O ceed esteve a semana passada a descansar no mecânico.
Com o baixar da temperatura, comecei a andar de vidro aberto e comecei a ouvir uns ruídos estranhos do motor.
Ao ralentim nem fazia muito, mas a puxar, principalmente quando passava entre muros, ouvia bem.
Fui a uma oficina e o diagnóstico foi: "pode ser muita coisa, só desmontando e procurando"!
Fui a outro lado e a conversa foi´:
"- Pára já isso, é a corrente de distribuição, já tem muita folga, está a bater na tampa! Prepara 1300 a 1500 €! O meu BMW começou a fazer isso na semana a seguir berrou!"
Disse-lhe para tratar do assunto, se tem a certeza...
Diagnóstico correcto.
Orçamento incorrecto.
Para trocar a correia tem de se desmontar muita coisa.
Para tirar a tampa da corrente tiram correia de acessórios e polias todas.
Mas a tampa das válvulas também tem de sair.
Para a tampa das válvulas sair tem de sair os injectores.
E depois tem de sair o cárter, porque a tampa da corrente bate no chupador de óleo e não sai, ou seja, cárter fora, chupador fora também.
Assim que saiu a tampa das válvulas confirmou-se logo o diagnóstico, a corrente de cima tinha uma folga enorme, abanava bastante.
Obviamente que a desmontar tudo isto foi tudo verificado e tinha de levar muita coisa.
Anilhas de injectores (o 1º já tinha uma ligeira fuga de compressão, já tinha uma marca na anilha), junta da tampa das válvulas, bomba de água, polis e correia tudo novo, retentores diversos, kit de distribuição... enfim... a estar a mexer leva tudo novo para não ter surpresas daqui a uns meses.
A corrente de cima tinha mesmo muita folga, a de baixo nem tanto, os carretos também tinham os dentes com desgaste acentuado.
As guias das correntes também já tinham uns sulcos da corrente.
Enfim, foi na altura certa.
O orçamento foi errado porque afinal ficou em 1100€, foi mais barato do que se pensava, tudo saiu sem grande resistência (só um parafuso de um dos injectores é que foi mais teimoso).
Só em peças foi +/- 700 €, o óleo foi quase 80€.
Agora o barulho do motor parece que levou um motor novo.
Ainda não chegou aos 225.000 kms, tenho andado pouco.
Acho que a origem da folga na corrente foi os kms que fez com o FAP cheio... mais de 50.000 km com pressão a mais... deve ter esforçado o motor.