuldade.
+ Gostei do pormenor da iluminação da ranhura ignição e do sistema de abertura do cinzeiro c/ luz.
+ Insonorização no habitáculo (para atualizar depois da troca de pneus)
27/01/2014: Troca de pneus feita, agora sim posso dizer que é muito boa insonorização no habitáculo, não espanta, mas ombreia com os seus rivais.
O que menos gostei ou melhoraria:
- Em Cruise Control gostava que o valor da velocidade fosse visível em Nº digital no quadrante em vez de ter que a controlar no ponteiro do velocímetro;
- HAC (Hill Assist Control) só funciona se tiver a 1ª engatada;
- Sistema de som razoável, é equilibrado, tem as definições básicas, uma das minhas pens deu erro, com outra Toshiba já bomba (é fino o menino )
- Direcção assistida (condução mais agressiva em curva, pouco comunicativa);
- Em piso paralelo noto um ruído parasita do lado do pendura no tablier e lá atrás não sei onde, mas nada de mais.
- Pneus +ou- com meio rasto ou menos (Michelin Primacy HP 225/45 R17) para trocar...
- Bancos confortáveis mas algo duros, são bonitos e de qualidade mas acho que podiam melhorar talvez com uma esponja menos sólida
- Suspensão algo dura, ou se calhar é apenas FIRME e eu não estou habituado, creio que as jantes ´17 também não ajudam. (Melhorou bastante desde que coloquei 4 pneus novos, está boa)
- Substituía a cor de display de laranja para vermelho.
- Compartimento para óculos pequeno para os meus de sol);
- Bluetooth muito básico, decepcionou-me...
E é isto, para já, estou mesmo muito SATISFEITO com o CEE’D, andei mês e meio em procuras e experiências com outras viaturas deste segmento, finalmente decidi por este e acredito sinceramente que no “Value for Money” este foi a melhor opção.
ESTACIONAMENTO DE IMAGENS do meu CEE'D
https://www.flickr.com/photos/115218349@N03/sets/
Até breve
Última edição por Ceed72 em Seg 24 Set 2018, 16:27, editado 27 vez(es)