Para não encher o outro tópico de "conversa":
Obrigado pelos ficheiros Ceed72.
Na minha opinião o problema não é na chave nem no imobilizador.
Faz a mesma coisa com ambas as chaves, logo, excluo a bateria/pilha da chave.
O carro funciona normalmente, se fosse falha na leitura da chave ou falha no imobilizador certamente nem conseguia colocar o motor a trabalhar, pelo menos algumas vezes.
O erro que estava registado do imobilizador deve ter ficado registado quando a chave partiu, como o carro circulou alguns km sem o comando estar no canhão (só lá ficou a lâmina da chave), registou esse erro.
O único sintoma é o funcionamento do fecho central.
Voltando ao tópico, Quebec, eu uso sempre gasóleo aditivado, quando isto aconteceu andava com galp evologic.
Mesmo fazendo as regenerações normalmente fica sempre resíduos no filtro.
Com o passar do tempo acumula mais.
Como já tem muitos km tem muitos resíduos.
Ao tentar regenerar, com muita carga de acelerador (muita mesmo
), fez demasiada pressão e deu erro.
Depois disso não voltou a dar nenhum sinal e já fez km suficientes para fazer pelo menos 2 regenerações.
Aliás, quase de certeza que logo a seguir a dar erro, após ter reduzido o andamento, ele regenerou sem problema.
Agora levou o aditivo e vou gastar o combustível até ao fim.
Se acabar o combustível com este aditivo sem que volte a dar erro, nem me preocupo com isso.
Se der erro até ao fim deste depósito, vai fazer uma regeneração forçada.
Em seguida troco logo óleo e filtro e meto o aditivo outra vez.
Se resolver, tudo bem, se não resolver e começar a dar erro com frequência, logo vejo como resolvo… provavelmente troco por um novo… o filtro e o resto… fico só com o porta-chaves…